Relatório Materiais Cerâmicos
Por: isepaz • 16/3/2016 • Trabalho acadêmico • 632 Palavras (3 Páginas) • 453 Visualizações
[pic 1] | SOCIEDADE PIAUIENSE DE ENSINO SUPERIOR LTDA INSTITUTO CAMILLO FILHO CURSO: ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I DOCENTE: CÉSAR ATAÍDE |
VISITA À FÁBRICA BLOCOMAR
Teresina - Piauí
2013
- Introdução
No dia 15 de junho de 2013, os alunos do Curso de Engenharia Civil do Instituto Camillo Filho matriculados na disciplina se Materiais de Construção I visitaram a Fábrica de blocos cerâmicos – Blocomar, empresa do Grupo Telhas Mafrense, localizada na Rodovia PI 130 km 30,5, Nazária – Piauí - Brazil.
Saída da cidade de Teresina-Piauí por volta das 8h00 e chegada à cidade de Nazária - PiauÍ por volta das 11h30, à visita a Fábrica Blocomar começou logo que chegamos. O Alexandre (funcionário da fábrica) e um técnico de segurança do trabalho nos acompanharam durante a visita.
- Objetivo:
A visita teve por objetivo o conhecimento dos tipos de blocos cerâmicos fabricados no Piauí e sua fabricação.
- CERÂMICA:
Cerâmica é a pedra artificial obtida pela moldagem, secagem e cozedura de argilas ou misturas contendo argilas.
Materiais cerâmicos são geralmente uma combinação de elementos metálicos e não metálicos. Geralmente são óxidos, nitretos e carbetos. São isolantes de calor e eletricidade. São mais resistentes à altas temperaturas e a ambientes mais severos que metais e polímeros.
- Processo de fabricação do bloco cerâmico
Extração e preparo da matéria – prima:
As jazidas de argilas são próximas à fábrica, assim o transporte se torna mais barato.
Extraída, a argila deve ser preparada para a industrialização. A argila é levada para depósitos ao ar livre e passa por um período de descanso. Tem por finalidade principal a correção relacionadas com a plasticidade, também serve para corrigir o efeito das pressões sobre a argila.
Moldagem:
A massa plástica é colocada numa extrusora, também conhecida como maromba, onde é compactada, nessa parte se coloca o molde de qual bloco será fabricado. Como resultado obtém-se uma coluna extrudada com seca transversal com formato e dimensões do molde que foi colocado, em seguida essa coluna é cortada, obtendo - se desse modo as peças de blocos. Àpos essa etapa, as peças ainda contém 20% de água.
Secagem, cozimento e resfriamento:
Para evitar tensões e, consequentemente, defeitos nas peças, é necessário eliminar essa água de forma lenta e gradual.
As peças, após secagem, são submetidas a um tratamento de pré – aquecimento e depois são colocadas no forno para o cozimento.
Após o cozimento das peças, elas são resfriadas a temperatura inferiores a 200°C, antes de ir diretamente para a temperatura ambiente.
Terminado o processo de resfriamento e teste feitos, o bloco cerâmico é empilhado e pronto para comercialização.
...