Recursos Humanos
Artigos Científicos: Recursos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sidu • 10/9/2013 • 939 Palavras (4 Páginas) • 398 Visualizações
Atualmente vive se diante de incertezas e turbulências no mercado de trabalho, e essa complexidade no senário empresarial exigem das empresas a busca cada vez mais incessante de ferramentas adequadas para a gestão empresarial. É ai que entra o planejamento estratégico, que é uma dessas ferramentas. Na competitividade existente entre as empresas, uma importante condição para sua sobrevivência está ligada á clara definição de seus objetivos e planejamentos antecipados das atitudes a serem tomadas, determinando os possíveis caminhos para atingir tais objetivos.
Justifica-se a elaboração do projeto também pela preocupação que os sócios sentem em garantir a qualidade no atendimento do seu público, tendo dessa forma a sua satisfação e uma empresa saudável.
Na área de construção civil, assim como acontece com empresa dos mais variados ramos, as informações são trocadas e relações acontecem com várias organizações inseridas no seu ambiente externo, seja essa, empresas concorrentes, bem como fornecedores, sindicatos, etc.,dessa forma se torna totalmente arriscado os seus gerentes administrarem a sua empresa como se ela fosse independente, com pensamento monopolista, e sim, devem administrar mutuamente, tanto por questão de competitividade ou pela própria sobrevivência.
É fundamental que a empresa diversifique suas atividades e os engenheiros
proprietários, como empreendedores que são, estão atentos as mudanças e variações no mercado da construção civil. As informações devem vir de todos os segmentos possíveis, porque pensa-se globalmente embora se viva localmente.
A realidade da empresa mesmo sendo local sofre as influências dos mercados nacionais e até internacionais. Com a implementação de programas sociais que visam à construção civil para classes C e D, seguramente haverá em um futuro próximo situações de perícias. É perfeitamente plausível se pensar que o aumento quantitativo acelerado de moradias populares, haja um incremento
significativo nas patologias de construções.
Planejamento Estratégico
Deve-se administrar com visão sistêmica, permitindo que todos colaboradores, tanto no ambiente interno, quanto no externo, exerçam suas funções trocando informações entre si.
Exercendo a visão sistêmica, involuntariamente, ou não, já está se praticando o Planejamento Estratégico.
O Planejamento pode ser compreendido em sua essência a partir de quatro visões distintas, porém complementares: a visão globalística ou sistêmica;
participativa; empreendedora ou inovadora; e humanística. O ponto chave da questão das quatro visões acima citadas, é que distintas de nada valem.
Não adianta ter na organização pessoas que enxergam de forma global, que estão por dentro dos acontecimentos, atualizadas, se elas guardarem pra si e não participarem, não existir um envolvimento.
As empresas não sobrevivem eternamente se ficarem na mesmice, é preciso
inovar, ousar, a visão empreendedora precisa estar na mente dos Gestores, precisam ter sempre esses espíritos e conseguindo unir esse espírito de inovação juntamente com um lado mais humano, saber lidar com pessoas, com os colaboradores, clientes, fornecedores,etc... se completariam as quatro visões que se complementam possibilitando a elaboração de um Planejamento Estratégico de sucesso.
Conhecendo o mercado em que estiver inserida a empresa, as oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos da empresa devem-se criar as ações estratégicas e para isso precisa-se definir objetivos e metas.
Planejamento Estratégico como determina para onde a empresa deve dirigir seus esforços. E meta como passos ou etapas, perfeitamente quantificados e com prazos para alcançar os desafios e objetivos. As metas são decomposições dos objetivos ao longo do tempo.
Modelo de Planejamento Estratégico para o crescimento da empresa
- Diagnostico estratégico
- Fazer um planejamento
- Declaração de Valores
- Missão
- Visão – Fatores Críticos de Sucesso
...