RESENHA CRITICA
Por: prilopes10 • 15/6/2021 • Resenha • 796 Palavras (4 Páginas) • 150 Visualizações
RESENHA CRITICA
Priscilla Lopes Correia
- REFERENCIA
Rafael Denis de Lima RODRIGUES 1; Eduardo Guy Perpétuo BOCK 2; José Carlos JACINTHO 3; Sergio Luiz KYRILLOS 4; Ridnal João do NASCIMENTO 5. Estudo de previsão da demanda através da Cadeia de Markov: Proposta de aplicação em uma empresa de papel e celulose. 2016
- INTRODUÇÃO
Esta resenha tem o objetivo de fazer uma análise crítica sobre o artigo “Estudo de previsão da demanda através da Cadeia de Markov: Proposta de aplicação em uma empresa de papel e celulose”, identificando como foi aplicado e abordado o método markoviano e sua relação com o conteúdo visto em aulas de Modelagem de Sistemas Discretos, onde a Cadeia de Markov foi estudada.
O decorrer do artigo mostra a importância da previsão de demanda nas organizações e a aplicação da Cadeia de Markov como ferramenta para isso, entendendo sua funcionalidade, o que é necessário para que possa ser utilizado e enfatizando como é um bom método para utilização em situações como esta “previsão de demanda” proposta por este artigo.
- RESUMO
Este artigo mostra a importância da previsão de resultados para que as organizações tracem estratégias para um negócio rentável, e a previsão de demanda é a principal. Ela pode ser calculada através de vários métodos, mas nele é mostrado como a Cadeia de Markov é uma ótima ferramenta para estabelecê-la, porém, enfatiza que para que possa ser utilizado é necessário saber as probabilidades de transição ao invés de porcentagem de participação de mercado, que é o que a maioria das organizações utilizam.
Inicialmente ele faz uma explicação sobre a importância de melhorias na gestão de produção, fazendo citações de alguns autores como, Slack et al (2009), que diz que as atividades do planejamento e controle da produção (PCP) estão sujeitas à limitações de custos, capacidade, tempo e qualidade, e que nestas circunstancias cabe ao PCP analisar e definir as necessidades de recursos para um período de produção, entre outros.
Ele cita a ferramenta S&OP para execução do planejamento agregado e suas etapas práticas através de cinco fases: Levantamento de dados, planejamento de demanda, planejamento de capacidade, reunião preliminar de S&OP e a reunião executiva.
Nos fala de técnicas qualitativas e quantitativas para previsões. O cálculo da projeção de tendências por meio de análise de dados históricos através da modelagem de projeção de tendência. Nele o processo Markoviano é visto de forma bem didática, sendo definido e exemplificado através sua aplicação para previsão de demanda, enfatizando questões necessárias para que possa ser utilizado, como probabilidade de estado futuro, probabilidade condicional de transição, se a sequência Markoviana é homogênea ou não, se são estacionárias ou não, os estados para calcular a cadeia de Markov, matrizes de transição. Ou seja, através dele o leitor pode entender como funciona esse método, com um bom fundamento teórico, explicando como funciona, as estapas detalhadamente, exemplo de aplicação, além de fazer comparativos e utilizar figuras para melhor entendimento.
...