RESENHA CRITÍCA DE FILMES
Por: Márcio Cavalcanti • 22/5/2018 • Resenha • 1.574 Palavras (7 Páginas) • 241 Visualizações
FACULDADE PITÁGORAS DE MACEIÓ
CURSO ENGENHARIA CIVIL
Trabalho do II bimestre
ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA PARA ENGENHARIA
PROFESSOR: Carlos Humberto Spinelli.
ALUNO(A)S:
1. ARIANI DOS SANTOS CAVALCANTE;
2. BRUNO CÉSAR DOS SANTOS SILVA;
3. DIÊGO FABRÍCIO VIEIRA ALMEIDA;
4. FABRÍCIA DE MOURA SILVA;
5. JENYFFER GABRIELA TORRES FREIRE MEDEIROS;
6. JOSÉ MÁRCIO CAVALCANTI DA SILVA.
Maceió-AL, 19 de maio de 2017.
ANÁLISE CRÍTICA
1. FALE PRIMEIRO SOBRE SUAS SENSAÇÕES E SENTIMENTOS SOBRE O FILME
ALUNO 1:
-HANS STADEN: SENTIMENTOS DE AVENTURA, LONGE DA FIXÃO, COMO VIVER AS SENSAÇÕES DE ESTAR DENTRO DO FILME, NA PELE DO “SOLDADO MARINHEIRO ALEMÃO’’, (O PRÓPRIO HANS STADEN).
ALUNO 2:
-A DAMA DE FERRO: SENSAÇÕES DE PERSONALIDADE FORTE E SENTIMENTOS DO PASSADO.
ALUNO 3:
PARADISE NOW: “PARAÍSO AGORA” O FILME TRAZ UM CONTRASTE SOBRE A POBRESA DA FAIXA DE GAZA COM A RIQUEZA DE ISRAEL, HOMENS QUE SÃO RECRUTADOS PARA SEREM BOMBAS AMBULANTES. CAUSA UMA SENSAÇÃO DE HUMANIZAÇÃO, QUANDO MOSTRA TAMBÉM, O LADO MAIS HUMANO DOS DOIS PERSONAGENS PRINCIPAIS, MOSTRANDO SUAS FAMÍLIAS, AMORES E PAIXÕES.
ALUNO 4:
-QUILOMBO: SENÇACÕES DE UMA ÉPOCA ONDE AS ATIVIDADES AGRÍCOLAS ERAM A PRINCIPAL FONTE DE RENDA, BEM DIFERENTE DOS DIAS ATUAIS.
ALUNO 5:
-QUILOMBO: FILME ME DEU UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA DA VIOLÊNCIA QUE FOI A ESCRAVIDÃO NO BRASIL, E O SENTIDO QUE A PALAVRA LIBERDADE GANHA QUANDO ASSUMIDA COMO LUTA COLETIVA DE UM POVO.
ALUNO 6:
-GRANDE DEMAIS PARA QUEBRAR: RELATA A BUSCA PELA REABILITAÇÃO DA ECONOMIA AFETADA PELOS SETORES PRIVADOS NO ANO DE 2008, LÍDERES FINANCEIROS ENTRAM EM AÇÃO QUANDO A ECONOMIA DOS EUA AMEAÇA ENTRAR EM COLAPSO. DÍVIDAS ANTIGAS E A CRISE NO SETOR IMOBILIÁRIO, TENTANDO MIMINIZAR A CRISE COM INVESTIMENTOS NAS BOLSAS DE VALORES E A AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA IMOBILIÁRIA. SENSAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO ECONOMIA PURA.
2. ESCOLHA 2 (DOIS) FILMES E ESCREVA SOBRE OS TEMAS, IDÉIAS E CONTEÚDOS ABORDADOS.
-QUILOMBO: O FILME TEM A PREOCUPAÇÃO DE MOSTRAR OS TRÊS ÚLTIMOS "GOVERNOS" DE PALMARES: ACOTIRENE, GANGA ZUMBA E ZUMBI. O ELENCO ATUA DE FORMA MAGNÍFICA, POIS CONSEGUE PASSAR MUITA SERIEDADE AO EXPOR ESSE LADO DA HISTÓRIA DO BRASIL.
