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Redes Neuronais

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Por:   •  31/3/2014  •  6.347 Palavras (26 Páginas)  •  408 Visualizações

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Definição

Redes neuronais (português europeu) ou redes neurais (português brasileiro) (mais propriamente, redes neurais artificiais) são sistemas computacionais estruturados numa aproximação à computação baseada em ligações. Nós simples (ou neurões, neurônios, processadores ou unidades) são interligados para formar uma rede de nós - daí o termo rede neuronal. A inspiração original para essa técnica advém do exame das estruturas do cérebro, em particular do exame de neurônios. A propriedade mais importante das redes neurais é a habilidade de aprender de seu ambiente e com isso melhorar seu desempenho.

Isso é feito através de um processo iterativo de ajustes aplicado aos seus pesos, o treino.

A aprendizagem ocorre quando a rede neural atinge uma solução generalizada para uma classe de problemas.

Denomina-se algoritmo de aprendizagem a um conjunto de regras bem definidas para a solução de um problema de aprendizagem. Outro factor importante é a maneira pela qual uma rede neural se relaciona com o ambiente. Nesse contexto existem os seguintes paradigmas de aprendizagem:

Aprendizagem Supervisionado, quando é utilizado um agente externo que indica à rede a resposta desejada para o padrão de entrada;

Aprendizado Não Supervisionado (auto-organização), quando não existe uma agente externo indicando a resposta desejada para os padrões de entrada;

Reforço, quando um crítico externo avalia a resposta fornecida pela rede.

• Aplicações:

Reconhecimento Automático de Alvos; Reconhecimento de Caracteres; Robótica; Diagnóstico Médico; Sensoriamento Remoto; Processamento de Voz; Biometria.

Histórico[editar | editar código-fonte]

As primeiras informações sobre neurocomputação surgiram em 1943, em artigos do neuroanatomista e psiquiatra Warren McCulloch, do Instituto Tecnológico de Massachusetts, e domatemático Walter Pitts, da Universidade de Illinois. Os autores fizeram uma analogia entre células nervosas vivas e o processo eletrônico, em um trabalho publicado sobre "neurônios formais"; simulando o comportamento do neurônio natural, no qual o neurônio possuía apenas uma saída, que era uma função da soma de valor de suas diversas entradas. O trabalho consistia num modelo de resistores variáveis e amplificadores, representando conexões sinápticas de um neurônio biológico.

Década de 1940[editar | editar código-fonte]

Possivelmente uma das publicações mais significativas, formulada por von Neumann, foi The General and Logical Theory of Automata, no final da década de 1940.

Talvez a mais remota influência (no inicio do século XIX), foi a do "Pato de Vaucanson", um autômato em forma de pato com centenas de peças e que além de grasnar, comia, bebia, digeria e nadava. Não esquecendo de mencionar também a máquina de Turing (1936). O resultado do autômato de Turing influenciou von Neumann, e o levou a perceber que os seres vivos estavam de fato entre as máquinas que a máquina de Turing poderia emular. Na sua obra, (arquitetura de von Neumann), ele fez uma analogia entre os órgãos e as partes de um computador, entre portas lógicas, circuitos e neurônios.1

O livro Cybernetics de Wiener publicado em 1948 descreve alguns conceitos sobre controle, comunicação e processamento estatístico de sinais. Em 1961 foi adicionado na segunda edição do livro material sobre aprendizagem e auto-organização. Em ambas as edições desse livro o Capítulo 2 traz o compreendimento do significado físico da mecânica estatística no contexto desse assunto segundo Wiener, mas quem conseguiu terminar a ligação entre a mecânica estatística e os sistemas de aprendizagem foi Hopfield mais de 30 anos depois.2

Em 1949 Hebb introduziu a capacidade de aprender através de seu livro "The Organization of Behavior". Hebb descreveu um sistema de aprendizado por correlação dos neurônios que acabou dando origem a Regra de Aprendizagem de Hebb e essa teoria é comumente evocada para explicar alguns tipos de aprendizagem associativos no qual a ativação simultânea de células leva a um crescimento pronunciado na força sináptica. Tal aprendizado é conhecido como aprendizagem hebbiana.3

Década de 1950[editar | editar código-fonte]

Em 1951, foi construído o primeiro neuro computador denominado Snark, por Mavin Minsky. O Snark operava com sucesso a partir de um ponto de partida técnico, ajustando seus pesos automaticamente, entretanto, ele nunca executou qualquer função de processamento de informação interessante, mas serviu de inspiração para as idéias de estruturas que o sucederam.

O livro de Ashby (Design for a Brain: The Origin of Adaptive Behavior) que foi publicado em 1952 trata do conhecimento básico de que o comportamento adaptativo não nasce com o indivíduo, mas sim é aprendido, e que através da aprendizagem o animal (sistema) normalmente muda seu comportamento para melhor. São enfatizados neste livro os aspectos dinâmicos do organismo vivo como uma máquina e o conceito correlacionado de estabilidade.

Gabor, um dos pioneiros da teoria da comunicação e o inventor da holografia, propôs em 1954 a idéia de um filtro adaptativo não linear. Com a ajuda de colaboradores, Gabor construiu uma máquina que alimentada com amostras de um processo estocástico, mais a função-alvo que a máquina deveria produzir, realizava a aprendizagem.

Em 1954-1955, Cragg e Tamperley observaram que os átomos em uma rede têm seus spins apontando "para cima" ou "para baixo", assim como os neurônios podem ser "disparados" (ativados) ou "não disparados" (quiescentes).4

Em 1956 no Darthmouth College nasceram os dois paradigmas da Inteligência Artificial, a simbólica e o conexionista. A Inteligência Artificial Simbólica tenta simular o comportamento inteligente humano desconsiderando os mecanismos responsáveis por tal. Já a Inteligência Artificial Conexionista acredita que construíndo-se um sistema que simule a estrutura do cérebro, este sistema apresentará inteligência, ou seja, será capaz de aprender, assimilar, errar e aprender com seus erros. O livro de Hebb tem sido uma fonte de inspiração para o desenvolvimento de modelos computaconais de sistema adaptativos e de aprendizagem. O artigo de Rochester, Holland, Haibt e Duda (1956) talvez seja a primeira tentativa de usar simulação computacional para testar uma teoria neural bem-formulada com base no postulado de aprendizagem de Hebb (que a

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