RELATORIO DE MOLDAGEM DOS CORPOS DE PROVA
Por: paulagomess4 • 12/9/2019 • Relatório de pesquisa • 797 Palavras (4 Páginas) • 305 Visualizações
[pic 1]
RELATÓRIO DE ENSAIO DETERMINAÇÃO DA CONSISTENCIA PELO ABATIMENTO DO TRONCO DE CONE – NBR NM 67
APARECIDA DE GOIÂNIA
2019
INTRODUÇÃO
O concreto é o material mais utilizado na construção civil, composto por uma mistura de água, cimento e agregados.
No preparo do concreto, um ponto de atenção é o cuidado que se deve ter com a qualidade e a quantidade da água utilizada, pois ela é a responsável por ativar a reação química que transforma o cimento em uma pasta aglomerante. Se sua quantidade for muito pequena, a reação não ocorrerá por completo e se for superior a ideal, a resistência diminuirá em função dos poros que ocorrerão quando este excesso evaporar. A relação entre o peso da água e do cimento utilizados na dosagem, é chamada de fator água/cimento (a/c).
A proporção entre todos os materiais que fazem parte do concreto é também conhecida por dosagem ou traço, sendo que podemos obter concretos com características especiais, ao acrescentarmos à mistura, aditivos, isopor, pigmentos, fibras ou outros tipos de adições. Cada material a ser utilizado na dosagem deve ser analisado previamente em laboratório (conforme normas da ABNT), a fim de verificar a qualidade e para se obter os dados necessários à elaboração do traço (massa específica, granulometria, etc.).
Cimento + Água = Pasta de Cimento
Pasta de Cimento + Areia = Argamassa
Argamassa + Tela = Argamassa Armada
Pasta de Cimento + Areia + Brita = Concreto
Concreto + Adições = Concretos Especiais
Concreto ou Concretos Especiais + Aço = Concreto Armado
O Slump Test, ou teste de abatimento do concreto, é um meio rápido de definir as características do concreto fresco momentos antes de sua aplicação, fazendo parte do controle tecnológico. Esse teste mede a consistência do concreto para conferir a trabalhabilidade e verificar se aquele concreto poderá ser utilizado para concretar determinada peça na obra.
As disposições normativas apontam em que condições e de onde serão retiradas as amostras para a realização do teste de abatimento de concreto, sendo diferentes para uso de betoneira em obra, alterações de turno de funcionários ou de operadores ou o uso de caminhão betoneira.
Para concreto usinado, a verificação do Slump é realizada assim que o caminhão betoneira chega na obra, e ele tem uma tolerância indicada, para mais ou para menos. Por exemplo, um concreto com Slump 10 +/- 2, significa que o Slump desse concreto pode variar de 8cm a 12cm.
OBJETIVO
O objetivo desse relatório é apresentar os resultados obtidos na aula prática de determinação da consistência pelo abatimento do tronco do cone - Slump Test de acordo com a norma NBR NM 67.
METODOLOGIA
Na aula prática de Slump Test realizada em 22 e 29 de Agosto/2019 no laboratório de Concreto e Argamassa do Instituto Federal de Goiás – Campus Aparecida de Goiânia, foi seguido os seguintes materiais e etapas, respectivamente:
- MATERIAIS
- Molde
- Haste de compactação
- Placa de base
- Areia
- Cimento
- Brita 1
- Água
- Régua
- Betoneira
- ETAPAS
- Definir o local adequado para a realização do teste
- Umedecer a placa de base, o molde e a haste de compactação
- Montar a aparelhagem do teste
- Encher o tronco de cone de concreto até 10 cm e aplicar 25 golpes
- Repetir o processo para os outros 20 cm
- Retirar o tronco entre 5 e 10 segundos depois do último golpe.
- Colocar o tronco do lado da amostra e com o maior diâmetro voltado para cima
- Medir com a régua o abatimento do concreto
RESULTADO
Traço piloto: No primeiro slump test realizado não houve abatimento. Já no segundo slump test, foi obtido o valor de 90 mm de abatimento, dentro da tolerância de 100 +/- 20 mm. Ao final do teste, o concreto produzido obteve 66% de argamassa seca, sendo usado 8,4 L de água. Sendo assim, a relação água/cimento de 0,57 e relação água/materiais de 9,5%.
...