Relatório Sobre A Precipitação da Caseína
Por: luelebarbosa.lb • 5/2/2017 • Relatório de pesquisa • 627 Palavras (3 Páginas) • 955 Visualizações
Precipitação da caseína
Foi colocado aproximadamente 50 ml de leite em um Erlenmeyer , que posteriormente foi aquecido em banho maria que já estava preparado na bancada, por cerca de 5 min há uma temperatura de 60 graus célsius. Depois de morno foi acrescentado ao leite 10 gotas de acido acético concentrado. O béquer foi agitado até que houvesse a coagulação do leite. Com o auxilio de um funil, de um papel filtro e de outro Erlenmeyer foi preparado um filtro na qual foi utilizado para filtrar o leite com aspecto coagulado. Retirou-se uma pequena porção de caseína (coagulo) com o auxilio de uma espátula do papel filtro, então a pequena porção foi posta em um tubo de ensaio que continha 2 ml de água destilada. Agitou-se o tubo de modo que solubilizasse a solução.
Foi feito o teste para identificara presença de proteína no coagulo , acrescentou-se 5 gotas de hidróxido de sódio 10 por cento no coagulo, o tubo foi agitado e logo em seguida foi adicionado 2 ml de reativo Biureto. Foi observado então os resultados deste teste. O tubo de ensaio foi enumerado com o número 1.
Realizou-se o mesmo teste de presença de proteínas no filtrado (soro do leite), colocou-se 2 ml do filtrado em outro tubo de ensaio, acrescentou-se 5 gotas de hidróxido de sódio 10 por cento no coagulo, o tubo foi agitado e logo em seguida foi adicionado 2 ml de reativo Biureto. Foi observado então os resultados deste teste, O tubo de ensaio foi enumerado com o número 2.
Reação de xanto proteica
Neste procedimento foi adotadas as seguintes praticas, em um tubo de ensaio foi acrescentado 2 ml de agua destilada e outra porção de caseína(coagulo que foi filtrado anteriormente), acrescentou-se também 1ml acido nítrico. O tubo de ensaio foi enumerado com o número 3.
Separação das proteínas do soro do leite
No Erlenmeyer que continha o filtrado foi adicionado 1ml de hidróxido de sódio, então este Erlenmeyer foi aquecido em banho maria até o ponto em que foi observado o aparecimentos de pequenos flocos semelhantes ao pó de giz, tal aparecimento foi observado.
Resultados e discussão
Precipitação da caseína
Essa precipitação ocorreu quando o pH do leite abaixou até atingir o pI (ponto isoelétrico) da caseína, que é: pHi = 4,6. Em pH 4,6 as cargas elétricas da molécula da caseína se equivaleram, isto é, igual quantidade de cargas elétricas positivas e negativas e nesta condição a caseína se precipitou. Cada proteína tem o seu ponto isoelétrico característico. O abaixamento do pH se processou quimicamente pela adição do ácido acético ao leite, lentamente (gota a gota) até que se verificou a formação do coágulo. Ao realizar-se o teste para testar a presença de proteína utilizando o hidróxido de sódio e o reativo de biureto observou-se pelas cores que o precipitado é constituído pela proteína Caseína e o filtrado possui todos os outros componentes do leite ( lactose, sais minerais, lactoalbumina, lactoglobulina, vitaminas, água
...