Recursos Humanos
Artigos Científicos: Recursos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jo35 • 2/10/2013 • 1.146 Palavras (5 Páginas) • 508 Visualizações
Estamos vivenciando um período no qual a autonomia do funcionário é valorizada, cada vez mais os executivos estão delegando funções, e os funcionários, por sua vez, passam a ter maior responsabilidade sobre seu trabalho e sobre suas decisões. (accioly p.49)
Os primeiros estudos voltados para diminuir os esforços e melhorar a capacidade produtiva foram desenvolvidos por Frederick Taylor no final do século XIX.
Há muitos anos empresas multinacionais se espalharam pelo mundo (fusões e aquisições, criação de unidades em outros países) com processos de reforma e tecnologia aprimorada, sistema de gestão eficaz, acesso a recurso financeiro, competência, rede de fornecedores e distribuição.
Essas empresas trazem inovação e progresso. A imagem das empresas multinacionais está relacionada, sobretudo ao seu grande porte, contam em geral, com diversas instalações em seus países de origem e em vários outros países do mundo.
Atualmente algumas dessas multinacionais exemplos: Ibm,Totvs, Promon,Atet,BtglobalService,Cisco,DELL,Dupont,Ernest&Young,HP,IBM,Marry,Linch,Merck,Natura,Nortel,Polycom,Semco,Serpro,Shell,SonicWall,Symantec, Telejob,Ticket(G.Accor). Tem adotado para os seus trabalhadores a flexibilidade de horário, é através de mecanismos digitais (softwares), eletrônicos (computadores) e de comunicação (telefone, fax, até Skype) que o empregado apresenta o seu trabalho e a sua produtividade, para eles isso é investir em inovação é dar liberdade para o funcionário controlar o seu horário traz benefícios, maior produtividade, traz equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho. Na verdade todos se beneficiam a empresa, o funcionário, a família, a comunidade e o meio ambiente.
As empresas acreditam que isso traz um equilíbrio saudável entre vida particular e trabalho, deixando o funcionário mais motivado. ‘’Estamos na época da globalização, competitividade, avanços tecnológicos, inovação, qualidade, capital intelectual, trabalho colaborativo, lucratividade’’ e etc. (koetz p.77).
A globalização leva á maior competição, tanto entre as empresas como entre as nações, e isso facilita o combate á inflação.
Trabalhar em uma empresa com flexibilidade de horário é ter suas necessidades de estima atendida relacionadas com o amor-próprio: autoconfiança, realização, competência, conhecimento e independência. Relacionadas com a própria reputação: status, reconhecimento, aprovação e respeito.
A flexibilidade de horário traz satisfação para o funcionário e influencia na qualidade/produtividade/serviço. A tendência de um funcionário satisfeito é trazer mais lucro a empresa, mesmo que a empresa gaste indiretamente um pouco mais com ele.
Cada vez que entramos em uma empresa temos sonhos de autoestima e autorrealização Realização do próprio potencial, autodesenvolvimento contínuo.
Para as empresas essa flexibilidade trouxe. Responsabilidade, identificação de si mesmo, limitações e potencialidade ajudam a criar metas e melhora suas escolhas na vida. Através de resultados positivos o profissional com essa flexibilidade é mais autônomo, tem metas e processos bem definidos.
Como beneficio temos:
• Qualidade e confiabilidade nas entregas aumentando o grau de satisfação do cliente.
• Surgimento de lideres fazendo com que a empresa possa assumir novos projetos.
• Flexibilidade para lidar com imprevistos.
• Capacidade de aprendizagem e desenvolvimento pessoal para estar disposto a iniciar novas tarefas e buscar novos enfoques para as ações realizadas no trabalho.
• Iniciativa para tornar reais as boas ideias e agir com inovação.
• Aumento da participação no mercado e da lucratividade da empresa.
O ambiente externo (mercado) exerce domínio por meio da pressão da concorrência e da vontade dos clientes em termo de produtos e serviços.
Para uma empresa trabalhar com essa flexibilidade tem que haver: planejamento, organização, direção, controle essa opção tem que ser acompanhada pela supervisão de bons lideres independente do cargo (alta qualificação), pois o funcionário tem que ter responsabilidade, disciplina, honestidade, caráter. Pra poder apresentar resultados positivos mesmo no ambiente externo.
• Planejamento
Grau de risco que pode ou não ser assumido.
Horizonte temporal do planejamento (orientação para curto ou longo prazo).
• Organização nível de autonomia dos trabalhadores.
Grau de interação interdepartamental.
Grau de rigidez das estruturas organizacionais.
• Direção
Estilos de liderança apropriados.
Estímulo ao conflito construtivo ou procura de consensos.
Grau de preocupação com
...