Relatório de Experiência no Laboratório de Física
Por: Vinycius Alves • 15/9/2016 • Relatório de pesquisa • 388 Palavras (2 Páginas) • 219 Visualizações
UNICID - Universidade Cidade de São Paulo
São Paulo, 3 de setembro de 2016
Relatório de Experiência no Laboratório de Física
Introdução:
Este trabalho tem como objetivo relatar o resultado da experiência realizada no laboratório de Física (UNICID) para a construção de um gráfico linear através de dados obtidos a partir da medida da massa do conjunto proveta/água. A experiência consistiu em construir um gráfico linear através dos dados extraídos da medição da massa de uma proveta com o nível de água iniciando em 50ml e variando o volume da água de forma constante de 50 em 50ml. Nesta medição não foi descartado a tara da proveta.
Para a experiência foram usados os seguintes materiais:
- Proveta
- Balança
- Menisco de medição
Procedimentos:
1. Com a balança zerada, foi inicialmente preenchido a proveta com valor de 50ml de água com a ajuda do menisco, registrando os valores até alcançar a marca de 250ml com uma variação constante de 50ml. A massa do conjunto proveta + água foi registrada na tabela 1.
2. De posse desta tabela foi possível construir um gráfico de dispersão Volume x Massa, no Excel, e adicionar uma linha de tendência. Adicionamos também a exibição da equação utilizada pelo Excel para comparar os resultados posteriormente.
3. Refizemos o mesmo procedimento da etapa 2, mas agora construindo manualmente um gráfico em um papel quadriculado e traçando uma reta média entre os pontos. A equação da reta pode ser descrita como: . Foi escolhido dois pontos distantes para medir as constantes denominadas coeficientes angular e linear respectivamente. Onde:[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
4. Utilizamos o resultado da etapa 3 para comparar com a equação dos Mínimos Quadrados – Regressão Linear, determinando assim o quanto as medidas da etapa 3 se desviam do valor “real”.
Método dos Mínimos Quadrados:
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
número de dados[pic 10]
Conclusão:
Conforme os resultados registrados na página 3 concluímos que a equação da reta através do método dos Mínimos Quadrados é igual ao resultado apresentado pelo Excel, considerando-o assim o mais próximo do “real”. Diferente dos resultados obtidos na etapa 3 onde temos uma pequena variação nos valores.
Etapa2:
[pic 11]
[pic 12]
Etapa3:
[pic 13]
[pic 14]
Etapa4:
[pic 15]
[pic 16]
Levando em consideração que a densidade é a massa em razão do volume, concluímos que representa a densidade da água no momento em que foi medida e representa a massa do conjunto proveta + água menos densidade x volume, ou seja, equivale ao valor da tara da proveta.[pic 17][pic 18]
...