Relatório sobre divisor de tensão e divisor de corrente e verificação das leis de Ohm e Thevenin
Por: mauriciodonade • 17/8/2015 • Relatório de pesquisa • 615 Palavras (3 Páginas) • 1.776 Visualizações
Relatório sobre divisor de tensão e divisor de corrente e verificação das leis de Ohm e Thevenin
Raline Monique Felix Da Silva
Engenharia Civil
Eletricidade Geral
Rosângela Mengai Accioli
3° Semestre 2015
Objetivo
Afeiçoar o Uso do equipamento de medição; o multímetro Realizando medidas Tanto de tensão quanto de intensidade de corrente e por fim Comparar os valores medidos com os valores calculados, colocando em prática as teorias das leis de Ohm .
Introdução
A Lei de Ohm é basicamente uma relação matemática desenvolvida pelo físico alemão George Simon, que diz que" a voltagem aplicada nos terminais de um condutor é proporcional à corrente elétrica que o percorre", matematicamente fica escrita do seguinte modo:
V = R.i
Sendo V a diferença de potencial ,sua unidade é volts .I é a corrente elétrica medida em amperes . R refere-se resistência elétrica. Outra Lei a ser Aplicada é a lei de Thevenin que consiste Basicamente em Simplificar o Circuito elétrico através do calculo de resistência equivalente onde:
Req= 1/R1+1/R2+1/Rn
Com a assistência de um Multímetro, equipamento de precisão especializado para medições de correntes elétricas, voltagens, amperagens etc.Poderemos Verificar melhor Estas leis.
Experimentos De divisor de tensão e corrente, e das leis de Ohm e Thevenin.
Para realizar os Experimentos os materiais necessários são:
* Fonte DC Variável
* Placa Protoboard
* Resistores de 1KΩ,2K2Ω,e por fim um de 4K7Ω
* Multímetro Digital
* Jumpers e Cabos.
Primeiramente posicionamos os três resistores em serie Placa Protoboard , e com o multímetro na posição de Ohmimetro medimos a corrente que passa em cada um dos resistores.
Posteriormente Também com o Multímetro só que agora em Amperímetro medimos a tensão que passa por cada Resistor. Após feita a medição calculamos a tensão e a corrente de forma teórica.
Resistores R1 R1 R2 R2 R3 R3
Valor Calculado Medido Calculado Medido Calculado Medido
Corrente (I) 0,63 mA 0,64 mA 0,63 mA 0,64 mA 0,63 mA 0,64mA
Tesão(V) 0,63 V 0,64 V 1,38V 1,4V 2,9V 3,0V
Podemos verificar que as correntes calculadas estão próximas aos valores das corrente medidas, neste caso os valores acabam sendo precisos.Observando que sempre o calculado possui apenas 1 mA a menos do que os medidos. Isto ocorre também com a tensão com diferença de apenas 1V do calculado para o medido.
Após
...