Relatório - Osciloscópio
Por: Jheyme • 8/6/2016 • Relatório de pesquisa • 894 Palavras (4 Páginas) • 1.368 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal do Acre - Ufac
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas - CCET
Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica
Medidas Elétricas
3º Período
Docente: Andrei Porfiro
Discente: Jheyme Lima de Oliveira
Relatório de Medidas Elétricas
Gerador de Funções e Osciloscópio
Rio Branco - Acre
Maio de 2016
Gerador de Funções e Osciloscópio
Resumo: Através de aula prática realizada no laboratório de medidas elétricas, pudemos conhecer esses dois instrumentos de medidas bastante úteis que são o osciloscópio, seus elementos, funcionamento e o gerador de funções, tal como seu funcionamento, aplicação e características.
Palavras chave: Osciloscópio, gerador, funções, medidas.
Introdução:
No laboratório de medidas, foi apresentado o instrumento chamado Osciloscópio, que é um objeto de medição que representa sinais elétricos em certa variação de tempo. O osciloscópio é normalmente utilizado para fins comerciais (demonstrações) e/ou para fins de aprendizagem, sendo portando, bastante últil. Associado a ele, temos o gerador de sinais que é o responsável por gerar as ondas que vemos no display do osciloscópio.
Descrições:
Gerador de funções:
Uma das partes fundamentais do osciloscópio é o gerador de funções, um aparelho eletrônico com frequencímetro acoplado, que serve como fonte sinais, com formas já definidas, são elas, triangulares, quadradas e senoidais. E através dessas ondas, nós podemos variar a amplitude, frequência, comprimento e etc., e é através do osciloscópio que podemos visualizar esses sinais de ondas.
[pic 2] [pic 3] [pic 4]
(Alguns geradores de funções eletrônicos).
Aplicações: os geradores de sinais são extremamente úteis para verificar o funcionamento de amplificadores, filtros, e também é claro, em osciladores. Além disso, também é bastante utilizado para análise de respostas de frequências de diversos circuitos.
Características: Possuem um display com dígitos, geram até três tipos de ondas, simultaneamente ou não, alguns botões de ajustes como, por exemplo, de escalas de frequência, ajuste de frequência e controles de entrada e presença de módulo frequencímetro.
Princípios de funcionamento e como utilizar: Ao escolhermos o tipo de onda que queremos (senóide, triangular, quadrada), escolhemos a frequência dessa onda direta no gerador de funções e fazermos os ajustes de escalas e controles de frequência e amplitude (que podem ser alteradas a qualquer momento). Depois de feitos os ajustes, a onda que foi gerada pelo gerador de funções será apresentada no display do osciloscópio.
Osciloscópio:
O osciloscópio é um instrumento de medidas utilizado em meio eletrônico que por meio do gerador de sinais (por exemplo), representa ondas em um gráfico em função do tempo.
[pic 5] [pic 6] [pic 7]
(Diferentes osciloscópios representando respectivamente: ondas senoidais, ondas triangulares e ondas quadradas).
Descrição de elementos: O display do osciloscópio representa dois eixos (x e y), que mostra a variação da tensão de sinal elétrico em volts (eixo y) em função do tempo em segundos (eixo x) e a linha que passa pelo display mostra justamente essa variação. Na parte inferior da tela, nós podemos conhecer o valor de cada quadrante (a tela é dividida e quadrados) no eixo vertical e horizontal. Para regular esses eixos, temos a deflexão horizontal e a deflexão vertical, que são botões e chaves de comandos que possibilitam a regulagem das ondas no visor. O osciloscópio possui pontos de prova e permite fazer a calibragem no próprio equipamento.
...