RELATÓRIO FÍSICA
Por: joaosantoosc • 4/12/2018 • Projeto de pesquisa • 529 Palavras (3 Páginas) • 187 Visualizações
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL
ENC4AN-COA1 - PRÁTICA
PRÁTICA Nº 4 : Agregados Miúdos ( Calculo de massa especifica )
Componentes do grupo:
João Victor Santos
Kevin Henrique da Cunha Melo
Matheus Martins Padilha
Sarah Louyse Correa de Abreu
Introdução:
Os agregados para a construção civil são materiais sem forma ou volume e são extremamente abundantes no Brasil.
Os agregados variam entre artificiais e naturais: Os artificiais são aqueles produzidos industrialmente e os naturais são os encontrados com certa facilidade na natureza.
O agregado miúdo trata-se de material pétreo, é o agregado que passa na peneira de 4,8mm e fica retido na de 0,075mm. Agregado para concreto ou argamassa de cimento do qual, pelo menos 95%, em peso, passa na peneira de 4,8mm de abertura normal um exemplo disso é a areia de brita ou a areai artificial que é um agregado obtido dos finos resultados da produção de brita dos quais se retira a fração inferior a 0,15mm e sua graduação é de 0,15/4,8mm
[pic 2]
De acordo com: NBRNM26 que estabelece os procedimentos para a amostragem de agregados, desde a sua extração e redução até o armazenamento e transporte das amostras representativas de agregados para concreto, destinadas a ensaios de laboratório, NBRNM27 que estabelece as condições exigíveis na redução da amostra de agregado formada no campo, para ensaio de laboratório, e por último a NBR9776 que prescreve método para determinação da massa específica de agregados miúdos para concreto pelo frasco de Chapman.
Objetivo:
Nesta pratica será calculado a massa especifica do agregado miúdo utilizando o frasco Chapman.
- Procedimentos:
- Materiais:
- Balança com capacidade de 1kg;
- Frasco de Chapman;
- Estufa;
- Amostra: 500g do material seco em estufa (105 graus – 110 graus)
Foram utilizados os materiais acima para realizar as medições pedidas
Para realizar esta pratica foi necessário uma porção de areia de 500g, conseguimos essa areia a partir da pesagem. Em seguida separamos 200cm3 de agua.
No frasco de Chapman adicionamos 150cm3 de agua e logo em seguida colocamos a areia, esse procedimento foi realizado com muito cuidado para que fossem evitadas as formações de bolhas dentro do frasco.
[pic 3]
Logo em seguida adicionamos os 50cm3 de agua faltante para limpar a areia que estava na borda do frasco e completar o valor de agua que pedia na pratica. Com todo esse procedimento conseguimos fazer a leitura do nível atingido pela agua no gargalo. O valor lido indica o volume me cm3 ocupado pelo conjunto agua agregado miúdo.
[pic 4]
Após as medições conseguimos calcular a massa especifica dos agregados miúdos, utilizando a seguinte expressão:
y = Ms / (L – L0)
- Resultados:
A seguir mostraremos os resultados calculados e medidos, os resultados de media foram obtidos a partir dos experimentos das outras equipes:
...