-GRANDE DEMAIS PARA QUEBRAR: A CRISE SE DEU PELA GANÂNCIA DE GERENTES DAS MAIORES EMPRESAS BANCÁRIAS DO MUNDO, E DE FIGURAS COMO HENRY PAULSON, QUE ESTAVAM FATURANDO BILHÕES COM A DESREGULAMENTAÇÃO DO SISTEMA. E É CLARO QUE OS EFEITOS DESSE "TSUNAMI" NÃO AFETARAM SÓ OS ESTADOS UNIDOS, DO OUTRO LADO DO MUNDO, MILHÕES DE TRABALHADORES CHINESES QUE GANHAM 80 DÓLARES POR MÊS FICARAM DESEMPREGADOS ENQUANTO HENRY PAULSON, DICK FULD, WARREN BUFFETT, CONTINUARAM COM SUAS FORTUNAS INTACTAS. O FILME RETRATA DE FORMA INTERESSANTE ALGUNS MOMENTOS QUE PESSOAS PODEROSAS PASSARAM DURANTE A CRISE FINANCEIRA DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2008.
3. OS FILMES ABORDAM ALGUMA TEMÁTICA DE ECONOMIA? SE SIM, EM QUAIS MOMENTOS? DESCREVA-OS.
-GRANDE DE MAIS PARA QUEBRAR: A TEMÁTICA ECONÔMICA DO FILME É BASEADA NA BUSCA DE NOVOS INVESTIDORES NA BOLSA DE VALORES, A CONTRATAÇÃO DE SEGURADORAS PARA QUE NÃO EXISTAM PERCAS SIGNIFICATIVAS E O CONGELAMENTO DO MERCADO IMOBILIÁRIO.
-PARADISE NOW: ABORDA NA PARTE DA CULTURA ISLÂMICA, LOCALIZADA NA ÁREA DE CONFLITOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS-CULTURAIS, O PENSAMENTO DOS HOMENS-BOMBA, VISTO A PARTIR DA SUA SOCIEDADE, QUE SE CHAMA RELATIVISMO CULTURAL (OS VALORES DE SUA PROPRIA INTEGRIDADE SOCIAL).
-A DAMA DE FERRO: EM UMA ESPÉCIE DE DOUTRINA ECONÔMICA QUE PREGA A MENOR INTERVENÇÃO POSSÍVEL DO ESTADO NA ECONOMIA, O QUE RESULTARIA NUMA TOTAL LIBERDADE DE MERCADO, E TEORICAMENTE, NUMA MELHOR ORGANIZAÇÃO SOCIAL, ESTÁ REGIDA, CONFORME PRESSUPOSTO, PELAS MESMAS NORMAS QUE REGULAM A ECONOMIA, UTILIZANDO O NEOLIBERALISMO, MODELO NO QUAL O ESTADO SE TORNA O RESPONSÁVEL PELA PROTEÇÃO E PROMOÇÃO SOCIAL, E PELA ORGANIZAÇÃO DA ECONOMICA.
-HANS STADEN: SIM, O ALEMAO VEIO À MANDO DA COROA ALEMÃ PARA EXPLORAR AS RIQUESAS EXISTENTENTES NO LOCAL, MAIS CHEGANDO LA, VIU QUE ERAM TOTALMENTES DIFERENTES, ELES NÃO POSSUIAM RIQUESAS, VIVIAM EM TRIBOS QUE ADORAVAM DEUSES E QUE CONSIDERANVAM O DEUS DE “HANS”, UMA IMUNDÍSSE!
-QUILOMBO: ATIVIDADES AGRÍCOLAS DEVIDO AO SOLO FÉRTIL, CRIAÇÃO DE ANIMAIS, A CAÇA, A PESCA E A MONOCULTURA DO AÇUCAR, A PRODUÇÃO EXCEDENTE ERA COMERCIALIZADA COM OS HABITANTES DAS ÁREAS PRÓXIMAS, NA BASE DO ESCAMBO. ASSIM, OS QUILOMBOS PODIAM-SE ABASTECER DE ARTIGOS, COMO ARMAS, MUNIÇÃO E SAL.
4. QUE OUTROS FILMES VOCÊS LEMBRARAM AO ASSISTIR?
ALUNO 1:
-HANS STADEN: LEMBRA O FILME “TAPETE VERMELHO” DE ROSA NOPOMUCENO 2006, DEVIDO A CRENÇA POPULAR.
ALUNO 2:
-A DAMA DE FERRO: LEMBRA O FILME “CENTRAL DO BRASIL’’, COM FERNANDA MONTENEGRO DE 1998.
...