RELATÓRIOS: Materiais de Construção I
Por: laismarcal1994 • 5/9/2019 • Ensaio • 833 Palavras (4 Páginas) • 120 Visualizações
UNIFACEAR Centro Universitário[pic 1]
RELATÓRIOS
Materiais de Construção I
Profª: Elaine Marinho
Débora Mateus Pereira
Fernanda Ferreira Vaz de Araújo
Laís Marçal
Ensaio de Tração em barra de aço CA-60
1 INTRODUÇÃO
Relatório sobre o ensaio de Tração em barra de aço CA-60 Ø 4,2mm, realizado a temperatura ambiente, afim de observar o rompimento do aço sofrido através da tração aplicada pela máquina universal de ensaios.
2 OBJETIVO
Tem como objetivo verificar e analisar o patamar de escoamento, limite de resistência e alongamento do corpo de prova utilizado, visando associar os conhecimentos adquiridos, ao uso prático.
3 MATERIAIS UTILIZADOS
∙ Máquina universal de Ensaios de até 20kN, Fabricante EMIC;
∙ Barra de aço CA-60 Ø 4,2mm, com nervuras;
4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
A barra de aço foi fixada no equipamento, tendo um comprimento de aproximadamente 30cm, a fim de possibilitar a visualização do rompimento. Após a barra ser encaixada na máquina de ensaios, foi dado início ao ensaio de tração.[pic 2]
Conforme aplicadas cargas para tracionar a barra, o software do computador conectado à máquina, coletava as informações do ensaio.
Dessa forma, obteve-se a tabela abaixo, contendo: Área [mm²], Força [N] e Tensão [Mpa]:
Área | 13,85 mm² |
Força (Máx.) | 11.397,17 N |
Tensão (Máx.) | 822,64 Mpa |
Def. Específica. (Ruptura) | 0,00 % |
Mód. De Elasticidade | * Mpa |
Por problemas com o software do computador ligado ao equipamento, não foi traçado o gráfico com os dados coletados, onde deveria constar o patamar de escoamento.
5 RESULTADOS
Com base no ensaio realizado, observou-se que a estricção da barra só pode ser vista a olho nu, praticamente no momento de sua ruptura. Houve uma pequena deformação no aço.
Início e Fim de Pega
1 INTRODUÇÃO
A pega do cimento é o momento em que a pasta adquire consistência e se torna imprópria ao manuseio. Isso se aplica tanto a argamassas quanto a concretos.
O início e fim de pega são usados para se determinar o tempo que o cimento leva para começar a perder a fluidez e quanto tempo ele leva para endurecer totalmente.
2 OBJETIVO
Tem como objetivo após a definição da quantidade ideal de hidratação da pasta de consistência, verificar o tempo levado do início da perda de fluidez, até seu completo endurecimento, contado à partir da adição da água ao aglomerante.
3 MATERIAIS UTILIZADOS
∙ Aparelho de Vicat;
∙ Cimento Portland CP-II F 32 (500gr);
∙ Água (500gr ou 26%);
∙ Argamassadeira;
4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Preparo da Pasta: Adicionada a água no cimento, na argamassadeira, depois acionada por 30 segundos em velocidade lenta, em seguida retirado os excessos das bordas, após acionado novamente em velocidade alta de até 2 minutos.[pic 3]
Aferição e teste de consistência: Após o preparo, transferida a pasta para o molde de acrílico e feito o nivelamento. Usado a sonda de tetmajer para determinação da consistência normal, medindo incialmente o ponto zero na base de vidro, e após posicionando a sonda sobre a pasta.
Aferição e teste de início e fim de pega: usando os mesmos componentes da pasta de consistência normal, foi realizado um novo ensaio, para determinar o início e fim de pega. Aferido com a agulha de início e fim de pega, marcando inicialmente o ponto zero sobre a base de vidro, após isso posicionado a agulha sobre a pasta.
5 RESULTADOS
Mistura da pasta iniciada às 18:25 horas, sendo a primeira medição com a agulha às 19:30 horas, neste primeiro momento, não foi obtido nenhuma alteração em relação a medição inicial. No segundo teste às 20:20 horas, também não foi obtido nenhuma alteração.
...