RELATÓRIO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL
Por: Juan Carlos A. Santos • 17/11/2017 • Relatório de pesquisa • 1.226 Palavras (5 Páginas) • 1.041 Visualizações
RELATÓRIO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL
Curso: Engenharia Elétrica | Turma: ELE215AN |
Disciplina: Circuitos Elétricos
Título do experimento:
Experimento 03 – Resistores 3
RGM: 294094 | NOME: Juan Carlos Alves Santos |
RGM: | NOME: |
RGM: | NOME: |
Professor: Leonardo Violim Lemos
Data:__27_/__10_/__2017__
- Introdução
Esse experimento foi muito importante para comprovar de forma pratica, eficaz e didática diretamente no laboratório e com ajuda de equipamentos e materiais adequados uns dos mais importantes Teoremas aplicados em Circuitos Elétricos, o Teorema de Thévenin, Norton e ponte de Wheatstone.
A atividade prática realizada envolveu a construção de circuitos elétricos com associações variadas de resistores, a verificação experimental do Teorema de Thévenin, do Teorema de Norton e dos princípios da ponte de Wheatstone. Através de análise d e circuito elétrico, verificar experimentalmente a validade prática dos Teoremas de Thévenin e Norton. Além disso, verificar os princípios da Ponte de Wheastone.
O teorema de Thévenin permite que até os circuitos mais complicados possam ser reduzidos a uma única fonte de tensão e uma única resistência. A Importância de tal Teorema fica evidente quando tentamos analisar um circuito como mostrado abaixo.[pic 2]
[pic 3]
O Teorema de Thevinin permite calcular a corrente e a tensão sobre uma carga através de um equivalente série entre a carga e a resistência do equivalente Thévenin do circuito, alimentadas pela tensão de Thèvenin calculada. A resistência de Thèvenin é determinada calculando-se a resistência equivalente vista pelos terminais onde estava a carga, após as fontes que estão presentes no circuito serem substituídas por curtos-circuitos (fonte de tensão) ou por circuitos abertos (fontes de corrente). A tensão de Thèvenin é determinada calculando-se a tensão sobre o aberto (terminais) onde se encontrava a carga.
O Teorema de Norton é uma técnica de análise de circuito similar ao Teorema de Thévenin. Usando esse teorema, o circuito é reduzido a uma única fonte de corrente e a um único resistor paralelo. Como no circuito equivalente de Thévenin, o circuito resultante de dois terminais é equivalente ao original quando estiver conectado a qualquer ramo ou componente externo.
[pic 4]
O circuito de losango ou ponte de Wheatstone é um esquema de montagem de elementos elétricos que permite a medição do valor de uma resistência elétrica desconhecida. Foi desenvolvido por Samuel Hunter Christie em 1833, porém foi Charles Wheatstone quem ficou famoso com a montagem, tendo-o descrito dez anos mais tarde. A ponte pode estar em equilíbrio ou não: a ponte é considerada equilibrada quando os resistores estão ajustados de maneira que o detector de corrente (amperímetro, galvanômetro) está aferindo uma corrente igual a zero. Desta maneira é possível descobrir a resistência desconhecida de um resistor através do produto e quociente das resistências conhecidas, tudo o que é necessário é saber o valor de outros 3 resistores para que se descubra a resistência desconhecida. O uso comum da ponte é na medição de resistência com extrema precisão. Em uma ponte desequilibrada podemos fazer a estabilização quando um dos resistores é variável (como um potenciômetro, por exemplo) e, assim, podemos alterar sua resistência até que não passe corrente pelo medidor. A ponte pode ser usada manualmente ou em versões automatizadas.[pic 5]
- Objetivos
- Comprovar o teorema de Thevenin;
- Comprovar o teorema Norton;
- Calcular as tensões e correntes em um circuito.
- Fundamentos Teóricos
A atividade prática realizada se desenvolveu de maneira envolveu a construção de circuitos elétricos com associações variadas de resistores, a verificação experimental do Teorema de Thévenin do Teorema de Norton, do Teorema da Superposição e dos princípios da ponte de Wheatstone. Através de análise de circuito elétrico, verificar experimentalmente a validade prática dos Teoremas de Thévenin de Norton e da Superposição. Além disso, verificar os princípios da Ponte de Wheastone.
- Materiais e Métodos
- Módulo XA100M03.02;
- Fios e cabos para conexões;
- Transformador da placa base XA101;
- Multímetro.
Utilizando o módulo XA 100M03.02 como indicado abaixo e o multímetro na posição de resistência, foi efetuada a medida da resistência total do circuito entre os pontos 1 e 2 como trimpot no máximo, Utilizando a fonte ajustável com uma tensão em 5V, efetuamos o ajusto do multímetro para a posição de tensão e medimos a tensão entre os pontos A e B. Foi ajustado o trimpot em 5 posições diferentes e apresentamos o equivalente Thevenin e Norton para os pontos A e B do circuito.
...