RELATÓRIO DE LABORATÓRIO(FÍSICA)
Por: KalleyRhuan • 10/10/2021 • Trabalho acadêmico • 1.181 Palavras (5 Páginas) • 174 Visualizações
[pic 1]
Relatório de Laboratório
Determinação de Medidas de Tolerância com uso de Paquímetros de Precisão
Disciplina: Física I
Professor (a): Dr. Patrício Araújo
Aluno (a): Kalley Rhuan Melo de Sousa
Data: 26/08/2021
Sumário
Introdução 4
Objetivos 6
Materiais Utilizados 7
Parte Experimental 14
Resultados e Discussões 20
Conclusão 25
Bibliografia 26
Introdução
O presente relatório tem como referência a aula prática realizada em laboratório no dia 26 de agosto de 2021, cujo tema era a determinação de medidas de tolerâncias com o uso de paquímetros de precisão. No entanto, é preciso entender como tal equipamento se tornou tão importante para a sociedade atual e como surgiu esse e outros tipos de medição.
A princípio, a busca por realizar medições de forma adequada, que vem desde os tempos das civilizações, tornou-se uma procura desenfreada e tal questão proporcionou aos dias atuais uma gama enorme de instrumentos e unidades que nos permitem medir de maneira muito mais fácil e menos trabalhosa, diferente dos tempos passados, em que para realizar comprimentos, o homem tornava o seu próprio ponto de referência.
Hodiernamente, a metrologia que vem do grego ‘metron’ que significa ‘medida’, e ‘logos’ que significa ‘estudo’, tornou-se a ciência dessas novas medidas e medições. Logo, tal ciência inclui todos os aspectos teóricos e práticos que possuem relações com as medições.
No entanto, com o avanço da tecnologia, a busca por instrumentos de medição precisos e ágeis estão sendo cada vez mais procurados e necessários, pois pode fornecer medidas adequadas para as atividades do homem. Nesse contexto, o paquímetro surge como um instrumento adequado para esses anseios, pois tal equipamento tem capacidade de realizar medições de pequenos objetos e que permite uma medida absoluta dessas peças.
[pic 2]
O paquímetro (nome de origem grega que significa medida grossa) foi inventado após a criação do nônio ou verner. Quem inventou esse método foi o francês Pierre Viernier (1580- 1637), que nada mais é que subdividir em menores partes uma determinada divisão. Este princípio é chamado de vernier ou nônio, sendo este último nome dado em memória a Pedro Juan Nunes (1492-1577) que inventou um dispositivo para medir frações de ângulos. Os instrumentos que utilizam o princípio de Vernier estão sendo usados há mais de dois séculos. Uma escala vernier fornece uma contagem mínima de até 0,01 mm ou menos, o que melhora notavelmente a precisão da medição de um instrumento.
A graduação do nônio é feita com base da seguinte relação: sob uma escala com 10 graduações de 1 mm (A) foi colocada uma escala móvel com as mesmas 10 graduações (B), porém ocupando o espaço de 9 graduações da escala fixa, havendo portanto, uma diferença de 0,1 mm entre o primeiro traço da escala fixa e o primeiro traço da escala móvel. A diferença é de 0,2 mm entre os segundos traços de ambas escalas; 0,3 mm entre os terceiros traços, e assim sucessivamente.
[pic 3]
Hoje em dia, existem novos e diferentes tipos de paquímetros, concluindo que tal equipamento é de suma importância para a sociedade atual, assim como a medição é uma necessidade econômica, social e científica.
Objetivos
A aula prática em laboratório teve como objetivo:
- Medir e avaliar, com auxílio do paquímetro, as grandezas de diferentes padrões de Alumínio e Cobre;
- Realizar a leitura desses padrões, através da dimensão medida e da tendência das peças;
- Encontrar as incertezas e/ou erros de medições;
Materiais Utilizados
- 1º Padrão de Medição (Disco de Cobre Alto)
[pic 4][pic 5]
- 2º Padrão de Medição (Disco de Alumínio)
[pic 6][pic 7]
- Paquímetro Convencional (precisão de O,02 mm);
[pic 8]
O paquímetro é um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos, a exemplo de parafusos, porcas, entre outras. É a ferramenta de medição mais conhecida e utilizada por engenheiros para a realização de medições rápidas e relativamente exatas.
Os paquímetros mais modernos são fabricados em aço inoxidável rigorosamente selecionado e tratado termicamente. As superfícies de medição são micro lapidadas e as superfícies de leitura são cromadas em fosco com traço e caracteres em cromo preto, o que lhe confere longa vida útil.
ELEMENTOS DE UM PAQUÍMETRO
- Parte Fixa
[pic 9]
- Parte Móvel (chamada de Nônio).
[pic 10]
- Trava e apoio para os dedos
[pic 11]
- Precisão, que geralmente vem gravado no final do nônio. No caso do experimento realizado no laboratório, foi utilizado o paquímetro com precisão 0,02mm.
[pic 12]
COMO FAZER A MEDIÇÃO CORRETA COM O PAQUÍMETRO
- [pic 13]Primeiramente, é necessário identificar qual medida será utilizada.
- Em segundo lugar, faz-se necessário posicionar o paquímetro na peça que será medida e realizar a leitura, observando qual o último traço da escala principal que o zero da escala móvel passou.
- Logo após, analisar e identificar qual traço da escala móvel que coincide com algum traço da escala principal.
- Por fim, é importante realizar o cálculo dos valores obtidos.
Exemplo:
[pic 14]
Escala Principal: 1mm
Escala Móvel: 3º traço x 0,1 mm = 0,3mm
Medida: 1 + 0,3 = 1,3mm
Parte Experimental
1º PASSO: A princípio, foi necessário observar e se atentar em todas as informações acerca do instrumento de medição utilizado e os padrões a serem medidos.
...