Relatorio 04 Materiais de Construçã02
Por: Jessica Alves Kênio Lino • 22/5/2015 • Relatório de pesquisa • 1.096 Palavras (5 Páginas) • 633 Visualizações
UNILESTE – MG [pic 1]
Engenharia Civil
Laboratório de Materiais de Construção II
6° Período
Data prevista: 20/05/2015
Data da entrega: 22/05/2015
Relatório: 02
Nota: ___________
Aluno RA Assinatura
Jéssica Alves Carneiro A06145762 _________________________________
Kenia Mendes A06147631 _________________________________
Este relatório tem como objetivo demonstrar o conhecimento adquirido através das aulas feitas em laboratório. Foram realizadas três praticas envolvendo o uso dos aditivos, a execução de uma argamassa e a analise de CPs elaborados através da argamassa produzida.
1 – DESENVOLVIMENTO
2.1 – PRÁTICA 02 – AULA 04 - Aditivos.
2.1.1 – Resumo
Nesta aula, foi observado como é feita a utilização de aditivos na elaboração da argamassa, demonstrando que os objetivos fundamentais dos aditivos é ampliar as qualidades da argamassa ou minimizar seus pontos fracos.
2.1.2 – Objetivos
Realizar os cálculos necessários para uma boa execução da argamassa, conhecendo as características que o aditivo irá influenciar na elaboração da argamassa.
2.1.3 – Materiais / Equipamentos
- Muraplast FK 25-Aditivo Superplastificante de pega normal
2.1.4 – Procedimento experimental
Escolher um tipo de aditivo, para elaboração do ensaio de tronco de cone, onde se pode verificar a redução de materiais.
Executar o traço necessário para a argamassa, utilizando o aditivo: Muraplast FK 25-Aditivo Superplastificante de pega normal.
Aplicação do aditivo:
Realizar primeiramente uma pré mistura do cimento e dos agregados, adicionando cerca de 70% do volume de água a ser utilizado. Em seguida, adicionar Muraplast FK 25 no restante da água. Consumo aproximado: 0,2 a 3,0% sobre a massa do cimento.
2.1.5 – Resultados
Observação:
Durante a elaboração da argamassa, foi analisado que o resultado pretendido através dos cálculos feito não foi o esperado, portanto houve um acréscimo de água referente ao proposto inicialmente.
Em relação ao Aditivo – Muraplast FK 25_Superplastificante de pega normal
- Aumento da trabalhabilidade com um pouco de acréscimo de água e sem risco de segregação;
- Melhora a densidade e o acabamento superficial do concreto;
- É um Superplastificante desenvolvido para a produção de concreto armado e protendido.
- Dosagem: 0,2 a 3,0 % sobe o peso do cimento.
2.1.6 – Conclusão
Pode se concluir que o uso do aditivo Muraplast FK 25, sendo utilizado no traço 1:2:8 proporcionará a argamassa uma maior trabalhabilidade e redução do consumo de água.
2.1.7 – Referências bibliográficas
http://www.mc-bauchemie.com.br/wp-content/uploads/2013/12/muraplast-fk-25.pdf
2.2 – PRÁTICA 02 – AULA 05 – Execução da Argamassa
2.2.1 – Resumo
Nesta aula foi realizado o procedimento de execução de uma argamassa, utilizando o traço 1:2:8 e a utilização de aditivos.
2.2.2 – Objetivos
Fabricação da argamassa.
2.2.3 – Materiais / Equipamentos
- Areia;
- Água;
- Cimento;
- Cal;
- Muraplast FK 25
- Masseira;
- Colher;
- CPs (5x10);
- Concha.
- Luvas
- Mascara PFF2.
2.2.4 – Procedimento experimental
Primeiramente deve verificar se a masseira encontra-se limpa, logo deve se vestir com os equipamentos de segurança adequado. Primeiramente adicionou-se 1600kg de agregado miúdo (areia), logo após adicionou-se 200gr de cal e misturou os dois materiais em seguida adicionou 200gr de cimento, novamente foi feita a mistura dos materiais para deixar a coloração da mistura uniforme. Foi utilizado em primeira instancia 1% do aditivo em relação ao cimento e misturou em 200ml de água, após a mistura de todos os materiais verificou que a argamassa ainda não estava adequada para uso, portanto foi acrescido mais ______ de água, deixando a relação a/c sendo 1,66.
Após esse processo, deverá se realizado o teste de aderência, deverá ser colocado em uma cerâmica à argamassa produzida e após virar a cerâmica para poder avaliar a reação da argamassa. Obs.: a argamassa não poderá cair facilmente da cerâmica, se isto acontecer não esta adequada para uso.
O último procedimento é o preenchimento dos CP’s. Com o auxilio da concha preencher o recipiente com duas camadas de argamassa, aplicando de 5 a 10 golpes por camada.
2.2.5 – Resultados
A argamassa apresentou ótima trabalhabilidade e aderência. O uso do aditivo proporcionou uma superfície de grande durabilidade, impermeável e de alta resistência.
...