RELATÓRIO 03: DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DOS LIMITES DE CONSISTÊNCIA DO SOLO
Por: talita.schu • 26/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.946 Palavras (8 Páginas) • 504 Visualizações
[pic 1]
UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
RELATÓRIO 03: DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DOS LIMITES DE CONSCISTÊNCIA DO SOLO
Trabalho apresentado a disciplina de Mecânica dos Solos, aplicada a Engenharia Civil, ministrada pelo professor Decio Lopes Cardoso.
Beatrice
Laura Naomi Kassahara
Talita Gabriela Schu
Verena Delai
Cascavel, 25 de abril de 2018.
- Introdução
Os solos podem apresentar diferentes tipos de consistência dependendo da quantidade de água que possuam. Essa consistência pode ser sólida, semi-sólida, plástica ou a de um fluido denso. Existem valores de teor de umidade que separam um estado de consistência de outro, são os limites de consistência. Estes limites são determinados empiricamente e são utilizados nos diversos sistemas de classificação do solo, refletindo uma série de propriedades dos solos finos, como tipo do argilo-mineral, sua atividade, estrutura e superfície específica.
Logo, presença de argilo-minerais nos solos finos permite que o solo seja moldado, com uma certa umidade. A quantidade de água ou teor de umidade , como estudado nas aulas anteriores, dentro dos vazios deste solo influenciará seu comportamento na engenharia, ou seja, na sua plasticidade.[pic 2]
Para tanto, temos que o teor de umidade que separa o estado plástico do estado líquido é chamado de limite de liquidez (LL). É o valor de umidade abaixo do qual o solo tem comportamento plástico, e é dado
A umidade que delimita o estado semi-sólido do plástico é conhecido como limite de plasticidade (Wp). Abaixo desse valor o solo começara a fissurar ao tentar ser moldado.
O limite de liquidez é o teor de umidade no qual o solo fecha a ranhura com o impacto de 25 golpes. Como não se consegue esse limite com precisão através de tentativas, coloca-se os pontos obtidos um gráfico onde o eixo das abscissas corresponde ao log do Nº de golpes e a ordenada a umidade, ajusta-se uma reta com estes pontos e graficamente determina-se o limite de liquidez. O ideal é tentar obter uma umidade com o fechamento da ranhura próximo à 25 golpes, duas com número de golpes acima de 25 e duas abaixo.
Na Engenharia Civil o estudo dos solos e conhecimentos acerca das suas características é de relevante importância devido à praticamente todas as obras realizadas ser apoiadas sobre o solo. Assim, se embasando nos conceitos de granulometria já estudados, é válido saber o comportamento do solo quando na presença de água, alterando o seu teor de umidade. Pois, de acordo com o teor de umidade de um solo, este se apresenta com diversas consistências: quando muito úmido, comportasse como líquido (fluido); quando perde parte da umidade, caracteriza-se como plástico; e quando mais seco, torna-se quebradiço.
Para a determinação da faixa de umidades respectiva de cada comportamento, utilizam-se os limites de Atterberg, que compõe um conjunto de ensaios que determinam o limite de plasticidade. O ensaio do limite de plasticidade é embasado no teor de umidade quando o solo deixa de possuir comportamento plástico e tornando-se quebradiço. Assim, existe uma faixa de umidades de mudança entre os estados plástico e semi-sólido do solo. E através dos limites de liquidez e de plasticidade é possível saber essa faixa de valores, que consiste no índice de plasticidade.
Conforme KORMANN, o Limite de Plasticidade (LP) é definido como sendo o teor de umidade a partir do momento que uma amostra de solo se torna plástica. Na definição de Atterberg, o limite de plasticidade é o limite de fronteira entre o “estado semi-sólido” e o “estado plástico”. Desta forma, amostras de solo que apresentem umidades acima do LP deixam de apresentar características sólidas, sendo então um material moldável. Esse limite é dado pela média dos valores das umidades encontradas durante ensaio.
O limite de liquidez (LL) é definido como sendo o teor de umidade acima do qual interfere nas propriedades de plasticidade de determinado solo em análise. Ou seja, no ensaio normatizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, trata-se de quando o teor de umidade contido numa amostra de solo é suficiente para que o ensaio seja completado de maneira satisfatória. Ainda, de acordo com Atterberg, essa propriedade representa o estado divisório entre o estado plástico e estado líquido de determinada amostra de solo. Sendo assim, muito importante para sua classificação. Segundo Sousa Pinto (2006), o Limite de Liquidez define-se como o teor de umidade do solo com o qual uma ranhura nele feita requer 25 golpes para se fechar numa concha.
- Materiais e Métodos
- Materiais
- Terra fina seca ao ar
- Água destilada
- Equipamentos
- Estufa capaz de manter temperatura de 60ºC a 65ºC e 105ºC a 110ºC;
- Cápsula de porcelana 120mm de diâmetro;
- Espátula de lamina flexível de 80mm em comprimento de 20mm de largura;
- Aparelho especifico do ensaio;
- Cinzel para solos argilosos;
- Pares de vidro de relógio com grampo, que evitem a perda de umidade da amostra;
- Balança com resolução 0,01g;
- Gabarito de verificação de altura de queda;
- Esfera de aço 8mm diâmetro;
- Gabarito cilíndrico para comparação, com 3 mm de diâmetro e 100 mm de comprimento;
- Placa de vidro com superfície esmerilhada e 30 cm de lado.
- Procedimentos
- Limite de liquidez do solo
Os passos da primeira determinação experimental, limite de liquidez do solo, devem ser realizadas obedecendo as especificações da NBR 6459 – Determinação do limite de liquidez dos solos – como descritos a baixo.
Primeiramente, deve-se fazer a inspeção e consequentemente calibragem quando necessário. Para isso, o pino que conecta a concha deve estar firme, não permitindo deslocamentos laterais, além de estarem bem apertados os parafusos que a conectam. Os pontos de contato, desde a base como da concha não devem estar desgastados pelo uso, assim como a concha não deve apresentar ranhuras perceptíveis ao tato. O cinzel deve estar em perfeito estado e ser possível passa-lo em baixo da concha quando esta estiver totalmente erguida.
...