Redutor para unidade de bombeio mecanico
Por: Eriky Fonseca • 13/12/2015 • Trabalho acadêmico • 6.940 Palavras (28 Páginas) • 840 Visualizações
SUMÁRIO[pic 1]
1 INTRODUÇÃO............................................................................................................4
2 OBJETIVOS ................................................................................................................4
2.1 Objetivos Gerais ............................................................................................ 4
2.2 Objetivos específicos ......................................................................................4
3 DEFINIÇÃO DO PROJÉTO......................................................................................5
4 PROJÉTO CONCEITUAL E PRELIMINAR................................................................6
4.1 Seleção do motor ............................................................................................7
4.2 Seleção das engrenagens ................................................................................8
4.3 Seleção dos material......................................................................................10
4.4 Rolamentos....................................................................................................10
5 MEMORIAL DE CÁLCULOS .................................................................................11
6 CONCLUSÃO.............................................................................................................56
7 REFERÊNCIAS..........................................................................................................56
8 ANEXOS......................................................................................................................57
INTRODUÇÃO
O Bombeio Mecânico é o método de elevação artificial de petróleo mais popular do mundo e o mais utilizado no Brasil. No Brasil, este método é aplicado apenas nos campos de produção terrestres e respondem por cerca de 8 % da produção total de óleo, utilizando algo em torno de 70 % do total de poços produtores. Num sistema de bombeio mecânico, a elevação de fluido resulta do funcionamento de uma bomba alternativa de simples efeito, instalada no fundo do poço. O movimento alternativo é produzido na superfície por uma unidade de bombeio e transmitido ao pistão da bomba de fundo por uma coluna de hastes, o qual, com isto, consegue elevar uma determinada quantidade de fluido para a superfície.
Um redutor não somente para uma unidade de bombeio mecânico, possibilita através de sistemas de transmissão, elevar o torque de um motor em troca da redução de sua rotação durante as etapas de transmissão. Portanto, o seu eixo de saida para o equipamento alcançará o torque necessário para a realização do trabalho.
2. OBJETIVOS
2.1. Objetivo Geral
Dimensionar um redutor com o auxílio de um motor elétrico para a elevação do petróleo a superfície através de uma unidade de bombeio.
2.2. Objetivos Específicos
- Entender o funcionamento de um redutor;
- Adquirir experiência em relação à resolução de problemas de engenharia;
- Conhecer catálogos de empresas;
- Saber escolher os melhores equipamentos para futuros projetos.
3. DEFINIÇÃO DO PROJÉTO
Segundo Gelson (2010), o nome de uma unidade de bombeio mecânico (UB) deve ser indicado da seguinte maneira:
A – BBBB – CCC – DDD
onde:
A – Geometria da unidade ( C – convencional ; M – Mark II)
BBBB – Torque máximo em milhares de libras-força x polegada
CCC – Capacidade estrutural em centenas de libras-força
DDD – Curso máximo em polegadas.
Por exemplo, se o nome de uma UB é C-1824D-305-240, isto significa que esta UB é do tipo convencional, uma caixa redutora dupla com torque de 1.824.000 lbf-in, capacidade da haste polida de 30.500 lbs e um curso da haste de 240 in.
A unidade de bombeio (UB) selecionada para este trabalho é designada do tipo C-57-76-42 e foi escolhida a partir do catálogo da Lufkin, uma renomada fabricante americana de unidades de bombeio mecânico. A figura 1 abaixo esquematiza a unidade de bombeio C-57D-76-42, a qual foi selecionada neste projeto. Esta UB possui uma caixa redutora dupla, porém neste trabalho utilizaremos um redutor simples.
A escolha em projetar a menor unidade de bombeio mecânico surgio primeiramente devido a este trabalho ser o primeiro projeto de um redutor que o grupo faz, e também porque seria importante começar projetando pequenos equipamentos para se familiarizar com todas as etápas e análises necessárias que se deve fazer em um projeto, para depois começar a projetar equipamentos maiores ao longo das experiências adquiridas.
[pic 2]
[pic 3]Figura 1- Esquema da UB e suas diemssões.
4. PROJÉTO CONCEITUAL E PRELIMINAR
A tabéla abaixo mostra os detalhes para o projeto escolhido através do catálogo LUFKIN, empresa construtora de unidades de bombeio mecânico, entre outros.
Unidade de Bombeio C-57-76-42 | Torque Máximo (M) | Carga na Haste Polida (F) | Curso Máximo da Haste Polida (L) |
Unidade Inglesas | 57.000 lbf.in | 760 lbf | 42 in |
Sistema Internacional | 6.440,13 N.m | 3.380,65 N | 1,07 m |
Tabela 1: Dados da unidade de bombeio
De acordo Gelson (2010), um redutor de uma UB normalmente recebe uma rotação de entrada na faixa de 600 a 900 rpm do motor e reduz de 6 a 20 rpm. A rotação de saída depende das caracteristicas do poços, pois a velocidade da haste polida não pode ser muito alta, caso contrário pode haver um chicoteamento no cabresto no início do curso ascendente. O rotação de saída escolhida foi de 20 rpm.
...