TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DESENVOLVIMENTO MINEIRO

Por:   •  27/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 3

O Trabalho de Conclusão de Curso do Alailson Aires da Silva analisou a eficácia da aplicação de geomembrana no talude de contenção da barragem de rejeito na mineração. Este trabalho foi realizado através de revisão bibliográfica por meio de pesquisas em artigos científicos e algumas literatura.

Com os testes realizados nessa pesquisa foi possível identificar que a geomembrana tem uma atuação satisfatória em reduzir a percolação de agua e a taxa de poro pressão pelo maciço deixando a estrutura mais estável.

Foi apresentado características e métodos para a construção de uma barragem de rejeito utilizando a geomembrana. O trabalho em questão aborda todos os principais tipos de geossintéticos, mostrando suas características e aplicações na construção de estruturas de contenção de barragem.

A utilização de geossintéticos, nos últimos anos teve um crescimento elevado, vem despertados os olhares do mundo acadêmico, pois os materiais em questão possuem características particulares e diferenciadas em relação aos materiais geossintéticos tradicionais.

Muitos estudos e experimentos já foram executados para verificar a eficácia do uso de geomembrana de polietileno de alta densidade (PEAD), e com analise após a aplicação do uso do geossintético é possível afirmar que houve uma redução significativa da taxa de percolação no interior do maciço da barragem. A geomembrana aumenta o caminho de percolação na fundação da barragem, desta forma apresentando menores cargas de pressão.

Após todo esse estudo de referencia, o autor executou um modelo em escala reduzida, construindo um barramento com instalação do material geossintético no talude de montante para analisar a sua eficiência.

Este trabalho é de grande importância para pesquisadores e engenheiros da área, pois se trata de um estudo que mostra a eficiência na redução de custos e na preservação do meio ambiente.

A legislação ambiental tem um rigor excepcional quando se trata de controle de qualidade do efluente, liquido derivado do beneficiamento mineral, pois cada vez mais os projetos tem sido executados semelhante aos desenvolvidos para estruturas de contenção de agua. Compete ao Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM, no âmbito de suas atribuições, fiscalizar a pesquisa e a lavra para o aproveitamento mineral, bem como as estruturas decorrentes destas atividades, nos Títulos Minerários, concedidos por ela e pelo Ministério de Minas e Energia. Todavia com a promulgação da Lei Nº 12.334, de 20 de setembro de 2010, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens destinadas à acumulação de água para quaisquer usos, à disposição final ou temporária de rejeitos e à acumulação de resíduos industriais e cria o Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens, esta Autarquia assume também a atribuição de fiscalizar a implementação dos Planos de Segurança das barragens de mineração a serem elaborados pelos empreendedores, conforme previsto na referida Lei.

Agência Nacional de Águas (ANA) publicou em 2015 um manual do empreendedor, contendo um guia para construção de barragens. Este guia mostra que os materiais para filtros (no caso do TCC em questão: Areia), devem respeitar as disposições do projeto e as especificações técnicas, a saber:

  • Tem que possuir composição mineralógica que confira conveniente resistência à alteração e ao armazenamento.
  • Ter as composições granulométricas especificadas (após colocação e compactação acompanhada de umedecimento abundante).

Neste Manual diz ainda que os materiais a serem utilizados na construção (no caso do TCC em questão: geomembrana PEAD), devem satisfazer as exigências do projeto e respeitar as propriedades, definidas nas especificações técnicas e normas técnicas aplicáveis, de acordo com os ensaios laboratoriais de caracterização. As origens dos materiais devem ser indicados e as áreas de estocagem devem ser definida, de forma adequada, atendendo, também, os aspectos ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com