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Regras para a construção de identificadores

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Por:   •  22/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.192 Palavras (5 Páginas)  •  377 Visualizações

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Constantes, variáveis e tipos

primitivos

Ao escrever aplicações (programas) precisamos, via de regra, referenciar valores. Para tal usamos

identificadores (nomes) aos quais são associados valores. Os identificadores são, então, utilizados em

operações. Um identificador representa sempre o último

valor a ele associado e não a série histórica de

valores associados. Ao associarmos um novo valor a um identificador, a associação anterior se desfaz.

Assim, o identificador em questão não pode mais ser utilizado para manipular o valor anteriormente

associ

ado.

Um identificador que pode ter a sua associação com um valor refeita zero ou mais vezes é chamado de

variável. Se uma variável não tiver ainda um valor associado, então dizemos que ela está indefinida. Ao

escrevermos uma aplicação podemos associar um v

alor a um identificador e especificar que tal

associação não pode mais ser desfeita. Neste caso dizemos que tal identificador representa uma constante.

Uma aplicação pode manipular valores de naturezas distintas tais como caracteres, inteiros e reais. O us

o

pretendido de uma variável deve ser declarado para orientar o compilador no processo de análise sintática

do "código fonte" (isto é, código escrito em uma linguagem de programação de alto nível de abstração) e

de geração de "código objeto" (isto é, códig

o em linguagem de máquina). A declaração de uso pretendido

se dá através da definição de um tipo para cada identificador utilizado para representar um valor. Um tipo

caracteriza o universo de valores válidos que podem ser associados a identificadores defin

idos como

sendo do tipo em questão.

Caracteres válidos em C

Letras

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z

Dígitos

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Símbolos

especiais

~ ! @ # % ^ &

* ( ) _

-

+ = |

\

{ } [ ] : ; " ' < > , . ? /

Regras para a construção de identificadores (exemplo:

_b3

)

Uma combinação de 1 a 31 letras, dígito ou

underscore

(

_

).

O primeiro caractere do identificador de uma variável precisa ser uma letra ou um

underscore

.

Nenhum espaço em branco é permitido em um identificador de variáve

l.

Nenhum caractere especial além do

underscore

é permitido em um identificador de variável.

Palavras reservadas utilizadas em C

Um palavra reservada tem um significado pré

-

determinado para o compilador e por esta razão não pode

ser utilizada como identifi

cador.

auto

double

int

struct

break

else

long

switch

case

enum

register

typedef

char

extern

return

union

const

float

short

unsigned

continue

for

signed

void

default

goto

sizeof

volatile

do

if

static

while

Regras para a construção de constantes inteiras (exemplo:

-

47

)

Uma constante inteira deve conter pelo menos um dígito.

Uma constante inteira não pode conter um ponto decimal.

Uma constante inteira pode ser positiva ou negativa.

Se não vier precedida por um sinal menos, então é considerada positiva.

O intervalo de inteiros para compiladores C que adotam dois bytes para um inteiro vai de

-

32768

a

...

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