TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Visita Técnica

Por:   •  25/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE DOS GUARARAPES [pic 1]

ESCOLA DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA

ENGENHARIA CIVIL

RELATÓRIO

VISITA TÉCNICA A SUPERMIX CONCRETO S/A


Curso:

Engenharia Civil – 7MA

Disciplina:

Estrutura de Concreto I

Professor:

Msc. André Leal

Alunos:

Elane Maria Cavalcante Ferreira

Lucilio Nicacio de Sousa

Paulo Henrique R. Silva

Jaboatão dos Guararapes | PE

Junho | 2018

Na manhã de 04 de junho de 2018 realizou-se uma visita técnica a Supermix Concreto/ SA – Filial Pernambuco. Localizada em Jaboatão dos Guararapes, à Rua Paraíso, 185, Muribeca.

O objetivo dessa visita foi ampliar o aprendizado teórico, obtido em sala de aula, desenvolvendo maior compreensão do processo de produção de concreto in loco.

O Supervisor Tecnológico Ataíde, foi responsável por nos apresentar a empresa. O mesmo nos informou que a chegada do material (areia natural e artificial e, brita 1 e 0) é acompanhada visualmente, onde é feita uma primeira avaliação qualitativa do material.

Os agregados são estocados em baias. Observou-se que a areia artificial e natural ficam estocadas em baias distintas para dar uniformidade ao material e que de 2 em 2 horas, verifica-se a umidade da areia. Uma vez que, reduzindo a água/umidade, melhora-se a resistência do concreto. Foi relatado que com aditivos específicos se chega a qualquer característica desejada de concreto.

Os agregados são colocados em “navios”, que são um tipo de suporte, localizados acima da balança, onde serão pesados. Todo sistema é pesado (peso real), nada é volumétrico.

Fomos informados que a empresa, trabalha no momento, apenas com um tipo de cimento, o CPII F40. Contudo, está em processo de mudança para o cimento CP5, devido ao custo. Considerando também, que o CP5 tem alta resistência inicial (ARI) e que com aditivos específicos se chega a qualquer característica desejada do cimento.

Entre a dosagem e a descarga na obra, o tempo não deve ultrapassar 2h 30 min. Geralmente, usa-se inibidor de hidratação para diminuir o tempo de início de pega.

 

No que diz respeito ao molde, a norrma exige que seja feito a cada 50 metros. Contudo, a Supermix molda a cada 14 metros.  

Após o período de 24 horas, os corpos de prova são transferidos para o laboratório, onde são armazenados em câmaras úmidas até serem realizados os ensaios de resistência e verificar se o material está adequado para uso. Os corpos de prova são moldados segundo padrão específico.

Os ensaios são realizados após 7 e 28 dias (períodos de cura). Os testes de resistência são realizados na própria Supermix.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (47.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com