Relatório de determinação de finura do cimento Portland
Por: Nardi_q • 4/4/2019 • Ensaio • 682 Palavras (3 Páginas) • 561 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO TOCANTINS
CAMPUS PALMAS
BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
VINÍCIUS FERREIRA NARDI
RELATÓRIO DE ENSAIO: determinação do índice de finura do cimento Portland composto
PALMAS-TO
2018
FOLHA DE INTENÇÕES E APRESENTAÇÃO
Este ensaio tem como finalidade determinar a finura do Cimento Portland, um tipo de cimento muito utilizado na construção civil devido a sua grande capacidade de resistência. O ensaio foi completamente realizado dentro das normas técnicas para garantir efetividade e qualidade, com o auxílio do professor os próprios alunos efetuaram o ensaio.
ÍNDICE
1- OBSERVAÇÕES GERAIS 1
2- DESCRIÇÃO DA AMOSTRA 1
3- METODOLOGIA 1
4- APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE RESULTADOS 2
5- CONCLUSÃO 3
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 3
1- OBSERVAÇÕES GERAIS
Esse ensaio tem como finalidade calcular o índice de finura do Cimento Portland CP II Z 32, de modo a analisar as condições necessárias para o seu uso. A NBR 11579 foi devidamente seguida para realizar o experimento e conseguinte esses dados foram comparados usando a NBR 11578 que diz a respeitos dessas especificações.
2- DESCRIÇÃO DA AMOSTRA
A mostra utilizada foi de cimento Portland CP II Z 32 que é um tipo de cimento composto, neste caso contém adição de material pozolânico que adiciona ao cimento uma menor taxa de permeabilidade. Para a realização do ensaio foram conferidos uma amostra de 50 gramas e o cimento foi comprado em um estabelecimento especializado da cidade de Palmas.
3- METODOLOGIA
Esse ensaio foi realizado em laboratório no Instituto Federal do Tocantins sobe a supervisão do Prof.Dr. Moacyr Salles Neto.
Inicialmente foi usado uma balança com precisão de 0,01g para retirada da amostra que conferiu uma amostragem com massa inicial de 49,972g. O principal equipamento utilizado neste ensaio foi uma peneira com abertura de 75m, a peneira foi devidamente limpa e em seguida encaixada no fundo.[pic 2]
[pic 3]
Figura 1-Pesagem do material. Fonte: Autor
A primeira peneirada foi realizada para retirar os grãos mais finos, essa operação durou 5 minutos até que todos grãos passem pela malha.
A segunda etapa se iniciou limpando a parte inferior da peneira para retirar as partículas mais finas, foi utilizado um bastão de PVC para o auxílio do procedimento. E então se procedeu mais um peneiramento que durou 20 minutos e todo material que passou pela malha de 75m foi descartado.[pic 4]
Foi realizado novamente a limpeza da parte inferior da tela antes de se iniciar a terceira etapa, que se deu por imprimir movimentos rápidos de vaivém no conjunto durante 60 segundos. Nesse intervalo de 60 segundos todo o material recolhido no fundo não pode ultrapassar 0,05g e esse processo da terceira etapa deve ser repetido até que a massa de cimento seja inferior a 0,05g. Nesse ensaio esse último passo foi realizado cerca de 10 vezes até que desse certo.
...