Relatório de Manutenção ABRAMAN
Por: Maysa Mascarelli • 19/5/2016 • Relatório de pesquisa • 951 Palavras (4 Páginas) • 1.474 Visualizações
SUMÁRIO
RELATÓRIO DE MANUTENÇÃO ABRAMAN
1. Situação da manutenção no Brasil
2. Informações e coletas de dados
3. Forma de atuação da Manutenção
4. Nível hierárquico da Manutenção
5. Pessoal próprio da Manutenção
6. Quadro técnico da Manutenção
7. Rotatividade de Pessoal
8. Qualidade na Manutenção
Referência
RELATÓRIO DE MANUTENÇÃO ABRAMAN
- Situação da manutenção no Brasil
A cada dois anos, a Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos lança o documento nacional, que informa a situação manutenção no Brasil, é realizada uma pesquisa entre as maiores empresas representantes dos principais setores da economia em todo país. Os dados e as informações do Documento são ferramentas que apoiam as decisões gerenciais e ainda servem de subsídios para trabalhos, palestras e artigos publicados no Brasil e no exterior. É uma pesquisa importante, pois permite uma visão sobre como se encontra a Manutenção no país e suas tendências.
O número de setores pesquisados muda a cada edição. Em 2013, foram selecionados para a pesquisa 20 setores (agrupados ou não) da economia nacional, como Petróleo, Energia Elétrica, industrial, metalúrgico, entre outros. Muitos dados relevantes sobre o setor de Manutenção e Gestão de Ativos foram revelados. Entre eles, a pesquisa mostrou que o aquecimento no mercado de trabalho impactou a relação entre pessoal contratado e o total de executantes da Manutenção. Enquanto em 2011 a relação foi de 31,50%, em 2013 esses números caíram para 26,25%.
A pesquisa também apontou um aumento da tendência de contratação de serviços no setor, registrando um índice de 39,60%, contra 13,42% para a diminuição da tendência de contratação.
- Informações e coletas de dados
De 2011 para 2013 ocorreu um aumento nos questionários recebidos, no ano de 2011 foram recebidos 52% questionário para avaliação e em 2013 55%, a cada dois anos está ocorrendo um aumento significativo, provavelmente no relatório que será lançado de 2015, ocorrerá uma participação maior da empresa para coletar os dados estatístico.
- Forma de atuação da Manutenção
As empresas dependem de decisões e, também, de colocá-las em prática por meio de ações, que podem ser centralizadas, descentralizadas ou mistas.
- Centralizada – Todas as operações são planejadas e dirigidas por um único departamento.
- Descentralizadas – Manutenção por áreas, é a divisão da fábrica em áreas ou setores.
- Mista – Nesse caso engloba as vantagens da ação centralizadas e descentralizadas.
De acordo com o relatório, desde 1995 a forma de atuação da manutenção que mais está sendo utilizada em 2013 é a Centralizada com 47,30%. Porém de 1995 a 2011 também é muito utilizada a atuação mista com uma média de 38,75% de utilização, em 2013 ocorreu uma queda para 29,05% e a que menos utilizam é a Descentralizada com 23,65%. Para o relatório de 2016, provavelmente haverá um aumento significativo na atuação Centralizada, pois dessa forma as empresas têm como vantagem o controle maior sobre as unidades, fácil determinar o deslocamento de apoio para equipes sobrecarregadas, disseminação de conhecimento e toda empresa sobre o mesmo esquema tático facilita o cumprimento das metas.
...