RELATÓRIO REFERENTE A AULA PRÁTICA NO CAMPUS DE SÃO LEOPOLDO
Por: varlei89 • 4/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.947 Palavras (8 Páginas) • 195 Visualizações
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS[pic 1]
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
VARLEI RODRIGUES
RELATÓRIO REFERENTE A AULA PRÁTICA NO CAMPUS DE SÃO LEOPOLDO
ITT Performance
Porto Alegre
2018
VARLEI RODRIGUES[pic 2]
RELATÓRIO REFERENTE A AULA PRÁTICA NO CAMPUS DE SÃO LEOPOLDO
ITT Performance
Trabalho apresentado para a disciplina de Introdução a engenharia civil, pelo Curso de Engenharia civil da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, ministrada pela professora Fernanda Pacheco
Porto Alegre
2018
SUMÁRIO[pic 3]
INTRODUÇÃO ......................................................................................................................03
1 ITT PERFORMANCE........................................................................................................ 04
1.1 INFRAESTRUTURA.........................................................................................................04
1.2 EQUIPAMENTOS UTILIZADOS.....................................................................................06
2 PRINCIPAIS FORMAS DE UTILIZAÇÂO DO INSTITUTO........................................08
2.1 ITT PERFORMANCE EM PARCERIA COM EMPRESAS PRIVADAS.........................08
2.2 ITT PERFORMANCE DESTINADO A TRABALHOS ACADÊMICOS.........................08
CONCLUSÃO.........................................................................................................................10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................11
INTRODUÇÃO
O presente relatório tem como principal objetivo explicar o que é, de forma clara e coesa, o Instituto Tecnológico ITT Performance, situado no campus sede da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, e para que fosse possível a realização do relatório foi feita uma visita ao campus, onde pode-se perceber como funciona, de maneira resumida, todos os equipamentos laboratoriais que o instituto possui para realizar suas pesquisas e desenvolvimento de projetos. Ao longo da visita, pode-se perceber também que o instituto não funciona apenas para prestações de serviços particulares, mas também como uma fonte de arrecadações de experiencias e criação de trabalhos, tanto projetos acadêmicos, quanto conclusões de TCC.
Outro fator notável que pode ser acrescentado é a organização do instituto, visto que todos os ambientes laboratoriais e equipamentos estão impecavelmente organizados, as equipes que lá trabalham mantêm sempre o ambiente limpo e reorganizado para que a próxima equipe que for desenvolver um novo projeto não perca tempo com arrumações, ou até mesmo procurando ferramentas para utilizar, sem falar da segurança do ambiente, uma vez que sempre que alguém chega já lhe disponibilizam matérias de segurança, como por exemplo: o capacete, e é sempre orientado que fique atento, pois algumas parte do piso possuem formatos específicos para a utilização de equipamentos, e também muitas vezes, os estudantes ou profissionais da área, podem estar fazendo testes em alguns produtos que quebram, ou fazem barulhos muito forte, então tem certas coisas que eles pedem, que, quem não esteja preparado, mantenha à distância, por questões de proteção da integridade física de todos que frequentam o ambiente.
1 ITT PERFORMANCE
A universidade do vale do rio dos sinos, conta com vários Institutos no interior do campus de são Leopoldo (sede), todos têm como um dos principais objetivos fazer com que a instituição de ensino cresça, tanto no aspecto educacional, visto que os institutos são abertos aos estudantes para visitas, e também para aprimoração dos seus trabalhos acadêmicos; quanto em valorização institucional e social, uma vez que esses institutos fazem o nível da universidade ser mais elevado, pois ela disponibiliza aos seus alunos um vasto ambiente cheio de oportunidades de adquirir conhecimento, fator esse que muitas instituições brasileiras de ensino não possuem.
