TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Laboratório de Química Geral e Inorgânica

Por:   •  14/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.574 Palavras (7 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 7

Determinação da massa, Utilização da pipeta,                                  Medição de temperatura, Manuseio do bico Bunsen e                Combustão e teste de chamas para cátions.

INTRODUÇÃO

MEDIDAS DE MASSAS

Medir a massa de uma amostra é uma operação de pesagem. O instrumento usado é a balança analítica, que é graduada em gramas (g) e possui limite de erro de 0,0001 g. Para medir uma amostra são necessários alguns cuidados como: garantir que a balança esteja zerada e colocada sobre uma base firme e nivelada, livre de vibrações mecânicas e vento. Não colocar a amostra diretamente sobre a balança, mas sim, dentro de um recipiente limpo e seco (cápsula de porcelana, vidro de relógio, papel de filtro, papel alumínio, entre outros); transferir o material a ser pesado na balança com o auxilio de uma pinça ou espátula.  Após a medida deve-se retirar tudo o que estiver sobre o prato da balança; qualquer substância acidentalmente entornada deverá ser imediatamente removida.

 

MEDIDAS DE TEMPERATURA

O instrumento utilizado para medir a temperatura é o termômetro. Para medir a temperatura de uma amostra são necessários alguns cuidados como: não retirar o termômetro de dentro da amostra para verificar a temperatura. Depois de estabilizada a temperatura, verifica-la rapidamente.

MANUSEIO DO BICO DE BUNSEN

O bico de Bunsen é um instrumento que produz chama. Para utiliza-lo deve-se tomar alguns cuidados como: verificar se o registro de gás, a válvula de gás e a entrada de ar estão devidamente fechadas; verificar também se não há nenhum material inflamável próximo ao instrumento; após a utilização fechar primeiramente o registro para eliminar totalmente o gás restante. A chama produzida pelo bico de Bunsen varia em cor (amarelo-laranja à azul).  A Temperatura e de 300º C à 1600º C.

COMBUSTÃO E TESTES DE CHAMA PARA CÁTIONS

Combustão é todo processo rápido entre uma substância (combustível) e o gás oxigênio (comburente). [1]

O teste de chama é um experimento usado para identificar os cátions de algumas substâncias. Isso se deve ao fato de que, em contato com a chama do bico de Bunsen, essas substâncias emitem uma coloração, onde esse comportamento é em função da presença do cátion. Cátions são todos os íons que “doam” elétrons, permanecendo assim com carga positiva.  

OBJETIVO

Este experimento teve como objetivo, aprender a utilizar as pipetas graduada e volumétrica, medir volumes aproximados, medir massas, aprender a utilizar corretamente o termômetro, medir diferentes temperaturas, aprender a manusear o bico de Bunsen, efetuar operações com algarismos significativos e identificar diferentes cátions por meio do teste de chamas.

PARTE EXPERIMENTAL

MATERIAIS

  • Pipeta graduada de 10 mL;
  • Pipeta volumétrica de 10 mL;
  • Béquer de 50 mL;
  • Béquer de 150 mL;
  • Pissete;
  • Cápsula de porcelana;
  • Termômetro;
  • Bastão de vidro;
  • Pinça de madeira;
  • Bico de Bunsen;
  • Fósforo;
  • Clips;
  • Espátula;
  • Pêra de sucção;

REAGENTES

  • Água destilada;
  • Gelo;
  • Cloreto de sódio (NaCl);
  • Diferentes frascos de vidro contendo: sódio, potássio, bário, cálcio, estrôncio, cobre e chumbo.

EQUIPAMENTOS

  • Balança analítica

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Etapa 1. Determinação da Massa

  1. Colocou-se um béquer de 50 mL na balança analítica e tarou-a;
  2. Colocou-se 10 mL de água destilada em uma pipeta graduada de 10 mL;              logo após transferiu-se os 10 mL de água da pipeta para o béquer que estava na balança, e anotou-se seus respectivos resultados na Tabela 1,                                       Em seguida repetiu-se mais duas vezes os mesmos procedimentos;
  3. Repetiu-se todos os procedimentos dos itens a) e b) utilizando uma pipeta volumétrica de 10 mL;

Etapa 2. Medidas de Temperatura

  1. Pesou-se aproximadamente 5,0 g de cloreto de sódio (NaCl) (NaCl pessado= 5,0316) em uma cápsula de porcelana pequena, e reservou-o.
  2. Colocou-se aproximadamente 40 mL de água da torneira em um béquer de 150 mL. Mediu-se a respectiva temperatura utilizando-se um termômetro.                  Depois, colocou-se  3 cubos de gelo no mesmo béquer, agitou-se com um bastão de vidro para que a temperatura  fosse medida. Em seguida, adicionou-se o cloreto de sódio, previamente pesado, à mistura anterior, agitando-a novamente com o bastão de vidro para verificar a temperatura. As temperaturas obtidas foram anotados na Tabela 2.

Etapa 3. Manuseio do bico de Bunsen

  1. Utilizando-se o bico de Bunsen, fechou-se completamente a entrada de ar no bico de gás; abriu-se o registro. Girou-se lentamente a válvula de gás e aproximou-se a chama de um fósforo na extremidade aberta do tubo, obtendo-se uma chama grande e luminosa de cor amarelo-laranja. Abriu-se vagarosamente a entrada de ar deixando a chama completamente azul. Em seguida, colocou-se um palito de fósforo na zona oxidante, outro na zona redutora e outro na zona neutra. Verificando seus diferentes resultados.
  2. Para realizar os testes de chama, utilizou-se a pinça de madeira para segurar o clips; mergulhou-se o clips na solução do sal contida dentro do frasco de vidro; inflamou-se o conteúdo do clips diretamente na chama do bico de Bunsen;
  3. Repetiu-se a etapa b) para todas as amostras de sais, que foram: sódio, potássio, bário, cálcio, estrôncio, cobre e chumbo, respectivamente.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

  1. Com a pesagem de água destilada no béquer obteve-se os seguintes resultados, expressos na Tabela 1:

Tabela 1: Medidas de massa de água utilizando instrumentos volumétricos:

Pipeta Graduada de 10 mL

Pipeta Volumétrica de 10 mL

Massa (g)

Desvio com relação á média

Massa (g)

Desvio com relação á média

1ª medida

9,3704

0,0004

9,8890

-0,031

2ª medida

9,2314

-0,1386

9,9661

0,0461

3ª medida

9,5215

0,1515

9,9077

-0,0123

Média da massa das 3 medidas

9, 37

9,92

Soma dos desvios com relação à média

0,0133

Soma dos desvios com relação á média

0,0028

Média dos desvios

4,433x10-3

Média dos desvios

9,333x10-4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (160.6 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com