Relatorio BSC E Seis Sigmas
Ensaios: Relatorio BSC E Seis Sigmas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 15072013 • 14/4/2014 • 720 Palavras (3 Páginas) • 329 Visualizações
Ferramentas de Gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigmas, e suas implicações nas diversas organizações.
O presente trabalho tem como objetivo apresentar de forma contextualizada o conceito referente à aplicação das ferramentas de gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigmas, aplicadas em empresas que alcançaram sucessos, bem como os problemas que surgiram decorrente de falhas na aplicação.
Inicialmente um entendimento sobre o (BSC) e Seis Sigmas para poder relacionar a pesquisa do estudo de caso.
O Balanced Scored (BSC) segundo o PLT – Tecnologia e Ferramentas de Gestão: “é uma ferramenta de gestão importante para auxiliar a tomada de decisão dos gestores preocupados em conduzir os negócios com vantagens competitivas”.
“A ferramenta de gestão Seis Sigma pode ser definida como uma estratégia gerencial de mudanças com enfoque na avaliação quantitativa de um processo em relação à qualidade, por meio da variação do resultado perceptível pelo consumidor”, (PLT – AVA)
De acordo com os conceitos a ferramenta (BSC) e Seis Sigmas contribuem para uma gestão mais eficiente, conforme o planejamento para uma tomada de decisão dentro da organização com enfoque em estratégicas que compreende a participação de todos os colaboradores para a implantação do plano de ação sendo necessário o envolvimento de todas as áreas da Empresa para que o resultado esperado seja alcançado, assim como definir a qualidade a partir da exigência do consumidor.
Estudos de casos.
O estudo de caso compreende a implantação do programa e fatores que influenciaram no resultado em ações positivas e negativas em Empresas.
Estudo de caso: Motorola
Com a finalidade de melhorar os processos produtivos e eliminar despesas desnecessárias a Motorola implantou a ferramenta Seis Sigmas com enfoque na gestão da qualidade ao perceber certos desperdícios a Empresa implantou esse sistema que está presente em negócios de vários segmentos, com essa ferramenta, a Motorola planejou um plano estratégico para obter um resultado claro que eliminasse os problemas à medida que fosse sendo percebido, em um plano de análise estatística que garantisse a melhoria dos processos e produtos
O programa 6σ pode ser definido como um método de análise estatística empregado por engenheiros e técnicos, que garante a melhoria de produtos e processos. (PANDE) et al.
Portanto de acordo com Pande, os gestores identificam os defeitos através da analise estatística para corrigir as falhas e defeitos diretamente nos setores referente aos produtos e aqueles que são referentes aos serviços, sendo, portanto entendido como defeito os erros com produtos e falhas com processos e serviços.
“Contudo o crescimento de cinco vezes nas vendas, com lucros de 20 % ao ano, que foi o caso da Motorola, não pode ser algo a se desconsiderar. Deve-se levar em consideração que a obtida pela Motorola foi de US$ 14 bilhões e os ganhos nos preços das ações aumentaram 21,3 por cento anualmente. (PANDE et al, 2001, p. 7)”
Conclui-se, portanto que a Motorola teve seus objetivos alcançados pela implantação do sistema de melhoramento e um faturamento satisfatório em decorrência das despesas
...