Relatório Extensômetro
Por: andresdias • 1/6/2017 • Trabalho acadêmico • 779 Palavras (4 Páginas) • 1.085 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ[pic 1]
Instituto de Engenharia Mecânica
Laboratório de Ensaios Destrutivos e Não Destrutivos
EME505 – Resistencia dos Materiais II
EXTENSOMETRO ELETRICO (Strain Gage)
Nome: | Rodrigo Costa Prince Matricula : 15890 |
Turma: | P4 |
Professor: | Jose Celio |
Itajubá, 01 de Abril de 2015.
Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVO 3
3. DESENVOLVIMENTO 3
3.1. Introdução a Extensometria 3
3.2. Extensômetro elétrico ( Strain Gage) 4
3.3. Ponte de Wheatstone 4
4. CONSIDERACOES FINAIS 5
5. BIBLIOGRAFIA 5
INTRODUÇÃO
Os sistemas de medição de tensões e deformações mecânica são muito utilizados nas indústrias e apresentam vários métodos de analises. Sendo os principais: os relógios comparadores, o detector eletrônico de deslocamento, por camada frágil, por fotoelasticidade e por strain gage. Dentre todos se considera o strain gage um dos medidores de deformação mais versáteis.
Como já se sabe o funcionamento por Strain Gage, deve-se a esse dispositivo em que a resistência elétrica varia com as forças a que este submetido. Sua grande utilização deve-se a: fácil instalação; baixo custo; boa resposta dinâmica e alta precisão. Por isso, a necessidade de estudar detalhadamente o funcionamento e aplicação.
OBJETIVO
Este relatório refere-se à primeira aula pratica da disciplina EME505 (Resistência dos Materiais II), realizada no Laboratório de Ensaios Destrutivos e Não Destrutivos da UNIFEI. Durante o ensaio revisaram-se os conceitos preliminares e então se observou na prática os aspectos construtivos, aplicações e funcionamento do extensômetro elétrico (ou Strain Gage).
DESENVOLVIMENTO
Introdução a Extensometria
Técnica utilizada para análise experimental das deformações / tensões devido à ação de uma forca em um corpo, possibilitando a obtenção do máximo esforço suportado permanecendo em seu domínio elástico.
Extensômetro elétrico ( Strain Gage)
O principio de funcionamento é basicamente medir a deformação de um corpo a partir de sensores que funcionam com as variações da resistência elétrica, se mede deformações a partir das medidas elétricas extraídas do strain-gage.
O extensômetro de resistência elétrica é um resistor elétrico composto de uma grade metálica sobre uma camada isolante de substrato de polímero.
[pic 2]
Figura 1- Modelo de Strain Gage (WWW.GEOCITIES.COM,2005)
Ponte de Wheatstone
O strain gage é um dispositivo cujas medições de tensão mecânica envolvem variações muito pequenas na resistência, para medir essas mudanças tão pequenas os strain gages são quase sempre usados em uma configuração de ponte com uma fonte de tensão de excitação. A ponte de Wheatstone consiste em quatro braços resistivos com uma tensão de excitação, VEX, que é aplicada sobre a ponte. Quando todos os quatro braços resistivos correspondem com valores idênticos, VO na figura 2 será 0V. VO será diferente de zero e varia quando qualquer um dos braços estiver desbalanceado. Configurações de quarto, meia ou ponte completa são empregadas com diferentes níveis de exatidão e facilidade de instalação.
...