REMUNERAÇÃO POR PERFORMANCE NA COLETA DE RESÍDUOS
Por: Gustavo Croitor • 6/9/2018 • Trabalho acadêmico • 1.364 Palavras (6 Páginas) • 113 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
REMUNERAÇÃO POR PERFORMANCE NA COLETA DE RESÍDUOS: Cooperativa central tietê
SÃO PAULO-SP
MAIO/2017
André Gomes
Ariel Lubas
Gustavo Croitor
Humberto Dias
Iago Fornazari
Luan Zindeski
Lucas Navarro
Paulo Salcedo
Vanessa León
Vitor Morgan
REMUNERAÇÃO POR PERFORMANCE NA COLETA DE RESÍDUOS: COOPERATIVA CENTRAL TIETÊ
Artigo apresentado ao curso de engenharia de produção, da Universidade Anhembi Morumbi como requisito parcial para aprovação na matéria projeto integrado I.
Orientador:
SÃO PAULO-SP
MAIO/2017
REMUNERAÇÃO POR PERFORMANCE NA COLETA DE RESÍDUOS: COOPERATIVA CENTRAL TIETÊ
Trabalho final, apresentado a Universidade _____, como parte das exigências para a obtenção do título de _____.
Local, ____ de _____________ de _____.
BANCA EXAMINADORA
________________________________________
Prof. (Nome do orientador)
Afiliações
________________________________________
Prof. (Nome do professor avaliador)
Afiliações
________________________________________
Prof. (Nome do professor avaliador)
Afiliações
RESUMO
A Central Tietê é conveniada à Prefeitura de São Paulo e tem como objetivos a prestação de serviços e o desenvolvimento de atividades de coleta, triagem, reciclagem, processamento, beneficiamento e comercialização de sucatas e resíduos sólidos urbanos in natura ou reciclados, processados ou beneficiados. Após visitas, coletas de dados e análises, foram identificados problemas com relação a remuneração dos cooperados da coleta. Desenvolvemos um novo método de remuneração, que visa ser justo, incentiva a assiduidade e a motivação dos cooperados, resultando no crescimento eminente da cooperativa.
Palavras-chave: Cooperativa, Remuneração, Assiduidade.
ABSTRACT
Central Tietê is jointly established with the São Paulo City Hall and has as its objectives the rendering of services and the development of activities for the collection, sorting, recycling, processing, processing and marketing of scraps and municipal solid waste in natura or recycled, processed or benefited. After visits, data collection and analysis, problems were identified in relation to the remuneration of the cooperative of the collection. We have developed a new remuneration method, which aims to be fair, encourages the assiduity and motivation of the cooperative, resulting in the eminent growth of the cooperative
Keywords: Coperative, Incoming, Assiduity.
Sumário
Introdução7
Desenvolvimento8
Conclusão12
Referências13
INTRODUÇÃO
A Central Tietê é conveniada à Prefeitura de São Paulo e tem como objetivos a prestação de serviços e o desenvolvimento de atividades de coleta, triagem, reciclagem, processamento, beneficiamento e comercialização de sucatas e resíduos sólidos urbanos in natura ou reciclados, processados ou beneficiados. Com a finalidade de promover e defender os interesses dos seus cooperados, recentemente obteve recursos do BNDES para ampliação de sua capacidade produtiva e logística. Sua área de atuação, na cidade de São Paulo, é nos distritos de Água Rasa, Brás, Carrão, Mooca, Sacomã, São Lucas, Sapopemba, Tatuapé, Vila Formosa e Vila Prudente.
Neste trabalho iremos abordar e propor soluções para os desafios de remuneração no setor de coleta da cooperativa central tietê, que enfrenta o problema de não conseguir eliminar do pagamento funcionários que não contribuem efetivamente com a cooperativa. A remuneração por performance foi a escolhida para ser estudada e implementada.
DESENVOLVIMENTO
Em 1994, começou na Austrália uma nova forma de pagamento, ao incluir um incentivo para o desempenho, que se estendeu ao Canadá, EUA, Nova Zelândia e Reino Unido entre outros países. Trata-se de um incentivo para a qualidade, para fazer determinadas coisas como se espera que elas se façam, não sendo já simplesmente o pagamento por ato, mas um ato feito de acordo com certas normas. Com este pagamento por desempenho, que combina qualidade e quantidade, promove-se que determinadas atividades selecionadas sejam feitas como se considera mais conveniente.
Remuneração por performance é pagar por um serviço de acordo com o desempenho apresentado por meio de indicadores preestabelecidos. Um dos aspectos chave é dispor de um bom sistema de informação, de indicadores validados e robustos, e de transparência na divulgação de informação. Estas iniciativas representam uma importante carga de trabalho para a recolha de informação, e na sua concepção deve haver um equilíbrio entre a inclusão de todos os indicadores que possam ser interessantes e a capacidade de gerar e entender toda essa informação.
Segundo Jean Pierre Marras em Administração da Remuneração as vantagens da remuneração por resultados (Pay-for-Performance) podem ser:
- Incentiva a busca de qualidade total
- Melhora o conjunto da produtividade
- Alavanca uma redução geométrica dos custos e despesas
- Reforça os valores culturais da empresa
A não aceitação de processos de avaliação de desempenho e a negociação coletiva dos salários por categoria (independentemente do desempenho institucional ou individual) é uma prática frequentemente utilizada nos contratos coletivos, como forma de evitar divisões internas nos movimentos sindicais, deixando na penumbra aqueles que trabalham e aqueles que surfam na onda do corporativismo, sem se dedicar ao que fazem ou fazer jus ao que recebem. Um segundo desafio é a métrica a ser utilizada na definição dos indicadores de resultado e o cálculo de sua factibilidade. O terceiro desafio é como realizar os contratos.
...