TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Química da Água - Titulação

Por:   •  7/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.155 Palavras (9 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 9

                         UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

                                                                  [pic 1]







RELATÓRIO 02: TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE                                                                                                            POTENCIOMÉTRICO





                                                      TURMA 01

                        CAIO VINICIUS VENTURA CATARINA - 2017004143

                        CARLOS MATHEUS GOMES - 2017013278

                        FERNANDO H. S. FERNANDES - 2016008362

                        LEONARDO MARCELO DE SOUZA CAMPOS - 33910




                                            ITAJUBÁ

                                   03 DE ABRIL DE 2017

1. INTRODUÇÃO

A titulação química ou volumetria é uma técnica laboratorial usada de forma quantitativa capaz de determinar, através de uma amostra e de uma solução padrão, o analito, que é a substância de interesse nessa análise, assim como sua concentração. No caso da titulação ácido-base, é possível identificar esses caracteres dentro da solução a partir do método instrumental (utilizando o peagâmetro), e do método visual, por meio de indicadores por cor (fenolftaleína e alaranjado de metila).



2. OBJETIVOS

Este experimento tem como objetivo encontrar a concentração de sólidos totais, sólidos totais fixos e sólidos totais voláteis de uma amostra em solução aquosa, a qual foi obtida a partir do dessecamento por via úmida do grão de café. Caracterizando-a entre sólidos minerais e sólidos orgânicos.


3. REAGENTES E MATERIAIS

  • NaOH 0,1 mol/L (já padronizado)
  • Solução de HCl (amostra)
  • Biftalato ácido de potássio
  • Fenolftaleína
  • Alaranjado de metila
  • Balança analítica
  • Béquer
  • Balão volumétrico 250 ml
  • Estufa
  • Vidro de Relógio
  • Erlenmeyer
  • Bureta

4. PROCEDIMENTO

Preparo e padronização de solução de NaOH

Inicialmente calculou-se a massa de NaOH necessária para preparar 250 ml da solução 0,1 mol/L¹.

C= m/MM*v

Dissolveu-se no béquer a massa de NaOH pesada com aproximadamente 100 ml de água destilada, agitou-se até a completa dissolução do sal. Após transferiu-se para um balão volumétrico de 250 ml e completou-se o volume até que a marca (menisco).

Obs: Massa e volume são aproximados, porque a solução será posteriormente padronizada, isto é, terá sua concentração exata determinada.

Padronização com biftalato ácido de potássio - KHC8H4O4

        Calculou-se a massa de biftalato ácido de potássio (MM = 204,22g mol¹, este já se encontrava seco em estufa, a 110ºC, durante 2 horas) necessária na padronização da solução, de aproximadamente 0,1 mol/L¹, considerou-se que fôra consumido 15 ml da mesma. Usou-se a seguinte equação:

KHC8H4O4(aq) + NaOH(aq) [pic 2]NaKC8H4O4(aq) + H2O(l)

No ponto de equivalência

nKH(C8H4O4) = nNaOH

m/MM = CNaOH x VNaOH

Em seguida pesou-se o biftalato ácido de potássio em um vidro de relógio. Transferiu-se a massa pesada para um erlenmeyer e acrescentou-se 25 ml de água destilada. Agitou-se até a dissolução completa do sal. Após, adicionou-se 3 gotas de fenolfetaleína.

Ambientou-se a bureta que já estava limpa, com a solução de NaOH antes de preenchê-la com a solução da titulação. Verificou-se que não haviam vazamentos na bureta, preencheu-se com a solução que estava no elenmeyer e verificou-se se não haviam bolhas e acertou-se o volume no zero.

        Colocou-se um fundo branco sob o elenmeyer para facilitar a visualização da mudança de cor do indicador.

        Iniciou-se a adição da solução de NaOH ao erlenmeyer, sob constante agitação. Titulou-se até o aparecimento de um leve coloração rosada na solução do erlenmeyer, indicando o final da titulação.

        Anotou-se o volume da solução de NaOH consumido nesse processo, esse volume foi usado no cálculo da concentração.

        O procedimento foi realizado em triplicata. Após a obtenção dos 3 resultados efetuou-se a concentração média de NaOH e o respectivo desvio padrão.

4.1 PROCEDIMENTO 2

Colocou-se o NaOH (titulante) na bureta. E o titulado substância da qual queremos saber a concentração, fica no  elenmeyer.

ÁCIDO FORTE X BASE FORTE

A - titulou-se 25 ml de HCL 0,1 mol/L com uma solução padrão de NaOH, utilizou-se neofetaleína como indicador (triplicata).

B - Titulou-se 25 ml de HCL 0,1 mol/L com a solução padrão de NaOH, potenciometricamente (sem indicador). Anota-se os volumes gastos para cada valor inteiro de pH até a mais 5 ml que o volume do pH de equivalência, anotou-se os mesmos em intervalos de 0,2 unidades de pH perto do ponto de equivalência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (283.8 Kb)   docx (105.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com