Relatorio de fisica descarga de gases sob pressao
Por: Denise Alves • 1/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.215 Palavras (5 Páginas) • 1.069 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE ENGENHARIA
FÍSICA EXPERIMENTAL 3
Turma nº 3130
Experiência nº 02
Data: 26/02/2016
Descarga em Gases Sob Pressão Atmosférica
Professor: Lourdes Martins
Alunos:
Denise Alves dos Santos
Suéllen Cruz Carrozzino
Dyego Fernandes da Costa
Dant
INTRODUÇÃO
Através deste relatório vamos demonstrar os resultados obtidos na aula passada da comprovação experimental do processo de descarga em gases sob pressões atmosféricas por meio de indução utilizando o gerador Van De Graaff. Com o objetivo de demonstrar visualmente a existência das linhas de força através do mapeamento de campo elétrico gerado pela produção de uma tensão com um gerador de Van De Graaff excitando eletrodos de formatos diferentes, interpretando o campo elétrico nas proximidades de dois eletrodos de formatos diferentes e interpretar o comportamento do campo elétrico nas proximidades dos dois eletrodos.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Gerador de van De Graaff – Robert Van De Graaff (1901 – 1967), físico americano, foi o criador do instrumento, ele construiu o primeiro destes geradores que levou seu nome em 1931, com o objetivo de produzir uma diferença de potencial muito alta (da ordem de 20 milhões de volts) para acelerar partículas carregadas que se chocavam contra blocos fixos. Os resultados das colisões nos informam das características dos núcleos do material que constituem o bloco.
O gerador de Van De Graaff consiste de um motor elétrico que movimenta uma correia isolante que passa por duas polias, uma delas acionada pelo motor elétrico que faz a correia se movimentar. A segunda polia encontra – se dentro da esfera metálica oca. Através de pontas metálicas a correia recebe carga elétrica de um gerador de alta-tensão. A correia eletrizada transporta as cargas até o interior da esfera metálica, onde elas são coletadas por pontas metálicas e conduzidas para a superfície externa da esfera.
[pic 2]
MATERIAL UTILIZADO
1 Gerador eletrostático do tipo Van De Graaff
1 Esfera metálica com bastão
1 Conexão com pinos bananas
RESULTADOS
Inicialmente, ligou-se o gerador eletrostático. Aguardou-se cinco minutos para aproximar a esfera metálica com bastão da cúpula do gerador. Notou-se um ruído e uma faísca azul se apresentou entre as duas, podendo dizer que esse fenômeno é a transferência de elétrons pelo ar que pôde ser observado melhor com a luz do laboratório apagada.
DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
1 – Explique o campo elétrico produzido no gerador.
R.: O campo elétrico é um campo de força provocado pelo atrito excedido pela correia esticada do gerador Van De Graaff, transferindo assim as cargas armazenadas em sua superfície, disponibilizando uma ação de força elétrica da atração e da repulsão.
2 – Descreva as características das linhas de forças produzida.
R.: Estas linhas são a representação geométrica convencionada para indicar a presença de campos elétricos, sendo representadas por linhas que tangenciam os vetores campo elétrico resultante em cada ponto, logo, jamais se cruzam. Por convenção, as linhas de força têm a mesma orientação do vetor campo elétrico, de modo que para campos gerados por cargas positivas as linhas de força são divergentes (sentido de afastamento) e campos gerados por cargas elétricas negativas são representados por linhas de força convergentes (sentido de aproximação)
...