Relatório de Química da Água - Titulação
Por: Leo_marcelo • 7/9/2018 • Relatório de pesquisa • 2.155 Palavras (9 Páginas) • 191 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
[pic 1]
RELATÓRIO 02: TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE POTENCIOMÉTRICO
TURMA 01
CAIO VINICIUS VENTURA CATARINA - 2017004143
CARLOS MATHEUS GOMES - 2017013278
FERNANDO H. S. FERNANDES - 2016008362
LEONARDO MARCELO DE SOUZA CAMPOS - 33910
ITAJUBÁ
03 DE ABRIL DE 2017
1. INTRODUÇÃO
A titulação química ou volumetria é uma técnica laboratorial usada de forma quantitativa capaz de determinar, através de uma amostra e de uma solução padrão, o analito, que é a substância de interesse nessa análise, assim como sua concentração. No caso da titulação ácido-base, é possível identificar esses caracteres dentro da solução a partir do método instrumental (utilizando o peagâmetro), e do método visual, por meio de indicadores por cor (fenolftaleína e alaranjado de metila).
2. OBJETIVOS
Este experimento tem como objetivo encontrar a concentração de sólidos totais, sólidos totais fixos e sólidos totais voláteis de uma amostra em solução aquosa, a qual foi obtida a partir do dessecamento por via úmida do grão de café. Caracterizando-a entre sólidos minerais e sólidos orgânicos.
3. REAGENTES E MATERIAIS
- NaOH 0,1 mol/L (já padronizado)
- Solução de HCl (amostra)
- Biftalato ácido de potássio
- Fenolftaleína
- Alaranjado de metila
- Balança analítica
- Béquer
- Balão volumétrico 250 ml
- Estufa
- Vidro de Relógio
- Erlenmeyer
- Bureta
4. PROCEDIMENTO
Preparo e padronização de solução de NaOH
Inicialmente calculou-se a massa de NaOH necessária para preparar 250 ml da solução 0,1 mol/L¹.
C= m/MM*v
Dissolveu-se no béquer a massa de NaOH pesada com aproximadamente 100 ml de água destilada, agitou-se até a completa dissolução do sal. Após transferiu-se para um balão volumétrico de 250 ml e completou-se o volume até que a marca (menisco).
Obs: Massa e volume são aproximados, porque a solução será posteriormente padronizada, isto é, terá sua concentração exata determinada.
Padronização com biftalato ácido de potássio - KHC8H4O4
Calculou-se a massa de biftalato ácido de potássio (MM = 204,22g mol¹, este já se encontrava seco em estufa, a 110ºC, durante 2 horas) necessária na padronização da solução, de aproximadamente 0,1 mol/L¹, considerou-se que fôra consumido 15 ml da mesma. Usou-se a seguinte equação:
KHC8H4O4(aq) + NaOH(aq) [pic 2]NaKC8H4O4(aq) + H2O(l)
No ponto de equivalência
nKH(C8H4O4) = nNaOH
m/MM = CNaOH x VNaOH
Em seguida pesou-se o biftalato ácido de potássio em um vidro de relógio. Transferiu-se a massa pesada para um erlenmeyer e acrescentou-se 25 ml de água destilada. Agitou-se até a dissolução completa do sal. Após, adicionou-se 3 gotas de fenolfetaleína.
Ambientou-se a bureta que já estava limpa, com a solução de NaOH antes de preenchê-la com a solução da titulação. Verificou-se que não haviam vazamentos na bureta, preencheu-se com a solução que estava no elenmeyer e verificou-se se não haviam bolhas e acertou-se o volume no zero.
Colocou-se um fundo branco sob o elenmeyer para facilitar a visualização da mudança de cor do indicador.
Iniciou-se a adição da solução de NaOH ao erlenmeyer, sob constante agitação. Titulou-se até o aparecimento de um leve coloração rosada na solução do erlenmeyer, indicando o final da titulação.
Anotou-se o volume da solução de NaOH consumido nesse processo, esse volume foi usado no cálculo da concentração.
O procedimento foi realizado em triplicata. Após a obtenção dos 3 resultados efetuou-se a concentração média de NaOH e o respectivo desvio padrão.
4.1 PROCEDIMENTO 2
Colocou-se o NaOH (titulante) na bureta. E o titulado substância da qual queremos saber a concentração, fica no elenmeyer.
ÁCIDO FORTE X BASE FORTE
A - titulou-se 25 ml de HCL 0,1 mol/L com uma solução padrão de NaOH, utilizou-se neofetaleína como indicador (triplicata).
B - Titulou-se 25 ml de HCL 0,1 mol/L com a solução padrão de NaOH, potenciometricamente (sem indicador). Anota-se os volumes gastos para cada valor inteiro de pH até a mais 5 ml que o volume do pH de equivalência, anotou-se os mesmos em intervalos de 0,2 unidades de pH perto do ponto de equivalência.
...