Recursos Humanos
Casos: Recursos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anapaulla10 • 11/5/2014 • 1.215 Palavras (5 Páginas) • 323 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
Centro de Educação à Distância
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTAO DE RECURSOS HUMANOS
Professor: Mônica Satadane
Educação Corporativa
Tutor
Novembro/2013
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
ANTIGO MODELO E MODELO MODERNO
COMPETENCIA DOS FUNCIONÁRIOS
VANTAGENS E DESVANTAGENS
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
Educação Corporativa
INTRODUÇÃO
Educação Corporativa, que alguns chamam de educação empresarial, é a aquisição da competência em empreender um forte processo de aprendizagem e gestão do conhecimento, de acordo com a visão e missão da instituição.
Na Educação Corporativa temos os seguintes objetivos: desenvolver competências essenciais para o sucesso da empreitada, desenvolver a prática das atividades, alicerçar crenças e valores da instituição, enfatizar a cultura empresarial, desenvolver a cidadania para o sucesso da instituição.
A Missão da Educação Corporativa é “Formar e desenvolver talentos humanos na Gestão dos Negócios, por meio da aprendizagem e gestão do conhecimento organizacional, com foco na competitividade”. A aprendizagem pode ser tanto específica quanto organizacional, mas sempre funcional e continuada. Tanto a aprendizagem quanto a gestão do conhecimento precisam ser eficientes para não haver desperdício do recurso mais precioso, que é o tempo. Na Educação Corporativa a visão dos objetivos e as metas a serem alcançadas devem ser compartilhadas.
No sistema de Educação Corporativa o desenvolvimento de competências se dá através do desenvolvimento do conhecimento, habilidades e atitudes. O conhecimento será desenvolvido por meio da compreensão de conceitos e técnicas, que gera o saber. A habilidade é proporcionada pela aptidão e capacidade de realizar, que gera o poder. A atitude se configura na postura e modo de agir, que culmina no querer. A aplicação desses três eixos associados determina a competência.
A competência na educação corporativa se estabelece também através de princípios de sucesso: parceria, sustentabilidade, conectividade, disponibilidade, cidadania, competitividade. As competências assim formatadas propiciam um saber agir responsável, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos e habilidades, que acrescentam valor à organização e valor social ao indivíduo.
Através da Educação Corporativa há o estimulo da aprendizagem que favorece o autodesenvolvimento, a formação de lideranças eficazes e a disseminação da cultura. Com isso, é possível difundir o conceito de que o capital intelectual é o diferencial nas organizações, despertando a aptidão para o aprendizado.
A aquisição de conceitos necessários depende basicamente de uma revolução no sistema de educação e na transmissão e criação de informação. A referência dessa transformação é explicitada em ações voltadas para o acesso à qualidade da educação básica e à visão de oportunidades para o desenvolvimento de um sistema de educação contínuo, flexível e de excelência na qualidade. Lembrando sempre que conhecimento não é armazenamento, não é coleção, mas, é conexão entre saberes e pessoas.
PARALELO ENTRE O ANTIGO MODELO UTILIZADO PELAS EMPRESAS E O MODELO MODERNO
No passado as organizações tinham receio de agir quanto a treinamento e desenvolvimento. E normalmente focavam somente nos treinamentos, e nos técnicos. Era fornecido conhecimento técnico e de forma singular. Acreditava-se que os detentores de conhecimento somente poderiam ser os donos, lideres...
Oferecer treinamento comportamental ao funcionário não era apropriado. Como o tempo as organizações foram mudando, evoluindo e deixando para traz a idéia de retenção e domínio. Hoje investem pesado em treinamento comportamental, funcional e aberto, porque o paradigma que o funcionário técnico era essencial foi ultrapassado e começa a ser valorizada a pessoa com habilidades mais amplas, com poder de resiliência, de comunicação e crescimento.
Modelo de treinamento conceito passado e atual
Modelo do passado Modelo Atual
Habilidades técnicas Habilidades comportamentais
Treinamento limitado a função Conhecimento amplo
Focado para lideres Focado a toda organização
Tecnologia limitada Tecnologia sem restrições
COMPETÊNCIAS DOS FUNCIONÁRIOS PARA ADEQUAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO
Nos dias de hoje, em termos globais, a maioria das empresas valoriza um conjunto de competências que vão além das competências técnicas, mas essencialmente ao nível pessoal e social. Portanto, necessita-se de evolução em nível pessoal
• Flexibilidade
O ato de ser flexível. Na possibilidade de trocar de função ver como ponto positivo. Se tornar flexível as situações.
• Relacionamento interpessoal
Vivemos
...