TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Fontes Alternativas de Energia

Por:   •  14/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.973 Palavras (8 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Faculdade Maurício de Nassau

ELIJEFFERSON GOMES MENDES

NELCLYSNNE LEANDRO SOUSA

JEAN CARLOS BERNARDO DE SOUZA

Relatório De Fontes Alternativas de Energia

Seminário – Usina Hidrelétrica

JOÃO PESSOA - PB

SETEMBRO - 2018

[pic 2]

Faculdade Maurício de Nassau

ELIJEFFERSON GOMES MENDES

NELCLYSNNE LEANDRO SOUSA

JEAN CARLOS BERNARDO DE SOUZA

Relatório De Fontes Alternativas de Energia

Seminário – Usina Hidrelétricas

Relatório apresentado à faculdade Mauricio de Nassau como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Fontes Alternativas de Energia no curso de engenharia elétrica.

Orientadora: Prof.ª: Mannoela saraiva.

JOÃO PESSOA - PB

SETEMBRO - 2018

Sumário

1 INTRODUÇÃO        4

2 OBJETIVO        5

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        5

3.1 O que é uma hidrelétrica?        5

3.2 Como é a geração da hidrelétrica?        6

3.3 Vantagens da energia hidrelétrica        7

3.4 Desvantagens da energia hidrelétrica        7

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

5 REFERÊNCIAS        9

1 INTRODUÇÃO

Observando o aumento considerável na busca de energia elétrica pela população, para os mais diversos fins, se faz indispensável novos investimentos para preencher esta escassez. Uma das possibilidades mais usadas na geração de energia elétrica é a energia hidráulica. Contudo, apesar da grande disponibilidade de recursos hídricos no Brasil, a formação de usinas hidrelétricas vêm causando impactos tanto ambientais, quanto sociais, submetendo o fornecimento de energia a depender cada vez mais de fontes térmicas, caras e poluentes, apesar de também causarem inúmeros impactos ambientais causados por esse tipo de energia.

A energia hidráulica é formada por meio da força do movimento das águas. Para que isso seja viável, há algumas condições que influem na geração de energia elétrica. Os fatores necessários de influência são: a vazão do rio, a capacidade disponível de água em vários períodos do ano, a topografia, as mudanças antrópicas, ou naturais, como as quedas de água naturais, ou criadas artificialmente. As usinas hidrelétricas são desenvolvidas, principalmente, por barragem, casa de força, vertedouro e sistema de absorção e abastecimento de água, sendo que operam em conjunto e de forma adaptada. A barragem limita o curso natural do rio e muda para um determinado local gerando grandes reservatórios, que abastecem de água e permitem a formação de grandes quedas. Estas produzem força, que é utilizada para movimentar turbinas e acionar o gerador elétrico.

A fundação de projetos de geração de energia elétrica têm ocasionado repercussões, tanto negativos quanto positivos, nos meios econômico, social e ambiental; do mesmo modo que tem gerado desentendimentos, especialmente nos dias de hoje, em que a necessidade energética tem alcançado níveis consideráveis resultantes da crescente urbanização e da incorporação tecnológica.

Contudo, a energia hidráulica também produz grandes impactos negativos. Pois provocam diretamente no meio ambiente conforme à edificação das represas, que causam alagamentos em grandes áreas de matas, modificando no fluxo de rios, destroem espécies vegetais, deterioram a fauna, e afetam na ocupação humana. As inundações das florestas fazem com que as plantas de proteção do solo entrem em processo de decomposição, com isso a biodiversidade local é afetada, e ocorre a liberação de metano na atmosfera, sendo que este é um dos gases responsáveis pelo efeito estufa e pela rarefação da camada de ozônio.

 As centrais elétricas de serviço público, com 83,0% da geração total, permanecem como principais contribuintes. A principal fonte de geração de energia elétrica é a hidráulica, que apresentou uma expansão de 5,9% na comparação com o ano anterior.

2 OBJETIVO

O objetivo geral da pesquisa é fazer uma análise comparativa da energia hidrelétrica com as principais fontes de energia elétrica já utilizadas no Brasil, considerando dimensões ambientais e econômicas, visando a diversificação da matriz energética. Como objetivo específico, espera-se identificar as vantagens e desvantagens das energias solar, hidrelétrica e termelétrica a gás natural para diferentes perspectivas, com o intuito de comparar os impactos ambientais e ponderá-los, de forma qualitativa, permitindo assim verificar qual a opção que, sob uma ótica mais abrangente, apresenta o melhor custo-benefício, além de simular um cenário de crescimento da energia solar em

Brasília.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.1 O que é uma hidrelétrica?

Hidroeletricidade é a energia elétrica adquirida por meio do aproveitamento da energia potencial gravitacional de água, comportada em uma represa erguida. A potência gerada é correspondente à altura da queda de água e à vazão do líquido.

No decorrer do procedimento de aquisição, antes de se tornar energia elétrica, esta energia deve ser convertida em energia cinética. O instante desta conversão ocorre na passagem da água numa máquina hidráulica, denominada turbina hidráulica.

A energia expurgada pela passagem de certa quantia de água gira a turbina, que manipula um gerador elétrico. A queda d'água pode ser natural, como na Usina de Paulo Afonso, ou artificial, gerada por uma barragem como na usinas de Tucuruí e Itaipu. Do mesmo modo que a queda pode ser pequena, como no caso de uma usina mare motriz, que utiliza apenas o desnível das marés.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (328 Kb)   docx (560.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com