Relatório de Química
Por: Lizandra Régia • 6/12/2018 • Relatório de pesquisa • 2.068 Palavras (9 Páginas) • 142 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA
INSTITUTO DE ENGENHARIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL BACHARELADO EM ENGENHARIA DE ENERGIAS
LABORATÓRIO DE QUÍMICA II
PRÁTICA III: CAPACIDADE TÉRMICA DO CALORÍMETRO
PROFª: DRA. KAROLINNY CHAVES
BRENNO MYKAEL DA COSTA GOMES
LIZANDRA RÉGIA MIRANDA DA SILVA
TURMA: 2018.1
Redenção, 14 de agosto de 2018
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO ............................................................................................................... 3
- OBJETIVOS ................................................................................................................... 4
- MATERIAIS E MÉTODOS ........................................................................................... 4
- Materiais ............................................................................................................... 4
- Métodos .................................................................................................................. 4
- RESULTADOS E DISCUSSÕES ................................................................................. 5
- PÓS-LABORATÓRIO .................................................................................................. 6
- CONCLUSÕES .............................................................................................................. 8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ......................................................................... 8
1 INTRODUÇÃO
Quando dois corpos com temperaturas distintas são expostos em um mesmo
recipiente, há uma troca de energia, denominada de energia térmica. Com o tempo a tendência é que ambos os corpos tenham a mesma temperatura, chegando ao equilíbrio térmico. O corpo com maior temperatura tende a perder calor, já o corpo com menor temperatura tende a ganhar calor até que alcance o equilíbrio térmico.
Pode citar como exemplo a mistura de 100 mL de água aquecida à 30°C e 100 mL
de água a 10°C, a tendência é que a água com mais calor perca e a de menor calor ganhe até que seja atingindo o equilíbrio térmico, onde a temperatura será de 20°C para ambas as partes. Outro exemplo que se pode dar é a do café quente com o leite gelado, onde o café tem a temperatura bem mais alta que a do leite, e ao misturá-los os dois tenderão a alcançar o equilíbrio térmico. Isso ocorre sem a interferência da temperatura ambiente, acontecendo somente em recipientes que não permitam que haja a troca de calor das substâncias no seu interior com o ambiente externo.
A capacidade térmica por unidade de massa é chamada de calor específico do
sistema. A determinação da capacidade térmica pode ser dada com o uso de um calorímetro, que é um sistema fechado que não consente troca de calor com o ambiente. A partir da utilização do calorímetro pode concluir que a perca de calor do material com maior temperatura é igual ao ganho de calor do material com menor temperatura, atingindo o equilíbrio térmico.
A transferência de calor pode acontecer de três formas distintas, a primeira forma é
a radiação térmica também chamada de irradiação, a transferência ocorre por ondas eletromagnéticas. A segunda forma é por condução, que acontece com o contato das moléculas agitadas com outras moléculas. A terceira forma é por meio da convecção, que é a transferência comum para gases e líquidos, acontece quando a água está sendo aquecida fica menos densa subindo para que o restante menos denso possa ir para o fundo do recipiente vindo também a ser aquecida se tornando menos densa.
A transferência de calor pode acontecer de três formas distintas, a primeira forma é
a radiação térmica também chamada de irradiação, a transferência ocorre por ondas eletromagnéticas, não necessitando do contato entre os corpos para que haja a transferência de calor. A segunda forma é por condução, que acontece com o contato das moléculas agitadas com outras moléculas. A terceira forma é por meio da convecção, que é a transferência comum para gases e líquidos, acontece quando a água está sendo aquecida fica menos densa subindo para que o restante menos denso possa ir para o fundo do recipiente vindo também a ser aquecida se tornando menos densa
2 OBJETIVOS
- Verificar experimentalmente, como ocorre o equilíbrio térmico, utilizando um calorímetro;
- Medir a capacidade térmica do calorímetro.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 MATERIAIS
- 2 calorímetros com capacidade de 230 mL;
- 2 provetas de 150 mL;
- 2 termômetros de – 10ºC a 110ºC;
- 2 lamparinas;
- 2 tripés para a lamparina; 2 telas de amianto 10 cm x10 cm; 3 béqueres de 250 mL.
- Água destilada;
- Balança analítica;
3.2 MÉTODOS
- Pesou-se primeiramente o Becker vazio, anotou-se o valor. Utilizando a proveta, foi medido 50 mL de água destilada, transferido para o Becker, pesou-se novamente e anotou-se a massa (m1 água).
- Colocou-se esta água no calorímetro à temperatura ambiente, agitou-se a água até a temperatura permanecer constante, isto é, atingir o equilíbrio térmico. Anotou-se o valor desta temperatura inicial da água. Com o termômetro, mediu-se esta temperatura (T1i).
- Colocou-se 100 g de água (utilizando a proveta para medir) no béquer, e aqueceu-se a água a uma temperatura de 50 ºC. Anotou-se o valor desta temperatura (T2i) e da massa de água (m2 água) na Tabela 1.
- Adicionou-se rapidamente a água aquecida à água dentro do calorímetro, que logo foi tampado. Resfriou-se o termômetro em água corrente, antes de introduzi-lo no calorímetro.
- Agitou-se a água e aguardou a temperatura permanecer constante, isto é, até atingir o equilíbrio térmico. Anotou-se o valor da temperatura final (Tf) na Tabela 1.
3 RESULTADOS E DISCUSSÕES
Durante a parte experimental verificou-se a quantidade de calor da água em dois
momentos diferentes, em temperatura ambiente e em processo exotérmico. Ao submeter a água destilada em uma temperatura de modo a chegar próximo de 50ºC, pode-se analisar a influência da lamparina como precursora da quantidade de calor, pois fornece uma quantidade de calor em um determinado espaço de tempo, dependendo do calor específico. De acordo com isso, é possível visualizar a primeira parte do experimento anteriormente citado.
...