Relatório sobre qualidade de energia
Por: Alysson Bruno • 30/9/2016 • Relatório de pesquisa • 1.266 Palavras (6 Páginas) • 1.241 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS[pic 1]
Graduação em Engenharia Elétrica
Alysson Bruno De Oliveira Santos
QUALIDADE DE ENERGIA E AS VARIAÇÕES DE TENSÃO DE CURTA DURAÇÃO
Contagem
2016
Alysson Bruno De Oliveira Santos
QUALIDADE DE ENERGIA E AS VARIAÇÕES DE TENSÃO DE CURTA DURAÇÃO
Relatório apresentado na disciplina de Tópicos Especiais, do Curso de Engenharia Elétrica Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, ao Professor Júlio Cesar Marques de Lima, referente à palestra ministrada na data de 22 de setembro de 2016.
Palestrante: Engenheiro Weber Melo de Souza
Contagem
2016
SUMÁRIO
1.0 INTRODUÇÃO 04
2.0 CONTEÚDO DA PALESTRA 05
2.1 Problemas da Qualidade de Energia 05
2.2 Variação de Tensão de Curta Duração 05
3.0 CONCLUSÃO 07
4.0 ANALISE CRÍTICA DA PALESTRA 08
5.0 ANÁLISE CRITICA DO PALESTRANTE 09
- INTRODUÇÃO
A qualidade de energia elétrica é algo de grande importância no que se diz respeito ao sistema elétrico de potência brasileiro, pois caso haja distúrbios que comprometa essa qualidade o consumidor ficará prejudicado. É necessário que a concessionária atue de uma forma.
Para que o consumidor disponha de energia no momento em que aciona, seja o interruptor ou aparelho na tomada, é necessário que todos os processos desde a geração até a entrega do produto final ao consumidor atuem de uma forma coordenada.
Vários fatores podem influenciar na qualidade da energia elétricas, mas as empresas nesse segmento atualmente têm tido grandes preocupações no que diz respeito à essa qualidade, uma vez que, esses fatores vão desde o número de interrupções que o sistema sofre durante o ano, podendo gerar multas para os fornecedores caso ultrapasse o limite máximo permitido. Outros fatores são as variações em ondas de tensão, corrente ou frequência, que podem afetar o funcionamento de equipamentos industriais e residenciais, provocando falhas ou danos permanentes.
Existem também as variações de tensão de curta duração que ocorrem devido a curto circuito em redes de distribuição, e que são extremamente difíceis de serem monitorados.
CONTEÚDO DA PALESTRA
2.1 Problema da Qualidade de Energia
Qualidade na distribuição de energia elétrica é fundamenta, pois, qualquer problema na geração dessa energia afeta principalmente o consumidor que necessita do uso contínuo e eficiente dessa energia. Esse fator de qualidade pode influenciar também nos fornecedores de energia, uma vez que, se os consumidores desligam os seus aparelhos elétricos, a empresa deixa de ganhar dinheiro por aquele serviço prestado, diminuindo sua rentabilidade. Além disso, se a quantidade de interrupção e a frequência das interrupções ultrapassar os limites determinados pela ANEEL, a empresa devera ressarcir o consumidor.
Problemas na geração de energia elétrica pode afetar também, os fabricantes de equipamentos, uma vez que, tais problema pode causar a queima desses equipamentos, fazendo com que, fabrique-os de acordo com os requisitos necessários para que os mesmos operem satisfatoriamente.
2.2 Variação de Tensão de Curta Duração
As variações de tensão de curta duração são anomalias que afetam o sistema elétrico, podendo ser elevação ou afundamento da tensão entre segundos e milissegundos. São provocadas por curto-circuito em linhas de transmissão próximas ao consumidor, e é o principal problema de qualidade de energia enfrentado pelos fornecedores e consumidores.
Quando falamos de rede de transmissão, há três tipos principais de curto-circuito, são eles: o fase-terra 85%, o trifásico 5% e outros 10%. Dentre eles, o fase-terra é o que possui maior número de ocorrências, devido à grande distância das suas fases em relação à fase para terra. As principais causas de curto-circuito são as causadas por pássaros, queimadas, vandalismo, rompimento de condutor, árvores e descargas atmosféricas.
Os pássaros ajudam na causa de curto-circuito por fazerem seus ninhos sobre as linhas de transmissão, devido ao crescente desmatamento do seu habitat natural e por essas linhas serem altas e de difícil acesso. Assim como seus ninhos sobre as linhas de transmissão, eles fazem suas necessidades fisiológicas na cadeia de isolador, causando sua poluição. Com o passar do tempo, há também uma perda na qualidade, e com isso fecha um curto-circuito entre a fase e a estrutura da linha de transmissão que é aterrado.
...