Relatório Capacidade Térmica e Calor Específico
Por: carolprock • 3/8/2017 • Relatório de pesquisa • 1.361 Palavras (6 Páginas) • 1.890 Visualizações
Capacidade Térmica e Calor Específico
Caroline Rodrigues Prock¹
¹ Turma 19A do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária
16 de julho de 2017
Resumo
Este relatório visa proporcionar o conhecimento de Capacidade Térmica e de Calor específico, os quais permitem prever diversos aspectos de seu uso em aplicações do cotidiano. A capacidade térmica é proporcional à massa dos corpos. Essa proporcionalidade é definida por uma grandeza denominada calor específico (c), que é determinado pela razão constante entre a capacidade térmica e a massa de uma substância. O experimento em questão teve por objetivo obter a capacidade térmica de um calorímetro e o calor específico de sólidos.
1 Introdução
A capacidade térmica determina a quantidade calor que um corpo precisa receber para alterar sua temperatura em uma unidade. Cada corpo comporta-se de forma diferente ao receber uma determinada quantidade de calor, como exemplo, na praia a areia e a água do mar estão submetidas à mesma fonte de calor, o sol, mas a areia fica muito mais quente do que a água. Isso acontece porque a areia e a água possuem capacidades térmicas diferentes.
A capacidade térmica caracteriza o corpo, não a substância que o constitui. Essa grandeza é proporcional a massa dos corpos, ou seja, corpos iguais com massas diferentes possuem capacidades térmicas diferentes. Essa proporcionalidade é definida por uma grandeza denominada calor específico, que é determinado como sendo a capacidade térmica dividida pela massa do corpo.
Neste trabalho, a capacidade térmica de um calorímetro e o calor específico de sólidos foram determinados a partir de medições das temperaturas de equilíbrio da água e de um corpo de alumínio e de um de ferro presentes dentro em um calorímetro após o aquecimento.
2 Teoria
Calor pode ser definido como o trânsito de energia térmica de um corpo para outro. Quando dois corpos são colocados juntos e chegam a mesma temperatura, após um intervalo de tempo, dizemos que eles estão em equilíbrio térmico e a temperatura final é chamada temperatura de equilíbrio. [01]
A capacidade térmica de um corpo qualquer pode ser definida através da seguinte relação:
, onde (01)[pic 1]
- C é a capacidade térmica de um corpo qualquer;
- Q é a quantidade de calor do corpo, e Δt é a variação de temperatura do corpo.
A quantidade de calor trocado (cedida ou recebida) por um corpo é proporcional a sua massa, do material de que é constituído o corpo e da variação de temperatura que o corpo sofre. [01] Esta quantidade de calor é representada pela seguinte equação:
, onde (02)[pic 2]
- Q representa a quantidade de calor;
- m representa a massa do corpo;
- c é o calor específico do corpo, e
- Δt é a variação de temperatura sofrida pelo corpo.
Vale ressaltar que se o valor de Q for menor que zero, o corpo cede calor; se Q for maior que zero, o corpo ganha calor.
O equilíbrio térmico entre dois corpos ocorre quando suas temperaturas são iguais e quando os valores de Q recebido e Q cedido são iguais, em módulo. Com isso podemos escrever a seguinte relação: [01]
(03)[pic 3]
Através dessa relação é possível obter o valor do calor específico de um corpo sabendo o calor específico de outro corpo, utilizando relações matemáticas básicas.
No experimento realizado, essa relação foi utilizada para obter o calor específico de um calorímetro, objeto com isolação térmica utilizado para estudar as trocas de calor entre corpos de diferentes temperaturas, para posteriormente obter a capacidade térmica do mesmo. Em seguida, utilizou-se o mesmo calorímetro para determinar o calor específico de do alumínio, utilizando-se um pequeno cilindro de alumínio como corpo de prova.
mAF*cH2O*(TF-TIA) + C *( TF –TIA) =
-mAQ* cH2O *( TF -TIQ) onde: (04)
- mAF= massa de agua fria
- cH20= calor especifico da água
- TF= temperatura final (de equilíbrio)
- TIA= temperatura inicial água ambiente
- C=capacidade térmica do calorímetro
- MIQ=massa inicial de água quente
- TIQ=temperatura da água quente
mAF*cH2O*(TF-TIA) + C *( TF –TIA) =
-mB* cB *( TF -TB) onde: (05)
- MB=massa do bloco
- TB=temperatura do bloco
- CB= calor especifico do bloco
3 Métodos Experimentais
Materiais utilizados:
- Calorímetro;
- Termômetro;
- Béquer;
- Ebulidor elétrico;
- Bloco de alumínio;
- Bloco de ferro;
- Água;
- Carretel de linha.
Procedimentos:
Parte 1 – Foi medido aproximadamente 50mL de água em temperatura ambiente, foi colocada no calorímetro, e aferiu-se a temperatura com o auxílio de um termômetro. Em seguida, mediu-se aproximadamente 80mL de água e aqueceu-a com ebulidor elétrico, e foi colocada no calorímetro até descobrir a temperatura de equilíbrio. Foi feita esse procedimento 3x e anotados os valores.
...