RELATÓRIO GERENCIAL – ESTUDO DO CASO MOONCHEM
Por: mariaclarass • 26/4/2016 • Trabalho acadêmico • 396 Palavras (2 Páginas) • 368 Visualizações
RELATÓRIO GERENCIAL – ESTUDO DO CASO MOONCHEM
1)Analisar a situação atual da gestão de estoque da empresa
2) Quais as vantagens e desvantagens que vocês acham da política atual
3) Propor 3 novas estratégias para a distribuição da empresa
A MoonChem é uma fabricante de produtos químicos usados em diversas aplicações industriais. São oito fábricas e 40 centros de distribuição. A MoonChem resolveu se diferenciar na região centro-oeste oferecendo estoques em consignação a seus clientes, pretendendo ampliar essa estratégia nacionalmente se for bem-sucedido.
Após avaliação do desempenho, notou-se que a empresa estava alcançando apenas dois giros de estoque por ano e, além disso, mais da metade do estoque pertencente à MoonChem era de estoque em consignação a seus clientes. Isso causou surpresa, uma vez que 20% de seus clientes mantinham estoque em consignação.
A MoonChem utiliza a Golden para todas suas entregas e cobra uma taxa fixa de acordo com o percurso, independentemente da quantidade transportada pelo caminhão. O caminhão possui capacidade máxima de 18 toneladas e o custo corresponde à:
Somente uma parada Paradas múltiplas
Custo de transporte $400,00 $350,00 + $50/parada
O consumo anual de cada tipo de cliente está demonstrado na tabela abaixo e sabe-se que o custo de manutenção de estoque é de 25% e que o preço por quilo do produto químico em consignação equivale à $1,00.
PERFIL DO CLIENTE NA REGIÃO DE PEORIA
Tipo de Cliente Número de Clientes Consumo (kg/mês)
Pequeno 12 454
Médio 6 2.268
Grande 2 5.443
Uma das vantagens em obter estoque consignado é de que há redução de custos já que o cliente só irá pagar pelos produtos em que vender ou utilizar. Sendo assim, ele reduzirá os gastos provenientes do inventário e só irá desembolsar quando o item for preciso, promovendo então melhor fluxo de caixa já que será necessário menor capital de giro.
Os produtos são supervisionados com frequência e aqueles que não são utilizados voltam ao fornecedor. Desse modo, não há estoque em excesso e evita que certos itens tornem-se obsoletos visto que possuem prazo de validade. Com a revisão frequente, o abastecimento vai ocorrendo à medida que é exigido, não ocorrendo o risco de ficar sem o produto disponível e consequentemente a perda de negócios.
O cliente tem a liberdade de investir em novos produtos no mercado porque se a aceitação não for favorável, não há risco de perder esses investimentos. Não será preciso adquirir uma grande quantidade de itens para testar seu sucesso no mercado, mas terá alguns à sua disposição e se for necessário poderá encomendar mais.
...