Recursos Humanos
Ensaios: Recursos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jeferson_d_alves • 7/9/2014 • 2.004 Palavras (9 Páginas) • 258 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ........................................................................................................4
2. JUSTIFICATIVA ......................................................................................................5
3. TEXTO NARRATIVO ..............................................................................................6
4. TEXTO DESCRITIVO ............................................................................................7
5. TEXTO DISSERTATIVO .......................................................................................10
6. CONCLSÃO ..........................................................................................................12
7. REFERÊNCIAS .....................................................................................................13
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordamos as diferenças formas de texto Narrativo, Descritivo e Dissertativo.
Texto narrativo: Tipo textual em que se conta fatos reais, que ocorreram num determinado tempo e lugar, envolvendo personagens e um narrador. Refere-se a objeto do mundo real ou fictício. Há uma relação de anterioridade e posterioridade. Estamos cercados de narrações desde as que nos contam histórias infantis, até mesmo piadas do cotidiano.
Texto descritivo: Um texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora. Numa abordagem mais abstrata, pode-se até descrever sensações ou sentimentos. Não há relação de anterioridade e posterioridade. É fazer uma descrição minuciosa do objeto ou do personagem a que o texto se Pega. Nessa espécie textual as coisas acontecem ao mesmo tempo.
Texto dissertativo: A dissertação é um texto que analisa, interpreta, explica e avalia dados da realidade. Esse gênero textual requer reflexão, pois as opiniões sobre os fatos e a postura crítica em relação ao que se discute; têm grande importância.
O texto dissertativo é temático, pois trata de análises e interpretações; o tempo explorado é o presente no seu valor atemporal; é constituído por uma introdução onde o assunto a ser discutido é apresentado, seguido por uma argumentação que caracteriza o ponto de vista do autor sobre o assunto em evidência.
Nesse tipo de texto a expressão das ideias, valores, crenças são claras, evidentes, pois é um tipo de texto que propõe a reflexão, o debate de ideias. A linguagem explorada é a denotativa, embora o uso da conotação possa marcar um estilo pessoal. A objetividade é um fator importante, pois dá ao texto um valor universal, por isso geralmente o enunciador não aparece porque o mais importante é o assunto em questão e não quem fala dele. A ausência do emissor é importante para que a ideia defendida torne algo partilhado entre muitas pessoas, sendo admitido o emprego da 1ª pessoa do plural - nós-, pois esse não descaracteriza o discurso dissertativo.
2. JUSTIFICATIVA
Em base dos princípios da comunicação empresarial da Universidade Paulista; apresentado em sala de aula existem várias formas e tipo de linguagem, neste trabalho abordamos três tipos de texto: Narrativo, Descritivo e Dissertativo junto com seus exemplos para cada texto apresentado.
3. TEXTO NARRATIVO:
A narração consiste em arranjar uma sequência de fatos na qual os personagens se movimentam num determinado espaço à medida que o tempo passa. O texto narrativo é baseado na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito. Seus elementos são: narrador, enredo, personagens, espaço e tempo. Dessa forma, o texto narrativo apresenta uma determinada estrutura: Esquematizando temos:
- Apresentação;
- Complicação ou desenvolvimento;
- Clímax;
- Desfecho.
PROTAGONISTAS E ANTAGONISTAS:
A narrativa é centrada num conflito vivido pelos personagens. Diante disso, a importância dos personagens na construção do texto é evidente. Podemos dizer que existe um protagonista (personagem principal) e um antagonista (personagem que atua contra o protagonista, impedindo-o de alcançar seus objetivos). Há também os adjuvantes ou coadjuvantes, esses são personagens secundários que também exercem papéis fundamentais na história. Narração e Narratividade: Em nosso cotidiano encontramos textos narrativos; contamos e ou ouvimos histórias o tempo todo. Mas os textos que não pertencem ao campo da ficção não são considerados narração, pois essas não têm como objetivo envolver o leitor pela trama, pelo conflito. Podemos dizer que nesses relatos há narratividade, que quer dizer, o modo de ser da narração. Os Elementos da Narrativa: Os elementos que compõem a narrativa são:
- Foco narrativo (1º e 3º pessoa);
- Personagens (protagonista, antagonista e coadjuvante);
- Narrador (narrador- personagem, narrador-observador).
-
...