Relatório Química
Por: Fernanda Melo • 5/4/2016 • Relatório de pesquisa • 805 Palavras (4 Páginas) • 313 Visualizações
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Após as primeiras idéias a respeito da estrutura dos materiais, Lavoisier e Proust, químicos franceses, formularam as leis ponderais (relacionadas à massa). O que facilitou ao químico inglês, Dalton, a explicar a constituição da matéria e por fim formular sua teoria atômica. A partir do modelo de Dalton, foi possível estabelecer um critério para uma classificação ampla das substâncias puras, que foram divididas em simples e compostas, uma formada por um único elemento químico e outra por dois ou mais elementos químicos, respectivamente.
Porém, os materiais encontrados na natureza são, em geral, misturas de várias substâncias. Mesmo em laboratório, quando tentamos preparar uma só substância, acabamos, normalmente, chegando a uma mistura. Torna-se então importante, nos laboratórios e também nas indústrias químicas, separar os componentes das misturas. As técnicas de separação são: filtração, dissolução, decantação, destilação, entre outras.
Também é importante salientar que as misturas podem ser divididas em homogêneas e heterogêneas, a primeira se caracteriza por ser um sistema de uma única fase, isso é, ser um material com as mesmas propriedades químicas e físicas em todos os pontos, e podem ser chamadas também de soluções. Já a segunda, é identificada por duas ou mais fases, ou seja, as substâncias puras não se dissolvem, formando cada uma, uma fase.
E ainda, quando se misturam as soluções de dois sais solúveis em água, pode suceder que se forme um novo sal insolúvel em água. Esta reação designa-se por precipitação.
OBJETIVOS
- Preparar misturas homogêneas e heterogêneas;
- Identificar as principais vidraçarias de um laboratório;
- Separar misturas heterogêneas;
- Aprender os fundamentos das principais técnicas de laboratório;
MATERIAIS
- Béquer;
- Espátula;
- Pisseta;
- Proveta;
- Bastão de vidro;
- Balança de semi-precisão;
- Argola;
- Mufa;
- Haste Universal;
- Funil;
- Erlenmeyer;
- Papel de Filtro;
- Luva;
REAGENTES
- Água Pura;
- Sulfato de cobre;
- Carbonato de sódio;
- Nitrato de prata;
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
PARTE I – Preparo de uma mistura homogênea
Com o auxílio de uma espátula, foi pesado 1,0g de sulfato de cobre (CuSO4.5H2O) em um béquer. Utilizando uma pisseta, foram medidos 20mL de água em uma proveta, que logo após foram transferidos para o béquer contendo o sulfato de cobre pesado anteriormente. Em seguida, o sistema foi misturado com um bastão de vidro.
PARTE II – Preparo de um mistura heterogênea
Utilizando o mesmo procedimento da parte I, foram feitas duas misturas. Uma contendo 1g de carbonato de sódio (Na2CO2) e 20mL de água e a outra com 0,5g de nitrato de prata (AgNO3) e 20mL de água. Por fim, os sistemas formados foram misturados.
PARTE III – Separação de uma mistura heterogênea: Filtração Simples
Prendeu-se uma argola a uma mufa sobre uma haste e colocou-se um funil sobre a argola. Em seguida, o erlenmeyer embaixo do funil, que por sua vez recebeu um papel de filtro dobrado (dobragem mostrada na figura 1). Com um bastão de vidro, o processo de filtração da mistura preparada na parte II foi iniciado (mostrado na figura 2).
[pic 1]
Figura 1
[pic 2]
Figura 2
RESULTADOS
A parte I do experimento produziu uma mistura homogênea cuja cor característica foi azul.
A parte II teve como resultado duas soluções transparentes e homogêneas, que após serem misturadas, formou um terceiro sistema, heterogêneo, de cor amarronzada e com corpo de fundo.
Após os processos de separação da parte III, percebeu-se um resíduo retido no papel de filtro e, no erlenmeyer, um solvente transparente.
DISCUSSÃO
De acordo com a fundamentação teórica e os resultados obtidos em laboratório, percebemos que na parte I ocorre a formação de um sistema homogêneo após a dissolução total dos cristais de sulfato de cobre no solvente (H2O). O que acontece também com as soluções de carbonato de sódio e nitrato de prata. Por tanto, os três se caracterizam como sais solúveis.
...