RESENHA CRITICA - ESCÂNDALO DA CONTABILIDADE DA TOSHIBA
Por: Diego Simões • 7/3/2020 • Artigo • 564 Palavras (3 Páginas) • 722 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE OPERAÇÕES, PRODUÇÃO E SERVIÇOS
Resenha Crítica de Caso
DIEGO DO CARMO SIMÕES
Trabalho da disciplina GOVERNANÇA CORPORATIVA E EXCELÊNCIA
Tutor: Prof. RICARDO BARBOSA DA SILVEIRA
Niterói
2019
ESCÂNDALO DA CONTABILIDADE DA TOSHIBA: COMO A GOVERNANÇA CORPORATIVA FALHOU
Referência:
- MITSURU, M. Escândalo da contabilidade da Toshiba: como a governança corporativa falhou. Asia Case Research Centre, n. HK 1097, The University of Hong Kong VA, China, Agosto 2016.
O artigo “Escândalo da contabilidade da Toshiba: como a governança corporativa falhou.” aborda o escândalo contábil vinculado em mais de 1,5 bilhões de dólares americanos em lucros operacionais. A prática irregular teve seu inicio em 2008 e foi descoberta em 2015, refletindo em seis divisões de negócios da Toshiba.
Em 2015, um painel de investigação independente publicou um relatório descrevendo as irregularidades contábeis, nas quais A Semp Toshiba inflou os lucros contábeis. Neste relatório relevou que houve uma pratica de contabilidade inadequada por sete anos, resultado de metas de lucros extremamente agressivas e havia leniência do corpo diretivo com as práticas.
No relatório investigativo relatou algumas técnicas usadas pelos gerentes executivos da Semp Toshiba para inflar os resultados. Dentre elas, o reconhecimento de custos menores dos que o real; e, o adiamento do reconhecimento de perdas. Além disso, a forte pressão sobre os subordinados e a cultura descendente de hierarquização de fidelidade cega aos funcionários superiores resultou nas praticas contábeis indesejáveis e ilegais, sem denuncias.
A Toshiba foi pioneira na governança corporativa, iniciando seu processo no final da década dos anos 90. Com a criação de comitê de governança externo, criando uma forte fiscalização externa, colocou a Toshiba como exemplo de sistema avançado e robusto. No entanto, as praticas contábeis fraudulentas não foram impedidas pelos controles de governança corporativa, expondo as fraquezas do modelo de governança corporativa da Toshiba.
No modelo de governança corporativa da Toshiba apresentava algumas características, no que tange a prática, diferente de empresas norte-americanas. No caso da Toshiba, o comitê de controle externo não apresentavam os membros com maior conhecimento técnico, expondo uma falha no modelo.
As práticas irregulares de contabilidade tiveram inicio em 2008, devido à crise financeira mundial, reduzindo a rentabilidade da Toshiba. As técnicas de contabilidade inadequadas que foram empregadas foram fruto de desafios rígidos, com implicação de fracasso não aceito.
...