Relatoria de Impacto
Por: pribento • 5/12/2017 • Ensaio • 860 Palavras (4 Páginas) • 288 Visualizações
[pic 1]
Relatório
Ensaio de Impacto Charpy
Resumo
O Pêndulo Charpy, também conhecido como teste de impacto Charpy ou ensaio Charpy, é um método padronizado para medida de resistência e impactos e deformação de um material medindo a taxa de destruição e o quanto esse material foi resiliente. Esta energia absorvida é uma medida a partir de um determinado material de resistência e atua como uma ferramenta para estudar as propriedade dúctil/frágil. (Wikpédia)
Palavras-chave: Impacto, Ensaio, Tenacidade.
Abstract
The Charpy Pendulum, also known as the Charpy Impact Test or Charpy Test, is a standardized method for measuring resistance and impact and deformation of a material by measuring the rate of destruction and how much this material has been resilient. This absorbed energy is a measure of a particular resistance material and acts as a tool to study how ductile / brittle property. (Wikpédia)
Key words: Impact, Essay, Tenacity.
Introdução
O ensaio de impacto é um dos mais utilizados para o estudo de fratura frágil dos materiais. Denominado muitas vezes por ensaio de choque ou de resiliência, este é em ensaio dinâmico utilizado principalmente para teste de aceitação de materiais usados em baixa temperatura.
O comportamento do material (frágil ou dúctil) é medido pelo ensaio de impacto. Os corpos-de-prova utilizados são padronizados e possuem um entalhe que produz um estado triaxial de tensões; quando submetido a uma flexão por impacto produzida por um martelo pendular, que não se distribuem de modo uniforme por todo corpo-de-prova. Por isso, este ensaio não fornece um valor quantitativo da tenacidade do metal. A energia que o corpo-de-prova absorve é medida pela diferença entre a altura atingida pelo martelo antes e após o impacto, multiplicada pelo peso do martelo, sendo em geral lida na própria máquina, através de um ponteiro que corre em uma escala graduada já convertida em unidade de energia, Quanto menor a energia absorvida, mais frágil será o material a aquela solicitação mecânica.
O resultado do ensaio é apenas uma medida da energia absorvida e não fornece indicações seguras sobre o comportamento do metal ao choque em geral, o que seria possível se pudesse ensaiar uma peça inteira sob as condições da prática.
Existem dois tipos padronizados de ensaio de impacto: Izod e Charpy. Em ambos os casos o corpo-de-prova tem o formato de uma barra de seção transversal quadrada, no qual é usinado o entalhe.
No ensaio tipo Charpy, os corpos-de-prova são bi-apoiados nos suportes localizados na base da máquina e são dispostos de modo que o entalhe fique na face oposta aquela que receberá o impacto do martelo pendular. Esses corpos-de-prova podem apresentar entalhe em três configurações diferentes: tipo V, com um ângulo de 45º e profundidade de aproximadamente 2mm; tipo U, com raio da ponta do entalhe de 1mm e profundidade geralmente de 5mm; e entalhe cilíndrico, formado por um rasgo com um furo em sua extremidade (keyhole). A posição do entalhe é tal que o impacto ocorre na região de maior tensão (seção transversal média do corpo-de-prova). Já para o ensaio Izod, utilizam-se corpos-de-prova com entalhe em V, que são engastados na máquina. A superfície que receberá o impacto é a que contém o entalhe, que é igual ao corpo-de-prova tipo A para o ensaio Charpy
Figura 1. Corpo de Prova Charpy. (fonte cimm)
[pic 2]
Objetivo
O objetivo deste experimento é avaliar o comportamento do alumínio (Metal2) normalizado quando ensaiado por impacto em temperatura ambiente.
Materiais e Métodos
Material: Corpo de prova de Alumínio Metal 2, com entalhe de perfil U
L= 78,09
A= 10x10
Figura 2. Corpo de Prova Alumínio (Metal2)
[pic 3]
Método: Máquina de ensaio de impacto com capacidade de martelo de 150 a 300 Joules (Time Group).
[pic 4][pic 5][pic 6]
...