TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Granulometria

Por:   •  8/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.191 Palavras (9 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O seguinte relatório tem como objetivo descrever métodos e procedimentos utilizados no ensaio de determinação da granulométrica dos agregados. Sendo a granulométrica a propriedade do agregado que define a distribuição das partículas dos materiais granulares entre as várias dimensões. Foi realizada uma atividade prática, ou atividade em laboratório utilizando de instrumentos empregados no estudo dos materiais, assim como metodologia e técnicas empregadas no domínio da vertente de estudo dos solos como material na construção civil. Nessa atividade os acadêmicos tiveram a oportunidade de vivenciar desafios e praticas da engenharia civil, utilizando dos instrumentos e métodos utilizados no dia a dia do profissional. A partir das informações obtidas os alunos levantaram dados essenciais para que fosse possível estabelecer os cálculos e parâmetros necessários para se obter o perfil dos agregados utilizado, a partir dos resultados alcançados pôde-se então executar a construção de planilhas e gráficos assim como relatório dispondo das especificações dos materiais utilizados.


2 RESUMO

Os agregados são matérias granulares de dimensões e propriedades adequadas para uso em obras de engenharia civil. Podem ser classificados levando-se em conta a origem, a densidade e o tamanho dos fragmentos. Os agregados são abundantes no Brasil e no mundo.

A granulometria é a distribuição, em porcentagem, dos diversos tamanhos de grãos. É a determinação das dimensões das partículas do agregado e de suas respectivas porcentagens de ocorrência.

O ensaio de granulometria é utilizado para determinar a distribuição granulométrica do solo, ou seja, a percentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de grãos representa na massa seca total utilizada para o ensaio.

        O ensaio apresenta uma grande importancia na construção covil uma vez que a composição granulométrica tem grande influência nas propriedades de uso, como por exemplo na confecção de argamassas ou na utilização como material para pavimentação.

3 OBJETIVOS

O presente trabalho visa a determinação das dimensões apresentadas pelas particulas de uma determinada amostra de sólidos, dimensões definidas como granulometria, onde apartir destas propriedades pode-se determinar a usualidade e o comportamento de tal solo mediante a esforços ou qualquer aplicação e contexto.

Objetivo Geral

  • Analisar e determinar granulometria que uma dada amostra de solo apresenta.

Objetivos especificos

  • Verificar a graduação do solo;
  • Determinar a curva granulométrica;
  • Analisar e determinar onde o solo melhor se aplica.


4 AGREGADOS

Bauer (2008) define o agregado como um material estruturado em partículas, podendo existir, portanto em infinitas formas e tamanhos e que praticamente não apresentam atividades químicas. Os agregados podem ser classificados como sendo naturais, aqueles que já se encontram na natureza em forma definida ou particulada, como a areia e o cascalho, ou podem ser de origem industrializados que tem a sua fragmentação definida por processo industriais como a britagem, utilizando como matéria prima por exemplo a rocha e a argila.

4.1 AGREGADOS GRAÚDOS E MIÚDOS

Com relação ao tamanho dos grãos, os agregados podem ser divididos em graúdos e miúdos, sendo considerado graúdo o material retido na peneira de malha quadrada com 4,8 mm de lado, o miúdo são os demais que conseguem atravessar esta peneira.

5 GRANULOMÉTRIA

O solo é constituído por grãos e vazios, sendo os grãos partículas minerais com ou sem a presença de materiais orgânicos, e os vazios são compostos por água ou ar. Os grãos diferem por tamanho, formas e composição. Em relação ao tamanho há a existência de diversos diâmetros de grãos, em relação as formas podem ser classificadas em 7 (sete) caracterizações como dita o estudo dos solos e em relação a composição pode ser química ou mineralógica. A Granulométria é o estudo da distribuição das dimensões dos grãos de um solo. Ou seja, é a determinação das dimensões das partículas e de suas porcentagens de ocorrência. O principal objetivo é conhecer a distribuição granulométrica do agregado e representá-la através de uma curva. Dessa forma obtem-se o perfil do agregado e assim determinar a possibilidade de uso para devidos fins. A verificação do diâmetro dos grãos é feita por peneiras, sendo elas denominadas pelas dimensões nominais das aberturas, expressas em milímetros.

6 NORMAS TÉCNICAS

A norma técnica é o resultado de um consenso estabelecido por um organismo reconhecido onde todos os interessados contribuir. As Normas se baseiam em estudos com base cientifica, tecnológica e experiência acumulada, visando benefícios para todas as partes, garantindo um padrão de qualidade e segurança aos usuários da mesma.

6.1 NORMAS UTILIZADAS

6.1.1 ABNT NBR NM 248:2003

Esta norma tem como objetivo prescrever os equipamentos e os métodos para a determinação da composição granulométrica de agregados miúdos e graúdos para concreto

6.1.2 ABNT NBR 7211:2009

Esta Norma especifica os requisitos exigíveis para recepção e produção dos agregados miúdos e graúdos destinados à produção de concretos de cimento Portland, esses agregados podendo ser de origem natural ou obtidos por processos industriais, utilizando de um histórico de desempenho de concretos de qualidade similar ou na falta do mesmo podendo basear-se em estudos experimentais ao qual comprovem a obtenção de um concreto com qualidade satisfatória.

6.1.3 ABNT NBR NM ISO 3310-2:2010

Esta norma especifica os requisitos técnicos e os métodos de ensaio correspondentes para as peneiras utilizadas no ensaio de granulométria, especificações essas que garantem um padrão que garante que os resultados obtidos iram condizer com a realidade.

7 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

7.1 AMOSTRA DE SOLO

        Conforme rege a NBR 6457 (Amostras de Solo - Preparação Para Ensaios de Compactação e Ensaios de Caracterização) e NBR 7216 (Amostragem de agregados), normas que prescrevem o método para a preparação de amostra de solos para ensaios de caracterização, foi selecionado 1,0 Kg de amostra, massa estabelecida pela norma para material arenoso, onde tal quantidade representativa deve estar seca ao ar.

7.2 PENEIRAS

        As peneiras utilizadas no ensaio são regidas pela NBR 5734 (Peneiras para ensaio), norma que determina o tipo, a classificação e a calibração de peneiras utilizadas para ensaios. Tais peneiras são constituídas de telas de fios metálicos com varias dimensões de aberturas, onde cada peneira determina a quantidade de partículas de determinado diâmetro irá conter na massa total da amostra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (279.1 Kb)   docx (303 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com