PROBLEMAS ASSOCIADOS AO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA BACIA DO RIO ITAPICURU
Por: andrecosta1976 • 3/7/2017 • Bibliografia • 1.025 Palavras (5 Páginas) • 592 Visualizações
PROBLEMAS ASSOCIADOS AO USO E OCUPAÇÃO
DO SOLO NA BACIA DO RIO ITAPICURU
CAMPO FORMOSO
2017
1. Introdução
A água é um recurso natural finito, portanto deve ser protegida para os usos atuais e futuros. Contudo, sua qualidade está constantemente ameaçada devido ao seu mau uso e pela ocupação do solo com o crescimento urbano desordenado, o que vem ocasionando sérios impactos tanto ao ambiente quanto ao Homem. Esses impactos são decorrentes de algumas atividades praticadas pelo homem de forma desenfreada, como o despejo de efluentes domésticos e industriais, e que tem ocasionado uma série de problemas as bacias hidrográficas em todo o mundo, já que estas são unidades que possibilitam uma visualização geral da paisagem, como solo, relevo, clima e vegetação, e que também atingem diretamente ao homem.
Os maiores problemas nesse contexto envolvem a urbanização, pois o espaço que antes era ocupado por vegetação próximo à rede de drenagem, com a ocupação humana passou a pertencer a casas, indústrias e comércio que lançam seus efluentes de forma indiscriminada e sem o devido tratamento dentro do rio, causando vários tipos de distúrbios.
Diante do exposto buscou-se identificar dois problemas relacionados ao uso e ocupação do solo na bacia hidrográfica do rio Itapicuru, mais especificamente em um de seus afluentes o rio Água Branca em Campo Formoso, e propor soluções para os conflitos envolvidos.
2. Metodologia
Para realização deste trabalho utilizou-se o método bibliográfico com pesquisas na internet, de artigos científicos e sites referentes ao tema.
Localização: Cidade/povoado
Rio Água Branca: Localizado em Campo Formoso
Descrição dos principais mananciais (superficiais e/ou subterrâneos) atingido Bacia, microbacia, etc.
O rio Água Branca, nasce no Brejo Comprido a 12 km da cidade de Campo Formoso recebendo cinco afluentes: o rio Pedras, o rio Gameleira, o rio Campo Formoso, o rio Gia e o rio Brejo do Coelho. Atravessa a periferia da cidade onde é chamado de rio Sucesso e de Lava-pés. Tem 30 km de curso desaguando no Rio Aipim, já no município de Antônio Gonçalves, fazendo parte da bacia hidrográfica do rio Itapicuru.
Identificar o problema de gestão dos recursos hídricos
Na região de Campo Formoso os problemas relacionados à quantidade e qualidade de água, estão relacionados principalmente ao uso do solo pela ocupação urbana desordenada e pelos efluentes domésticos e industriais que causam poluição ao rio água Branca, diminuindo a disponibilidade hídrica da região principalmente em épocas de estiagem, embora haja um aumento crescente na demanda, pois este serviria de auxilio caso suas águas fossem preservadas.
O crescimento urbano desordenado levou os moradores a construírem suas habitações e comércios às margens do rio Água Branca, provocando em alguns pontos erosão pela retirada da mata ciliar, já as fontes de poluição provenientes de residências, comércio, hospitais e clínicas médicas são despejadas sem tratamento dentro do curso d’água, o que altera suas características físicas, químicas e biológicas, com perda de sua biodiversidade, flora e fauna aquática. Isso ocorre devido à ausência de coleta e tratamento de esgotos que leva contaminantes ao rio que têm a sua qualidade comprometida, o que dificulta o uso da água para os diversos fins.
Descrever as consequências socioeconômicas e ambientais
- Aumento da vulnerabilidade da população humana em razão de contaminação e dificuldade de acesso à água de boa qualidade em períodos longos de estiagem.
- Interferências na saúde humana e saúde pública, com deterioração da qualidade de vida e do desenvolvimento econômico e social devido à contaminação das águas do rio.
- Perda da biodiversidade (fauna e flora)
- Deterioração da qualidade da água do rio de forma física, química e biológica.
- Perda da mata ciliar e aumento de processos erosivos.
Elencar objetivos (soluções alternativas) a serem alcançados
- Melhoria na qualidade da água do rio Água Branca (descontaminação) com monitoramento periódico em vários pontos do rio.
- Tratamento de efluentes
- Promoção de campanhas educativas
- Criação de um planejamento urbano eficaz
Ações/projetos para correção dos problemas identificados
- Construção de rede de saneamento com unidades de tratamento de efluentes e canalização da rede pluvial.
- Campanhas educativas para Informar a população usuária sobre a problemática da escassez de água e a manutenção da sua qualidade, buscando medidas para melhorar a eficiência do uso da água e reduzir a contaminação do rio.
- Criação de um sistema de infra-estrutura de planejamento urbano, a partir do lote a ser construído por ser o elemento primário e primordial desse processo.
Plano de Execução para cada Ação/projeto proposto –
Projeto | Prazo | Ação |
Construção de rede de saneamento com unidades de tratamento de efluentes e canalização da rede fluvial e pluvial | Até 3 anos | Deve-se realizar um cadastro das famílias de baixa renda residentes no município |
4 a 8 anos | Elaboração do Estudo de Concepção para o Sistema de Esgotamento Sanitário - Elaboração do Projeto Básico da obra. - Estudos necessários para o licenciamento ambiental dos componentes da obra - Elaboração do projeto executivo da obra - Implantação da rede coletora de esgotos. | |
Elaboração dos estudos para subsidiar o enquadramento dos cursos hídricos inseridos no município que recebam algum tipo de influência do saneamento básico. | ||
Campanhas educativas para Informar a população usuária sobre a problemática da escassez de água e a manutenção da sua qualidade | Até 3 anos | Buscar locais para ministrar as reuniões. Distribuir panfletos educativos, colocar um programa ao vivo na rádio local tratando sobre o tema. |
Criação do programa de planejamento urbano | Entre 13 e 20 anos | Propor um plano de infraestrutura e zoneamento urbano de forma sustentavel |
.
...