RELATÓRIO FISICA lll TENSÃO E CORRENTE
Por: herbert222 • 26/4/2015 • Dissertação • 1.377 Palavras (6 Páginas) • 253 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA
Herbert Castro de Oliveira Ra: 111516021
Iago Rodrigues de nascimento Ra:
Pablo Rodrigues Ra:
Thiago Ciqueira Ra:
Engenharia
Sala 226C
RELATÓRIO FISICA lll
TENSÃO E CORRENTE
SÃO BERNARDO
INTRODUÇÃO
O experimento foi realizado no laboratório de fisica, na Universidade Uni-Anhaguera. Onde o experimento consistiu em variar a tensão da fonte de alimentação entre 5 em 5 volts, para determinar a medida da intensidade da corrente elétrica que se passava por um resistor com a resistência de 100Ω, e de uma lâmpada incandescente. Após o experimento foi proposto pelo supervisor da tarefa o Prof. Rone Simões, que fosse feito o gráfico de U (Volts) X I (m Ampère), ou seja, o gráfico da tensão pela corrente elétrica. Foi proposto também, que se calculasse o valor da resistência tanto da lâmpada, quanto do resistor.
O QUE É UM RESISTOR
Pode ser chamado de resistor todo elemento de circuito cuja função exclusiva seja de transformar energia elétrica em energia térmica. Normalmente, os resistores são condutores de aço, tungstênio ou carvão.
Encontramos aplicações de resistores em todos os aparelhos eletrodomésticos que requerem um aquecimento elétrico.
Todo resistor e constituído de um material condutor resistivo, ou seja, que apresenta certa dificuldade à passagem dos elétrons. A medida desta “dificuldade” é chamada de resistência elétrica.
RESISTÊNCIA E RESISTIVIDADE ELÉTRICA
A resistência de um condutor cilíndrico depende de das características e do material de que é construído, ou seja, do comprimento L e da área A.
Se forem comparados dois resistores cilíndricos geometricamente idênticos, porém um deles de aço, carbono e outro de tungstênio pode ser observado que eles diferem em sua capacidade de “dificultar” a circulação de elétrons da corrente elétrica. Essa propriedade é denominada resistividade, e é representada pela letra ρ (rô).
comprimento e inversamente proporcional à área, podendo chegar a seguinte expressão: |
Fazendo experimentos pode – se verificar que a resistência é proporcional ao
A LEI DE OHM
Usando um resistor metálico, mantido a uma temperatura constante, George Simon
vezes metálicos, também apresentavam essa propriedade. Então se pode concluir que |
Ohm (1787- 1854) verificou que a d. d. p. (diferença de potencial) e a intensidade de corrente eram diretamente proporcionais, ou seja, o quociente entre a d. d. p. U e a intensidade i da corrente elétrica eram constantes. Também observou que diversos materiais, na maioria das = constante.
A constante de proporcionalidade é a resistência R do condutor elétrico. A formula anterior pode ser convertida na formula U = R * i.
OBJETIVOS
Verificar o comportamento da corrente elétrica que passa em uma resistência e depois em uma lâmpada com determinadas tensões diferentes.
Montar um circuito Medir a corrente elétrica e tensão utilizando o multímetro.
Verificar a Lei de Ohm para um resistor.
Verificar a Lei de Ohm para uma lâmpada.
Equipamentos:
Multímetro Resistor com resistência de 100Ω
Fonte de Alimentação
Lâmpada Incandescente Fios condutores Placa condutora
Procedimentos: Montagem do Circuito:
Figura 1. Circuito para medida de corrente
[pic 1]
Laboratório de Física: Física Computacional – Experimental.
Utilizar inicialmente um resistor com resistência de 100Ω e tolerância de 5%, e verificar a medida da corrente variando a tensão da fonte de alimentação entre 5 em 5 Volts.
Colocar os valores determinados através do experimento em uma tabela para cada material utilizado.
Determinar um gráfico para cada tabela
Calcular a resistência através da inclinação característica dos gráfico.
RESULTADOS Experiência Utilizando um Resistor
Tabela 1. Dados de proporcionalidade da variação de tensão e o valor da resistência de um resistor.
Resistor Resistência
V(Volt) | 5,0 | 10,0 | 15,0 | 20,0 | 25,0 |
I(mA) | 0,228 | 0,464 | 0,7 | 0,9 | 1.2 |
Fonte: Dados coletados do experimento.
A tabela mostra a proporcionalidade entre a tensão e a intensidade da corrente elétrica conforme a variação da tensão de 5 em 5 Volts e o valor da resistência que pode ser calculada pela formula R = , e pode ser percebido que todos os resultados se aproximam de100Ω, pelo fato de haver a tolerância do material de 5% neste caso. Com os resultados obtidos, se pode perceber que os resultados se adequam a lei de Ohm onde = constante.
Tensão (volts)
[pic 2]
Gráfico 1 – Resistor U (Volts) X i (mA).
Fonte: Dados da Tabela 1.
Pode-se perceber que os valores da coluna da intensidade da corrente elétrica (i) crescem proporcionalmente ao da coluna de tensão, sendo assim, seu gráfico de U (Volts) X i (mA) (tensão pela intensidade da corrente elétrica) forma uma reta crescente, ou seja, uma reta cuja a equação y = 0,0957x + 0,1152 seja uma equação de 1º grau, e se adeque a lei de Ohm, podendo então, o resistor neste caso, ser chamado de ôhmico.
...