RELATÓRIO DE LABORATÓRIO – ENGENHARIA ELÉTRICA
Por: Junior Azarias • 21/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.213 Palavras (5 Páginas) • 279 Visualizações
RELATÓRIO DE LABORATÓRIO – ENGENHARIA ELÉTRICA
DISCIPLINA: Comandos Elétricos DATA: 11/2018
PROF: João Carlos Nereu Gama Dos Santos
ALUNOS: Rodrigo Yamada da Silva, RA: 20160496
Gustavo Henrique Gonçalves, RA: 20180995
José Carlos Azarias Junior, RA: 20160043
Ricardo Coradel, RA: 20161266 Ádamo Rodrigues, RA: 20161321
TURMA: 50-06-A RELATÓRIO N°: 2 Partida direta de motor trifásico 220V/60Hz com reversão.
- Introdução
Os motores trifásicos são os motores mais utilizados nas indústrias, isto em função das várias vantagens que possuem, tais como: vida útil longa, facilidade de ligação, facilidade de controle entre outros.
O presente relatório refere-se à atividade de simulação computacional e experimento prático de um comando elétrico para partida direta de um motor de indução trifásico 220V/60Hz com reversão. Para simulação utilizamos o software CADe_Simu_V3 onde relacionamos o circuito de potência e comando para simulação de funcionamento do circuito comando/potência. Após simulação computacional realizamos a montagem física em bancada no laboratório, envolvendo o circuito de comando e de potência para funcionamento do esquema planejado.
- Simulação computacional
[pic 2]
- Circuito de Comando
[pic 3]
Componentes:
- Disjuntor bifásico;
- Relé térmico;
- Botão de emergência tipo cogumelo;
- Botão de pulso NF;
- Botões de pulso NA;
- Contatores;
Funcionamento:
Ao ligar o disjuntor Q2 a tensão elétrica passa pelo contato NF do relé térmico F7, pelo botão de emergência S0, pelo botão de desliga S1, se deriva entre os botões S2 e S3 NA e também pelos contatos auxiliares NA dos contatores K1 e K2.
Ao acionar o botão S2 a tensão passa pelo contato auxiliar NF do contator K2 e liga a bobina do contator K1, fazendo um contato de selo pelo contato auxiliar NA de K1 e um Intertravamento pelo contato auxiliar NF de K1, impedindo que a bobina de K2 seja energizada. E assim fazendo o motor girar no sentido horário.
Ao acionar o botão S3 a tensão passa pelo contato auxiliar NF do contator K1 e
liga a bobina do contator K2, fazendo um contato de selo pelo contato auxiliar NA de K2 e um Intertravamento pelo contato auxiliar NF de K2, impedindo que a bobina de K1 seja energizada. E assim fazendo o motor girar no sentido antihorário.
O botão S0 é a emergência do circuito, se acionado desliga o circuito todo, e o botão S1 é para desligar o circuito normalmente.
- Circuito de potência
[pic 4]
Componentes:
...