O ITT PERFORMANCE, o qual é o principal motivo do presente relatório, é um dos institutos que fazem parte deste amplo espaço de pesquisas que a UNISINOS detém. Esse Instituto, o qual é destinado a pesquisas da área de engenharia civil, tem como principal missão, fazer análises e pesquisas eficazes, afim de descobrir a melhor e mais segura maneira de pôr em prática uma obra. E assim como toda e qualquer instituição, o ITT Performance também goza de muitos valores, como por exemplo: a ética, o compromisso, o profissionalismo, e a responsabilidade com todos os trabalhos desenvolvidos, esses valores o instituto tenta passar da forma mais coesa possível para toda a sociedade, a fim de que seu trabalho sempre seja reconhecido no âmbito social. E, atualmente, o ITT performance é o único instituto, na região sul do país, voltado para a área da construção, que está totalmente preparado para analisar e avaliar de forma eficiente os sistemas construtivos, seguindo todas as normas brasileiras.
1.1 INFRAESTRUTURA
O Instituto ITT Performance possui, atualmente, uma estrutura consideravelmente muito boa para atender a todas as demandas de projetos, e trabalhos que são desenvolvidos no ambiente, essa estrutura é um pavilhão, o qual totaliza aproximadamente 750m², que são divididos por áreas, tais como: laboratórios, salas especificas para cada tipo de ação que será realizada, além, claro, da recepção, e da área de embarque e desembarque de cargas.
O espaço conta com seis laboratórios, cada um especificando a determinada função que é realizada dentro do ambiente, portanto, os seis espaços de pesquisas são etiquetados com os seguintes nomes:
- Durabilidade e Caracterização: este espaço é designado a testes e pesquisas relacionadas a durabilidade das estruturas, possui ambiente com simulações solar através de lâmpadas fluorescentes, testes de corrosão, degelo.
- Estanqueidade à Água: Este espaço é usado para testes relacionados a água, como por exemplo: janelas e telhados quando ficam expostos por muito tempo a chuva, testes com sanitários e tubulações de esgoto, avaliando suas resistências quando cheios de líquidos.
- Resistência Mecânica: laboratório equipado com matérias que medem a resistência e deformação de estruturas, após impactos.
- Desempenho Acústico: este laboratório serve para fazer testes quanto a sons e ruídos que são transmitidos, tanto da parte externa para a interna; quanto da interna para a externa, de uma estrutura, como por exemplo: sons que passam pelas janelas, buracos da porta, ou até mesmo através das paredes.
- Segurança contra Incêndio: aqui são realizados todos os tipos de testes referentes a resistência que uma parede, ou portas, ou até mesmo janelas possuem ao fogo, estes testes são realizados a fim de descobrir qual a melhor maneira de prevenir incêndios, ou até mesmo saber qual o tipo de estrutura é mais resistente quando posta em ação com o fogo.
- Protótipos Sinduscon: este é um estudo do ITT performance, em parceria com a Sinduscon NH, eles fazem pesquisas a fim de descobrir como estão sendo construídos os novos edifícios habitacionais, e se eles garantirão o melhor conforto e segurança aos moradores.
1.2 EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
O Instituto ITT Performance conta com vários equipamentos para poder realizar todos os diagnósticos necessários nas suas pesquisas, cada equipamento tem sua função e todos eles seguem as normas padrões brasileiras(NBR), a seguir alguns dos equipamentos que fazem parte dos laboratórios do ITT performance:
- Forno vertical: equipamento utilizado para teste de algumas estruturas contra incêndio, conforme imagem 1.
[pic 4]
(imagem 1, forno vertical.)
- Câmara de estanqueidade de telhados: equipamento que serve para medir a ação das chuvas e ventos sobre os telhados. Ilustração do equipamento na imagem 2.
[pic 5]
(Imagem 2, câmara de estanqueidade de telhados.)
- Câmera de dilatação e choque térmico: esse equipamento serve para analisar a deterioração das juntas e afastamentos excessivos. Conforme imagem 3.
[pic 6]
(Imagem 3, ensaio de dilatação e choque térmico em sistemas de vedação vertical)
...