RELATÓRIO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURRICULAR
Por: davidlaje • 21/5/2018 • Relatório de pesquisa • 1.674 Palavras (7 Páginas) • 253 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE PITÁGORAS MACEIÓ
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
PROFISSIONAL AUTÔNOMO
ALUNO: David Bruno Laurindo da Silva
Curso: Engenharia Mecânica
Matricula: 8225371932
Maceió - AL
2017
David Bruno Laurindo da Silva
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
COM PROFFISSIONAL DE ENGENHARIA AUTÔNOMO
Relatório de Estágio Curricular apresentado à Faculdade Pitágoras Maceió como requisito parcial do curso de Engenharia Mecânica
Coordenador de Curso: Carlos Eugênio
MACEIÓ
2017
FACULDADE PITÁGORAS MACEIÓ[pic 2]
Relatório de Estágio Curricular Obrigatório em 2017
Dados do Estagiário
Nome: David Bruno Laurindo da Silva
Registro Acadêmico: 8225371932
Curso e Período: Engenharia Mecânica 9º Período
Dados do Local de Estágio
Empresa: Profissional de Engenharia Autônomo
Supervisor: Jean Jorge da Silva
N° de registro: 2193410
Período de Estágio
Início: 04/09/2017 Término: 09/10/2017
Jornadas de trabalho: 30 horas semanais.
Total de horas: 150 horas em 5 semanas
Maceió
2017
SUMÁRIO
SUMÁRIO 2
1 INTRODUÇÃO 5
2 AMBIENTE DE ESTÁGIO (INSTITUIÇÃO) 6
3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 7
3.1 Discussões 8
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS 10
- INTRODUÇÃO
O presente estágio tem como objetivo analisar o desempenho, eficiência, horas trabalhadas pelas máquinas sem quebra, elaborar plano de manutenção preventiva e preditiva, elaborar relatórios dos acontecimentos sobre a utilização dos equipamentos mecânicos, analise do melhor tipo de lubrificantes para utilização nos motores Diesel, apresentar relatório com soluções para aumentar a produtividades e vida útil das máquinas, diminuição de custos, no qual o estágio será delimitado apenas aos equipamentos e máquinas pesadas como: escavadeiras, tratores de esteira, caçambas.
- AMBIENTE DE ESTÁGIO (A Empresa)
- Área de atuação;
O profissional engenharia autônomo Jean Jorge da Silva tem sua formação em engenharia ambiental e sanitária com pós-graduação em, prestando serviço de consultoria para a prefeitura da cidade de São José da laje – Al, mais precisamente para a secretária de infraestrutura da cidade, a qual é responsável pelas obras de beneficiamento da cidade, como por exemplo: construções de casas populares, construção de e pavimentação de ruas da cidade utilizando as mais diversas máquinas pesadas para auxiliar o serviço.
∙ Missão – filosofia e sistema administrativo gerencial da instituição/empresa.
Prestar serviço de qualidade levando em consideração a sustentabilidade e a redução de custos para execução dos serviços, visando a agilidade e eficiência de todo processo.
∙ Organograma da instituição/empresa;
Na secretária de infraestrutura onde o engenheiro e supervisor prestador de serviço e responde a Prefeitura Municipal de São José da laje – Al, a qual direciona os projetos para a execução de melhorias da cidade.
∙ Número de funcionários;
A secretária de infraestrutura conta com aproximadamente com quase 100 trabalhadores de diversas áreas, os quais são subdivididos de acordo com a sua área de atuação como por exemplos: profissionais da área de elétrica, construção civil, mecânica. Onde a mesma tem ainda uma frota com 3 tratores, 1 carregadeira, 2 tratores de esteira e 4 caçambas.
∙ Produtos que comercializa ou industrializa;
A secretária de infraestrutura como relatado anteriormente atua com seu principal serviço a área da qualidade de vida, como no recolhimento do lixo local, construção e pavimentação da cidade, juntamente com serviços de reparo e melhorias em obras já existente.
∙ Clientes e fornecedores.
Toda a população do município de São José da Laje – AL, fornecedores são pequenos e médios empreendedores da própria cidade e fornecedores através de pregão eletrônico para aquisição de materiais de grande porte.
- ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Foi desenvolvido plano de trabalho para inicialmente chegar à necessidade de lubrificação e troca de óleo dos equipamentos citados anteriormente, no qual foi verificado em pesquisa do fabricante e em livro o tipo de óleo correto para a utilização nos equipamentos, verificando a possibilidade de utilização de óleo similar para a redução de custo sem prejuízo no funcionamento das maquinas sem gerar redução da vida útil do motores e partes que se faziam necessária a lubrificação. Elaboração de planilhas com horas trabalhadas e consumo de combustível, reposição de peças danificadas, consulta de preços para compra de peças de reposição.
...