RELATÓRIO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Por: felipelages • 18/11/2017 • Relatório de pesquisa • 737 Palavras (3 Páginas) • 295 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU – FAP
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
PROFESSOR (A): SILVANA
6º PERÍODO B / NOITE
RELATÓRIO
AULA PRÁTICA
COMPONENTES:
Rodrigo Carvalho
Felipe Lages
José Ícaro
Leocrácio
Diógenes Moura
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Objetivos
3. Material Utilizado
4. Procedimentos Executados
5. Resultados e conclusão
6. Referências Bibliográficas
INTRODUÇÃO
A construção civil possui diversos métodos a serem administrados, realizando-se métodos empíricos e experimentais para os materiais utilizados em uma obra. Dessa forma com a necessidade de materiais, um estudo prévio de todos os materiais utilizados na obra deve ser realizado de forma que os materiais, tragam qualidade e economia.
Em obras atuais, ainda atuam-se métodos empíricos, que devem ser escassos. Devido aos métodos empíricos ainda serem atuantes, e conseguirem o objetivo, que é a realização da obra, existe a negligencia da qualidade dos materiais utilizados, ou seja, o material utilizado deve estar sendo utilizado de forma inadequada, gerando custos e má qualidade.
Experimentos realizados com os principais insumos utilizados na construção civil, são simples, porém originam dados que podem ser úteis para a utilização adequada. O conhecimento do diâmetro máximo de um agregado graúdo ou miúdo e o módulo de finura de um agregado miúdo, determinam fatores, como por exemplo, na realização de um concreto.
A granulometria é a distribuição, com sua quantificação em peso, por tamanhos das partículas de uma amostra que compõe um agregado. Para se conhecer esta distribuição das partículas que compõe a amostra de um agregado se separam estas por meio de peneiras e se faz o peso das partículas em cada peneira considerada.
O conhecimento das características dos agregados graúdos e miúdos, geram alteração no uso da água no traço do concreto, da resistência do concreto, da utilização em cobrimentos, espessuras de paredes de concreto, entre outros.
O modulo de finura de um agregado se determina pela soma das porcentagens retidas acumuladas em massa de um agregado, nas peneiras de série normal, dividida por 100. O módulo de finura é uma grandeza
adimensional e deverá ser apresentado com aproximação de 0,01.
O módulo de finura de um agregado é maior quanto maior forem as partículas deste.
Assim, os materiais foram coletados e realizada as experiências, para determinação do diâmetro máximo de agregado miúdo, e do módulo de finura do agregado miúdo por seguinte a elaboração da curva granulométrica do agregado em estudo.
OBJETIVO
Realizar o ensaio de Determinação do Diâmetro Máximo e Módulo de Finura, Elaboração de curva granulométrica, coletando as características dos materiais, para identificação da sua melhor utilização.
O resultado deste ensaio da granulometria é que vai ser avaliado com uma representação gráfica que irá formar a curva granulométrica. Com esta
curva é possível avaliar visualmente se a amostra ensaiada é composta por material grosso ou fino.
Para se obter um concreto com qualidade as granulometrias dos agregados devem ser conhecidas e controladas para se obter a relação entre os agregados fazendo-se um proporcionamento correto.
...