Recebimento de materiais na construçao civil
Por: Natany Marques • 18/10/2017 • Monografia • 3.719 Palavras (15 Páginas) • 418 Visualizações
IFGOIANO – CÂMPUS RIO VERDE[pic 1][pic 2]
FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I
Recebimento de Agregados e Aglomerantes na Obra
DISCENTES: Matheus Paiva Faustino
Morgana Muniz
Natany Silvério Marques
Osmar Amaro Rocha
DOCENTE: Prof. Dr. Bacus de Oliveira Nahime
RIO VERDE – GO
Abril, 2017
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA GOIANO – CAMPUS RIO VERDE
ENGENHARIA CIVIL
Recebimento de Agregados e Aglomerantes na Obra
Matheus Paiva Faustino
Morgana Muniz
Natany Silvério Marques
Osmar Amaro Rocha
[pic 3]
Rio Verde, GO
Abril, 2017
RESUMO
Nesta monografia vamos falar sobre o recebimento de agregados e aglomerantes na construção civil, estabelecimento da sistemática para a recepção de materiais em obra, verificação dos requisitos estabelecidos, os meios utilizados para a identificação. O tema foi escolhido pelo professor Bacus de Oliveira Nahime na matéria Materiais de Construção I. O trabalho foi elaborado por meio de pesquisas em livros, artigos e monografias feitas por outras universidades finalizando um aproveitamento no conhecimento da recepção de vários materiais na obra.
Palavras chave: Recebimento, Materiais, Construção Civil.
ABSTRACT[pic 4]
In this monograph we will talk about the reception of aggregates and binders in civil construction, establishment of systematic for the reception of materials on site, verification of established requirements, the means used for identification. The subject was chosen by Professor Bacus de Oliveira Nahime in the field of Construction Materials I. The work was elaborated by means of researches in books, articles and monographs made by other universities finalizing a use in the knowledge of the reception of several materials in the work.
Keywords: Receiving, Materials, Civil Construction.
[pic 5]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
1.1 Agregados 5
1.2. Aglomerantes 6
1.3 Recebimento de Agregados e Aglomerantes na obra 6
2 DESENVOLVIMENTO 7
2.1 Aquisição (compras) 7
2.2 Recebimento de Agregados e Aglomerantes 8
2.3 Recebimento de Agregados 10
2.3.1 Areia 10
2.3.2. Brita 12
2.4 Recebimento de Aglomerantes 13
2.4.1 Cimento Portland 13
2.4.2 Cal hidratada 14
2.4.3 Gesso 14
2.5 Recebimento do Concreto Usinado 14
1 INTRODUÇÃO
1.1 Agregados
Podemos definir agregado como um material granular, inerte, com dimensões e propriedades adequadas e isentos de impurezas prejudiciais. Os agregados têm propriedades adequadas para uso em obras na área de engenharia civil. A sua origem, densidade e o tamanho dos fragmentos é o que classificam e subdividem eles. Por exemplo, se usarmos a densidade para essa divisão, existem agregados leves (vermiculita), agregados normais (brita, areia, cascalho...) e agregados pesados (barita, magnetita...). São classificados também como agregado miúdo: areia de origem natural, cujos grãos passam pela peneira ABNT de 4,8 mm e ficam retidos na peneira ABNT 0,075 mm e agregado graúdo: pedregulho natural, cujos grãos passam pela peneira ABNT 152 mm e ficam retidos na peneira ABNT 4,8 mm. Juntamente podem ser resultantes do britamento de rochas estáveis.
Figura 1
[pic 6]
Fonte : http://www.netsabe.com.br/areia-porto-de-areia-sao-judas
1.2. Aglomerantes
Aglomerante é o material ligante, cuja principal função é formar uma pasta que promove a união entre os grãos do agregado. São utilizados na obtenção das argamassas e concretos, na forma da própria pasta e também na confecção de natas. As pastas são, portanto, misturas de aglomerante com água, podem ser utilizadas nos rejuntamentos de azulejos e ladrilhos. As natas são pastas preparadas com excesso de água, as natas de cal são utilizadas em pintura e as de cimento são usadas sobre argamassas para obtenção de superfícies lisas.
Figura 2
[pic 7]
Fonte: http://professoralucianekawa.blogspot.com.br/2014/07/os-aglomerantes.html
1.3 Recebimento de Agregados e Aglomerantes na obra
O recebimento é a atividade média entre as tarefas de compra e pagamento ao fornecedor, sendo de sua responsabilidade a conferência dos materiais destinados à empresa. A função básica do recebimento de materiais é proporcionar que o produto entregue esteja em correspondência com as especificações constantes no pedido de compra.
A recepção do material, compreende desde a entrega pelo fornecedor até a entrada nos estoques. A função de recebimento de materiais compõe um sistema global integrado com as áreas de contabilidade, compras e transportes e é caracterizada como uma ligação entre o atendimento do pedido pelo fornecedor e os estoques físico e contábil. O recebimento compreende quatro fases: Entrada de materiais, conferência quantitativa, conferência qualitativa e regularização.
As atribuições do recebimento são organizar e verificar as atividades de recebimento e ressarcir materiais, averiguar a documentação recebida, examinar se a compra foi sucedida, monitorar os volumes declarados na nota fiscal e no manifesto de transporte com os volumes a serem verdadeiramente recebidos, permitir a conferência visual, verificando a embalagem quanto a possíveis danos na carga transportada e, se for o caso, apontando as correções nos respectivos documentos, proceder a conferência quantitativa e qualitativa dos materiais recebidos, decidir pela recusa, aceite ou devolução.
...