Medidas de resistência, tensão e corrente, em consonância com a verificação da lei de Ohm
Por: Guilherme Ribeiro Brito • 6/7/2022 • Relatório de pesquisa • 1.767 Palavras (8 Páginas) • 120 Visualizações
[pic 1][pic 2]
INSTITUTO DE QUÍMICA DE ARARAQUARA
“JÚLIO DE MESQUITA FILHO”
Física-Experimental II
Prática 02: “Medidas de resistência, tensão e corrente, em consonância com a verificação da lei de Ohm”
Discentes: Ana Maria Romão Polez
Arielly Samara Perez
Beatriz Caroline Martins
Guilherme Ribeiro Brito
Michel Thobias Friedmann dos Reys
Docente: Prof. Dr. Lorival Fante Junior
Araraquara, Novembro de 2021
0
[pic 3][pic 4]
1. Introdução
George Simon Ohm foi um físico alemão que viveu entre os anos de 1789 e 1854 e que deu origem à famosa Lei de Ohm!. Ele verificou experimentalmente que existem resistores nos quais a variação da corrente elétrica é proporcional à diferença de potencial (ddp), realizando experimentos com diversos tipos de resistores, de modo a aplicá-los em diferentes intensidades de voltagens.
Dessa forma, percebeu-se que nos metais a relação entre a corrente elétrica e a diferença de potencial se mantinha constante, o que deu origem à relação matemática descrita abaixo, que demonstra que a voltagem aplicada nos terminais de um condutor é proporcional à corrente elétrica que o percorre:
[pic 5]
Observa-se que a resistência de um fio condutor é proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional a sua área A, portanto:
[pic 6]
Neste caso, a constante de proporcionalidade é chamada de resistividade do material e suas unidades no SI são (Ω.m). Os metais e ligas metálicas são os materiais com menor resistividade e, por este motivo, os melhores condutores.
Outros materiais apresentam um comportamento substancialmente diferente da Lei de Ohm, neles a dependência entre V e não é uma relação linear e, razão pela qual, são denominados de materiais não-ôhmicos ou não-lineares.
Quanto aos equipamentos que são utilizados, vale destacar os:
- Multímetros: são aparelhos medidores multifuncionais e podem ser utilizados como amperímetro, voltímetro e também como ohmímetro.
1
[pic 7][pic 8]
- Amperímetro: é utilizado para medir a intensidade da corrente elétrica que passa através da seção transversal de um condutor. Como a corrente elétrica passa através dos condutores e dispositivos ligados a ele, para aferir a corrente que passa por uma região de um circuito, deve-se colocar o amperímetro em série, para que as medições sejam precisas, é esperado que o amperímetro tenha uma resistência muito pequena comparada às do circuito, assim, idealmente o amperímetro deveria ter resistência igual a zero.
- Voltímetro: é um aparelho que realiza medições de tensão elétrica em um circuito, para aferir a diferença de tensão entre dois pontos de um circuito, coloca-se o voltímetro em paralelo com a cessão do circuito compreendida entre esses dois pontos. Por isso, que para as medições sejam precisas, o voltímetro tem uma resistência muito grande comparada às do circuito, assim, idealmente deveria ter resistência infinita
2. Objetivos
Tem-se como objetivo inicial, a familiarização com os equipamentos disponíveis no laboratório (ohmímetro, voltímetro e amperímetro). Dessa forma, foi feita a medição das resistências dos resistores, da tensão e da corrente dos circuitos, com o objetivo de verificar experimentalmente a validade da Lei de Ohm. O qual é garantido quando a resistência é constante, independentemente dos valores de tensão aplicados.
2
[pic 9][pic 10]
3. Resultados e Discussões
3.1 Simulações e atividades prévias
Na simulação, foi obtido o seguinte circuito em série:
[pic 11]
Imagem 1. Circuito em série obtido do simulador
- verificado que o circuito obtido é o equivalente ao seguinte diagrama esquemático:
[pic 12]
Imagem 2. Diagrama esquemático do circuito obtido pelo simulador
3
[pic 13][pic 14]
Mediu-se, com auxílio de um voltímetro, a tensão da bateria e dos resistores:
[pic 15]
Imagem 3. Medida da tensão da bateria
[pic 16]
Imagem 4. Medida da tensão do resistor com 1kΩ.
[pic 17]
Imagem 5. Medida da tensão do resistor com 10kΩ.
4
[pic 18][pic 19]
De maneira análoga, com auxílio de um amperímetro, mediu-se a corrente que passa por cada um dos componentes do circuito:
[pic 20]
Imagem 6. Medida da corrente em cada componente do circuito
Assim sendo, obteve-se uma corrente de 0,14A para todas as componentes do circuito, no entanto, a tensão variou conforme a bateria e o resistor medido (vide imagens 3, 4 e 5).
Para calcularmos a resistência ( R ) precisamos antes calcular o ddp gerado, para isso, foi feita a seguinte conta:
[pic 21]
...