Capacidade de calor
Resenha: Capacidade de calor. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: karolinyteixeira • 25/10/2013 • Resenha • 879 Palavras (4 Páginas) • 361 Visualizações
Capacidade térmica
Quando há uma variação grande de temperatura externa, a temperatura da água quase não se altera.
Tensão superficial
É a força que existe na superfície de líquidos em repouso. Esta tensão superficial é devida às fortes ligações intermoleculares, as quais dependem das diferenças elétricas entre as moléculas, e pode ser definida como a força por unidade de comprimento que duas camadas superficiais exercem uma sobre a outra.
Capilaridade
É a subida (ou descida) de um líquido através de um tubo fino, que recebe o nome de capilar. Essa interação depende de alguns parâmetros como o diâmetro do tubo (quanto mais fino, maior a aderência), o tipo de líquido e sua viscosidade, que, por sua vez depende da temperatura (mais quente, menos viscoso).
pH da água
É a expressão usada para falar do grau de alcalinidade ou acidez de um líquido ou solução e refere-se ao cologaritmo da concentração de íons-hidrogênio nele existente.
Capacidade-tampão
A capacidade tampão refere-se à capacidade da água de manter estável seu pH à medida que se adicionam ácidos ou bases.
Dureza
É a propriedade relacionada com a concentração de íons de determinados minerais dissolvidos nesta substância. A dureza da água é predominantemente causada pela presença de sais de Cálcio e Magnésio.
Salinidade
É a medida dos teores de sais existentes na água.
Turbidez
É a presença de partículas de sujeira, barro e areia, que retiram o aspecto cristalino da água, deixando-a com uma aparência túrbida e opaca.
Nitrito
São composições químicas liberadas por alguns tipos de bactérias, sal ou éster do ácido nitroso (HNO2) ou ânion dele derivado. Em conjunto com os nitratos, os nitritos são também utilizados para conservar a carne, mantendo a cor e inibindo o crescimento de microrganismos, no entanto os nitritos podem formar nitrosaminas que são cancerígenas.
Cólera
É uma doença causada pelo vibrião colérico (Vibrio cholerae), uma bactéria em forma de vírgula ou bastonete que se multiplica rapidamente no intestino humano produzindo uma potente toxina que provoca diarréia intensa. Ela afeta apenas os seres humanos e a sua transmissão é diretamente dos dejetos fecais de doentes por ingestão oral, principalmente em água contaminada.
Disenteria amebiana
É causada por um animal unicelular, chamado ameba, que é capaz de provocar uma grave inflamação do cólon, e às vezes até formar abscessos no fígado ou no cérebro. A doença é transmitida quando levamos à boca alimentos ou objetos contaminados pelas pequeninas amebas.
Disenteria bacilar
São doenças causadas por bactérias transmitidas ao ser humano, principalmente pela água e pelos alimentos contaminados.
Febre tifóide
A febre tifóide é uma doença grave, produzida pela bactéria Salmonella typhi. Evolui, geralmente, num período de quatro semanas.
Febre paratifóide
É mais rara que a tifóide. Produzida pela Salmonella paratyphi dos tipos “A”, “B” ou “C”.
Gastroenterite
Gastroenterite viral: trata-se de uma infecção temporária muito contagiosa transmitida de pessoa para pessoa, esta infecção viral pode provocar verdadeiras epidemias, sobretudo no inverno.
Gastroenterite bacteriana: geralmente trata-se de uma intoxicação alimentar que pode ser provocada por diferentes bactérias como a salmonela.
Giardíase
A giardíase é causada pela Giardia lamblia e a criptosporidíase, pelo Cryptosporidium parvum.
Hepatite infecciosa
A hepatite infecciosa é produzida mais comumente por dois tipos de vírus: “A” e “B”.
Leptospirose
A leptospirose é uma doença bacteriana, que afeta humanos e animais, causada pela bactéria do gênero Leptospira.
Paralisia infantil
A poliomielite ou paralisia infantil, como
...