RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA
Por: Gui Santana • 15/6/2018 • Relatório de pesquisa • 573 Palavras (3 Páginas) • 434 Visualizações
ETEC DE GUAIANAZES
GUILHERME SANTANA – nº14
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA
MUGEU - MUSEO GEOLOGICO VALDEMAR LEFÈVRE
SÃO PAULO
2018
Sumário
Introdução 3
Desenvolvimento 5
Referências Bibliográficas 9
Introdução
Este relatório tem como objetivo apresentar informações adquiridas a visita técnica ao Museu Geológico Valdemar Lefèvre, tais como equipamentos geológicos do século passado, fotografias antigas, mapas, coleções de minerais, de rochas e de fósseis, onde essas informações serão de suma importância para aprimorar o conhecimento a respeito das matérias estudadas.
No dia 24 de março de 2018 sob a orientação da professora Aparecida Massako, foi realizada a visita técnica pela turma do 1°modulo de edificações ao MUGEO (Museu Geológico Valdemar Lefèvre); localizado na Av. Francisco Matarazzo, nº 455, São Paulo.
O MUGEO foi criado em 14 de novembro de 1967, mas parte de seu acervo originou-se na Comissão Geográfica e Geológica – CGG (1886-1931).
Tem como finalidade disponibilizar ao público parte do acervo da comissão geográfica e geológica.
Este documento contém informações sobre os utensílios e materiais encontrados no Museu, transmitindo os conhecimentos absorvidos para que aja a compreensão do trabalho realizado pelos exploradores e científicos das diversas expedições em solos virgens e desconhecidos.
Desenvolvimento
Inicialmente tivemos contato visual com os fosseis, onde era ilustrado suas origens, tipos e características.
- Formação dos horizontes: No decorrer de milhares de anos os solos formam horizontes, onde os mesmos trazem consigo características de seus respectivos minerais. A seguir vemos a ilustração do exemplo de um solo sedimentar do fundo de um oceano.
[pic 1] [pic 2]
- Categoria de cortes: Havia fosseis retirados de um deposito marinho, como por exemplo: Gastrópodas, Mandíbula de dentes de Itasuchus sp,Parapachydicus sp, entre outros.
[pic 3] [pic 4] [pic 5]
- Fosseis de dinossauros: Os fosseis disponíveis pertencem a espécie Titanosaurus (herbívoros e que chegaram a atingir 12 metros de comprimento), onde os fragmentos existentes no local são: Rádio, Vértebras caudais, Arco hemal, Fêmur, Pedaço de úmero esquerdo, Omoplata, Fragmento de fêmur, etc.
[pic 6] [pic 7]
- Minerais: A partir dos minerais que são extraídos das rochas, são feitas a fabricação de diversos materiais existentes em nosso dia a dia. A natureza tem suma importância para produção desses produtos. Temos como exemplos de minerais:
- Gipsita: Fabricação de cimento e gesso.
- Sodalita: Ornamento e revestimento.
- Wolframita: Metal de endurecimento na manufatura de aços
- Pedras Semipreciosas: peças ornamentais, bijuterias, joias, etc.
- Grafite: Cadinhos, refratário para as indústrias do aço, latão e bronze.
- Calcita: Fabricação de cimento e cal para argamassa.
Dentre outros minerais apresentados no local.
[pic 8]
- Minerais e composição: Encontramos um acervo internacional que contém diversos tipos de rochas, onde foram analisadas as características para a descoberta de novos minerais que foram encontrados em sítios arqueológicos.
[pic 9] [pic 10]
- Mapeamento por regiões: Através de rochas e segmentos, foram feitos estudos e criados industrias e jazidas de acordo com a concentração dos mesmo em tão região. Como por exemplo: Santa Bárbara do Oeste com Jazidas de argila, São Carlos com Industrias de Cerâmicas, dentre outras regiões brasileiras com grandes produções de gesso, .argilas, etc.
[pic 11] [pic 12]
- Equipamentos de topografia: Foram apresentados equipamentos que foram usados nos séculos XVI e XVII na topografia, sendo eles: marca passos, bussolas, cadernetas, tedeolitos, etc.
[pic 13] [pic 14] [pic 15]
Referências Bibliográficas
http://mugeo.sp.gov.br/, Acesso 01 de abril de 2018 às 13:17
...